31/08/2011

VER E SER VISTO


A importância das luzes na motocicleta.
No motociclismo, tão importante quanto ver, é ser visto. Talvez por displicência, descuido, ou até mesmo relaxo, muitos motociclistas não dão às lâmpadas, sua devida importância.
Das motos mais simples às mais sofisticadas e caras, elas são fundamentais para garantirem a segurança, tanto do motociclista, quanto dos motoristas — e até mesmo dos pedestres.
Seja o farol, piscas ou lanterna a importância de tê-los funcionando é enorme, isso porque eles servem para sinalizar e chamar atenção dos outros veículos.
Quanto mais você aparecer, menores as chances de sofrer um acidente por não ser visto, pois dessa forma, o tempo de reação dos condutores dos outros veículos será maior.
Vale lembrar que em situações como chuva, nevoeiro ou principalmente circular a noite em vias sem iluminação é praticamente um suicídio, pois a visibilidade é baixíssima, e sem o auxílio da iluminação da motocicleta, as chances dos motoristas identificarem a motocicleta nessa condição é zero.
O ÓBVIO QUE PODE SALVAR SUA VIDA
Falar sobre segurança pode ser repetitivo e até redundante, mas serve para fixar na memória das pessoas, que ela nunca deve ser deixada de lado, pois os acidentes acontecem quando menos se espera.
Os faróis das motocicletas são imprescindíveis para se rodar a noite e obviamente enxergar o caminho e algum eventual defeito e obstáculo na pista, mas serve também para que pedestres e outros veículos o vejam antes de cruzar uma rua ou realizar uma manobra de retorno.
Os piscas por sua vez, fazem com que os veículos a sua volta identifiquem manobras como mudança de faixa ou até mesmo a entrada em uma outra via. Com isso, eles podem manter distância ou até mesmo mudar sua trajetória com maior segurança.
As luzes de lanterna e freio, também tem papel fundamental na prevenção de acidentes. Elas são responsáveis por identificá-lo e também para sinalizar que você eventualmente está freando ou diminuindo sua velocidade, evitando assim, que veículos que seguem atrás, não colidam contra a traseira da moto.
NÃO SE ESQUEÇA
As lâmpadas devem ser checadas sempre que possível, preferencialmente todas as vezes que a motocicleta for utilizada.
Para evitar que elas queimem com frequência ou não funcionem em sua plenitude, faça inspeções regulares na bateria para certificar-se que seu nível de carga correto.
Periodicamente, confira se o farol de sua moto está regulado na altura correta.
Com esses pequenos e fáceis cuidados, você pode salvar a sua vida e a de outras pessoas.

Fonte:Revista Mundo Moto
Texto: Laner Azevedo
Fotos: Gustaveo Epifanio

PORQUE OS HOMENS ESTÃO UTILIZANDO CAPACETES ROSA?


Quem costuma andar pelas ruas das grandes cidades certamente já se deparou com uma situação diferente. Atualmente, é comum deparamos com muitos homens utilizando capacetes rosa na ruas e avenidas brasileiras.

A Revista Mundo Moto decidiu verificar o verdadeiro motivo dessa nova moda e os fatos que acontecem no cotidiano das metrópoles.

O Tenente da Rotam, Marcelo Trovão Costa tirou alguma dúvidas a respeito do assunto. Para o policial, o real motivo é para aproveitamento de roubos e fugas de comandos policiais que acontecem constantemente. “O índice de assaltos de homens com essas características aumentaram muito. Eles usam dessa malícia, pois qualquer pessoa que percebe sua chegada, e achar que é uma mulher, estará menos preparado para ser surpreendido por esses marginais”, comenta.
Porém, como tudo na vida, não é certo generalizar. Essa frase é de Roberto de Palma, 24 anos, motoboy em São Paulo que trabalha justamente com capaceta rosa. “Óbvio que aqui no Brasil todos querem levar vantagem em tudo, inclusive usam desse acessório para praticar furto. No meu caso, ganho agilidade e sou melhor recebido nos lugares pelo fato de estar com o capacete. Nunca agi de má fé”, diz o estudante de administração.

A Revista Mundo Moto conversou também com Tadeu Marcolla, coordenador do departamento de trânsito na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Ele não tem dúvidas que a maioria usa com má fé, por isso, em uma recente reunião com a polícia militar da Baixada Santista intensificaram as revistas e homens com capacetes dessa tonalidade. “Antigamente, eles acreditavam que não seriam parados por comandos ou policiais em patrulhamentos. Agora, terão que pensar duas vezes antes de utilizarem deste artifício, já que a polícia estrá 100% ligada”,
finaliza.

Fonte:Revista Mundo Moto
Por Thiago Guedes

VALE A PENA LER..MOTOCICLISTAS INVENCÍVEIS de JOÃO CRUZ


MOTOCICLETA UTILIZADA NA VIAGEM, UMA NORTON 500 - foto João Cruz
JOÃO CRUZ
Sinopse do livro Motociclistas Invencíveis
Em 1960, piloto e garupa através da Rio-Bahia BR-116 (de terra e considerada estrada da morte) saíram do Rio, atravessaram 6 estados do nordeste brasileiro percorrendo mais de 6.000km com o pretexto de ver o carnaval de Recife-PE. Mas o que na realidade o piloto queria era reencontrar linda "deusa" na Bahia. Porém coisas aconteceram que os fizeram mudar o destino, indo até à Paraíba. Sofreram acidentes, enfrentaram chuva, frio, fome e até sem dinheiro ficaram, mas a tudo superaram. Para eles essa aventura foi tal qual uma escola de superações pelo fato de ajudarem pessoas, serem ajudados e até vida salvarem com a motocicleta.

O livro mostra que desafios são superáveis e até o impossível é realizável quando se tem perseverança e força de vontade. Relembram o motocicismo desde os "Anos Dourados" até a atualidade com história e exemplos para as novas gerações.

Motociclistas que o leram dizem lembrar o filme "Diários de Motocicleta", aventura de 'Chê' Guevara e Alberto Granado. Mesma época; igual marca e cilindrada de moto (Norton 500cc); Estradas de terra; Piloto e garupa; amores: aventuras, amizades.
Lendo-o verão por que este livro é diferente de qualquer outro do gênero.

Mensagem do autor:

Motociclistas!
Para adquirir o livro Motociclistas Invencíveis faça contato pelo e-mail j.v.cruz@oi.com.br
Através desse e-mail há um desconto "Promoção Lançamento" e ele sai a R$39,90, frete incluso.
Para conhecer um pouco da obra digite no Google: Viagem de Motocicleta em 1960.
Livro (brochura) com capa envernizada, 212 páginas, peso 257 gramas. Se desejar vai autografado.
O Autor
João Cruz
Fonte:Motokando



30/08/2011

BASTA DE VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO


No dia 11 de maio de 2011 o mundo inteiro demonstrou sua adesão a uma campanha global destinada com um audacioso objetivo de reduzir as mortes e lesões no trânsito em 50%...DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO, instituída por Resolução da ONU em março de 2010.
Para isso, vários eventos de impacto foram organizados. Em Londres, o famoso Big Ben ostentou a imagem da DÉCADA através de uma projeção holográfica. A Torre Eiffell, monumento eterno da França, ficou toda iluminada de amarelo, a cor que simboliza a campanha.

E o Brasil? Bem, o Brasil…… ainda está pensando se vale a pena embarcar nessa onda….

Mas o cidadão brasileiro já decidiu. Precisa, quer e exige a adesão imediata dos governos de todas as esferas de poder, com a efetiva participação da sociedade civil, nesse movimento em favor da vida e da segurança da circulação viária.

Uma caravana popular, integrada por vitimas, parentes de vitimas e amigos está sendo formada para desembarcar nos jardins do Congresso Nacional para um grande e uníssono grito: BASTA DE TANTA VIOLÊNCIA NO TRÃNSITO.
Fonte:Trânsito Amigo

EDUCAÇÃO, A PEDRA FUNDAMENTAL DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO


Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Ministério da Saúde, são gastos, aproximadamente, 40 bilhões de reais por ano com acidentes de trânsito. Na contramão, não se investe nem um bilhão em prevenção ou educação.
“Continuamos morrendo no asfalto. É necessário, portanto, educar, mas também reprimir, pois só assim evitaremos desestimular aqueles a quem pretendemos educar”, pontua Fernando Diniz. Pensando nisso, a Trânsito Amigo realizou a parceria com a agência de publicidade Camisa 10 para veicular uma campanha de impacto sobre as tragédias de trânsito. “Considero que toda campanha neste sentido deva ser forte para sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos de uma direção perigosa. É uma campanha forte, pesada, mas de teor extremamente autêntico”, descreve.

A campanha traz placas com personagens que seriam os causadores de acidentes em processo de “fichamento” na polícia, mostrando seus rostos e identificando com as placas os nomes de suas vítimas. “Esta é uma situação fora da realidade permitida em nossas leis, mas é uma forma de mostrar aos maus condutores que algo começa a mudar já no processo de indiciamento das ações criminosas no trânsito. É também uma forma de provocar a reação da sociedade organizada, mostrando que qualquer um pode ser a próxima vítima fatal ou continuar a viver com necessidades especiais ou até mesmo de forma vegetativa”, alerta Diniz.

Fonte:Comunicação Perkons

QUAL A PARCELA DE RESPONSABILIDADE DO AUMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS NO PAÍS?

SUPERINTENDENTE DA ANTP MARCOS BICALHO
A política de ‘Robin Hood’ invertida e as consequências para o trânsito
Entrevista da Perkons com o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos MARCOS BICALHO.
- O aumento da frota é consequência das políticas nos três níveis de governo: enquanto o Governo Federal subsidia a gasolina, que movimenta o transporte individual (comparativamente com o diesel, que move o transporte coletivo), e a produção industrial de carros e motos; os governos estaduais e municipais, salvo raríssimas exceções, investem pesadamente em infraestrutura viária para o transporte individual. Em função desta política ‘Robin Hood invertida’, é mais barato em muitas situações usar o transporte individual e não o coletivo. Segundo estudos da ANTP, em muitas cidades, para uma viagem média de 7 km, o desembolso com uso da moto ou do automóvel é menor do que uma viagem por transporte coletivo.
Além disso, com má qualidade, altas tarifas e falta de prioridade no trânsito, só usa o transporte coletivo quem não pode pagar para realizar o sonho do carro (ou da moto) próprio.

Fonte:Comunicação Perkons

29/08/2011

ILEGAL, PONTO DE MOTOTAXISTAS FUNCIONA PRÓXIMO À CÂMARA MUNICIPAL




Embora o prefeito CÍCERO ALMEIDA(PP)se recuse a autorizar a atividade de mototaxista na capital alagoana, o serviço está disponível em vários pontos da capital alagoana.

O serviço, que funciona à revelia de qualquer fiscalização, pode ser encontrado em frente a shoppings da capital, no bairro mais populoso de Maceió, nas feiras livres, e até a poucos metros da Câmara de Vereadores de Maceió, na Rua Senador Mendonça.

O tema já foi debatido, inclusive, em sessão pública na Casa de Mário Guimarães, mas sem a anuência do prefeito. A reportagem do Alagoas24Horas flagrou algumas motocicletas no ‘ponto’ à espera de clientes. Detalhe, o ‘ponto’ funciona sobre a faixa de pedestres.
Fonte:Alagoas24Horas
fotos:Amanda Dantas

ABERTAS INSCRIÇÕE PARA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MOTOTAXISTAS EM ARCOVERDE/PE

O município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas para os profissionais que desejam participar do curso de qualificação de mototaxistas legalizados. As aulas começam no dia 28 de Agosto e será ministrada por técnicos do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

O curso é destinado a 200 mototaxistas legalizados que serão divididos em turmas de 30, e as aulas acontecem sempre aos sábados e domingos. Na grade do curso estão regras de circulação, pilotagem segura e legislação de trânsito. Cada mototaxista terá que desembolsar pagar a quantia de R$ 150 o que lhe garantirá o certificado emitido pelo Senat e o registro na habilitação do curso que lhe dará prioridade na cessão das placas vermelhas pelo Detran.

Para participar do curso, o mototaxista tem que ter no mínimo 2 anos de habilitação, nenhuma infrãção grave ou gravíssima, além de nunca ter tido a habilitação apreendida ou suspensa.

As matrículas podem ser feitas na sede da Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde (Arcontrans), que fica localizada na Rua José Lins de Siqueira Brito, no centro da cidade. O horário é das 8h às 13h e das 15h às 17h.
Fonte:Mob Ne10

DETRAN-MATO GROSSO REALIZA 110 PALESTRAS EM BARRA DO GARÇAS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário e parceiros realizam, 110 palestras sobre educação no trânsito para estudantes das redes pública e privada de Barra do Garças, além de empresas do município.

Durante toda a semana, técnicos do Detran-MT realizaram palestras educativas com o objetivo de ensinar e sensibilizar os jovens sobre os perigos que o trânsito produz.

Dados estatísticos apontam que por dia morrem no Brasil em média 160 pessoas vítimas do trânsito. Mato Grosso, de acordo com o Ministério da Justiça, está em segundo lugar no ranking de mortes por cada grupo de cem mil habitantes.

Para tentar frear essa tragédia social, o governo de Mato Grosso lançou em março deste ano a campanha "Trânsito Consciente, pra vida seguir em frente", com o objetivo de reduzir esses dados alarmantes.

Em Barra do Garças, oitavo município a receber o projeto, a campanha ganhou as ruas durante a semana com a presença dos estudantes nas blitzes realizadas pelo Detran-MT.

Em um dos principais acessos à cidade, estudantes, com a ajuda da Polícia Militar de Barra do Garças, distribuíram folders, pregaram adesivos nos veículos e conversaram com os motoristas sobre a importância de andar sempre com o cinto de segurança e de não falar ao celular, duas das principais ocorrências mais comuns que são registradas pela PM.

Palestras com Mototaxistas

Na Câmara de Vereadores do municípios cerca de 50 mototaxistas de Barra do Garças, Pontal o Araguaia e de Aragarças (GO) receberam orientações do Detran-MT, do Batalhão de Trânsito e do Sindicato de Mototaxistas de Mato Grosso sobre a nova regulamentação do Contran.

Esses profissionais receberam informações que vão beneficiar a categoria. De acordo com o diretor de habilitação do Detran-MT, Eugênio Destri, é importante que os mototaxistas tenham conhecimento da nova resolução para que eles, os profissionais, venham desenvolver o trabalho de forma legalizada.

A resolução do Contran traz uma série de especificações que devem ser cumpridas, como coletes com faixas refletivas, capacetes com numeração e também com faixas refletivas, o profissional deve estar cadastrado na prefeitura da sua cidade, entre outras exigências.

O Comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel Wilson Batista, finalizou explicando que cada um deve providenciar todas essas exigências, já que se trata de uma lei federal, para que o mototaxista não venha ter nenhum problema durante uma blitz.
Fonte:O Documento Uma Impressão Digital

CCJ-COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA AUTORIZA AGENTES DE TRÂNSITO A MANIPULAR TACÓGRAFO DE VEÍCULO ACIDENTADO

DEPUTADO FEDERAL GONZAGA PATRIOTA(PSB-PE)AUTOR DO PROJETO DE LEI 4546/2001
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou proposta que permite aos agentes de trânsito a manipulação da unidade de registro de dados de veículos envolvidos em acidentes de trânsito que sejam equipados com tacógrafo (aparelho registrador instantâneo da velocidade, do tempo e da distância percorrida). A medida só vale para casos com vítima. A proposta recebeu parecer favorável do deputado Jaime Martins (PR-MG).

O Projeto de Lei 4546/01 altera o artigo 29 do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97), permitindo que agentes de trânsito com jurisdição sobre a via em que houve o acidente com vítimas também possam retirar o disco ou unidade de registro presente no veículo acidentado. Pela atual redação do Código de Trânsito, apenas o perito oficial encarregado do acidente pode retirar os dados do equipamento de registro.

O autor do projeto, deputado Gonzaga Patriota (PSB - PE), argumenta que a intenção é reduzir os inconvenientes causados nos locais de acidentes de trânsito. “O perito nem sempre chega ao local em tempo razoável, o que pode causar transtornos para os envolvidos e engarrafamentos até que a perícia ocorra. Embora seja necessário treinamento para a manipulação das unidades de registro, os agentes de trânsito são profissionais normalmente capacitados e podem ser treinados para esta nova tarefa.”

Tramitação
Já aprovada na Comissão de Viação e Transportes, a proposição ainda precisa ser votada pelo Plenário.
Íntegra da proposta:
Fonte:Câmara dos Deputados
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcelo Westphalem

25/08/2011

MOTOBOY TEM UM ANO PARA SE ADEQUAR ÀS NOVAS REGRAS, ANUNCIA DENATRAN

SÃO PAULO - Os Motofretistas e mototaxistas terão prazo de até um ano para se adequar às novas exigências do Código Brasileiro de Trânsito, determina a resolução 356 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), publicada neste mês.

A partir de agosto de 2012, o motoboy só poderá trabalhar se tiver uma autorização específica. Para isso, sua moto deve estar matriculada na categoria aluguel, equipada com antena "corta-pipa" e protetor de motor "mata-cachorro".
Para o transporte de mercadorias, a exigência é a instalação de baú regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Ficará vetado o motofrete de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e de galões de água, desde que levados com o auxílio de "sidecar" (dispositivo anexado à moto, especial para este tipo de transporte).
Com a regulamentação da profissão de motoboy, o condutor precisará ainda passar pelo curso especializado de formação e ter, no mínimo, 21 anos completos e habilitação tipo "A" (específica para moto) há pelo menos dois anos.
Outra exigência será o uso do colete de segurança. A partir de agosto de 2012, se flagrado circulando fora das especificações, o motoboy será multado, e a moto, apreendida.
Fonte:Umuarama Ilustrado

24/08/2011

MOTOTAXISTAS E MOTOFRETISTAS TERÃO QUE FAZER ADAPTAÇÕES DE SEGURANÇA



Uma das determinações é a instalação de um dispositivo de proteção contra as linhas de pipas; eles têm o prazo de um ano para se adaptar
Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito passou a exigir novos equipamentos de segurança para mototaxistas e motofretistas. Uma das determinações é a instalação de um dispositivo de proteção contra as linhas de pipas, um cuidado que pode salvar vidas.

A resolução do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, estabelece requisitos mínimos de segurança para motofretistas e mototaxistas em todo o país. Eles têm o prazo de um ano para se adaptar.

Dispositivo para transporte de carga, protetor de motor, o chamado mata-cachorro, e o aparador de linha, uma anteninha conhecida como "corta-pipa". Ela parece um acessório simples, mas é eficiente.
Wellington Rodrigues já se livrou de dois acidentes com linha de cerol por causa do equipamento. "Coloquei a mão, como autodesefa, naturalmente, foi em uma rua, e a gente estava devagar, se estivesse mais rápido as consequências poderiam ser maiores", afirma o mototaxista.

Nas ruas muita gente já usa o dispositivo, embora a obrigatoriedade seja só para quem trabalhe com a moto, afinal as pipas estão por todos os lados. Em ambientes descampados, bairros residenciais, à beira de grandes avenidas, não é difícil encontrar meninos brincando.

E o cerol para cortar a pipa dos outros, há quem venda irregularmente e há quem produza o próprio com cola e pó de vidro. Uma linha tão fina e cortante coloca em risco também quem brinca.

Em contato com as redes de energia, pode ser fatal. Um levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica aponta que, entre 2001 e 2010, o cerol foi a causa de 372 acidentes, 85 mortes,
e 134 ferimentos graves, em todo o país.

Para não ficar distante dessa brincadeira que faz parte da infância de quase todo menino é preciso tomar alguns cuidados. Além daqueles já conhecidos como a atenção com com pedestres, motociclistas e rede de energia, a Polícia Militar recomenda não soltar pipa em dias de chuva, principalmente com relâmpagos; não fazer pipa de papel laminado, por causa do risco de choque elétrico que fica maior; não usar
rabiola, pois ela prende facilmente aos fios e usar luvas para proteger as mãos.
"Existe a previsão de aplicação de multa para as pessoas que forem pegas com o cerol, e se forem menores de idade, a multa se aplica aos pais. E se houver o dano, a lesão, a pessoa também vai responder por isso", explica a capitão da Polícia Militar, Andréa Marcondes.

A população precisa se vigiar. Parece que só quando o perigo está perto, é que a consciência se manifesta. "Eu tomo cuidado para não encostar no fio, para não cortar o pescoço do motoqueiro", conclui o estudante Ricardo Gomes.
fonte:Plantão VNews

ATENÇÃO: NOTA DENATRAN SOBRE RESOLUÇÃO N° 356

O DENATRAN esclarece que hoje, dia 04 de agosto de 2011, entra em vigor a RESOLUÇÃO CONTRAN n° 356, que estabelece os requisitos mínimos de segurança para mototáxi e motofrete (motoboy). Desta forma, nos termos do artigo 8º da Lei n.º 12.009/2009, inicia-se a partir dessa data a contagem do prazo de 365 dias para que o condutor de motofrete e o veículo usado para este fim, possam se adequar às exigências previstas no artigo 139-A do Código Brasileiro de Trânsito (Lei n.º 9.503 de 1.997) e do artigo 2º da Lei 12.009/2009.

O artigo 139-A do CTB fixa que as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias (motofrete) somente poderão circular com autorização emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal (DETRAN) e, para que esta autorização seja emitida, deverá o veículo ser registrado na categoria de aluguel, ter instalado protetor de motor “mata-cachorro”, aparador de linha antena “corta-pipa” e que a instalação de dispositivo para transporte de carga seja aquele regulamentado pelo CONTRAN, submetendo-se o veículo a vistorias semestrais.
Passa-se a vedar o motofrete para transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e de galões de água mineral, desde que com o auxilio de “sidecar” (dispositivo anexado à moto, especial para este tipo de transporte), nos termos regulamentados pelo CONTRAN.
Com a regulamentação das profissões de mototáxista, motofretista (motoboy) pela Lei 12.009/2009, para o exercício destas atividades, o cidadão deverá realizar curso especializado de formação, aprovado pelo DETRAN e ter, no mínimo 21 anos completos, ser habilitado há pelo menos dois anos na carteira de habilitação tipo “A”, e, quando em serviço, estar vestido com colete de segurança próprio aprovado pelo CONTRAN.
Com a entrada em vigor RESOLUÇÃO CONTRAN n.º 356, todo o profissional de mototáxi e motofrete deve se adequar às exigências ali contidas, até 04 de agosto de 2012, sob pena de multa e apreensão do veículo.

Mais informações,
Assessoria de Imprensa – Denatran
ascom@cidades.gov.br
61) 2108-1602

Fonte:DENATRAN

23/08/2011

MERCADO DE MOTO RETOMA CRESCIMENTO


SEGUNDO INFORMAÇÕES DA ABRACICLO DE JANEIRO A JUNHO DE 2011 FORAM VENDIDAS 201.285 UNIDADES
O mercado de motocicletas continua bastante aquecido no Brasil todo. Quem garante é o Conselheiro Fiscal da Assomotos, Carlos Maurício. Segundo o especialista, em termos de Ceará, o Estado está muito bem, basta observar os últimos números. “Desde 2009 o Nordeste disputa com o Sudeste em motos vendidas por ano, e o Ceará era o segundo no Nordeste, perdendo apenas para a Bahia, mas ao final de 2010 passamos os baianos e hoje o nosso estado é o primeiro da região”, disse.


Previsão de vendas
Sobre as perspectivas de crescimento, Carlos Maurício afirma que a expectativa do aumento de vendas para o segundo semestre são as melhores possíveis. “Posso dizer que as PROJEÇÕES para 2011 são positivas para o setor; tendência é que o número de motos vendidas cresça no Brasil”, finalizou. Outro ramo que promete crescer junto com as vendas das motocicletas é o de acessórios para motos. Conforme o proprietário da Clínica dos Capacetes, Paulo Batista, com o aumento da frota de motos nas ruas e avenidas da Capital, consequentemente a procura por utensílios para motos como capacetes, luvas, tornozeleiras, etc tendem a crescer. “Já é possível notar uma me- lhora nas vendas.
Acredito que neste segundo semestre elas aumentem uns 30% em relação a 2010”, disse.

Fonte:Diário do Nordeste
SEMANA DO MOTOCICLISTA
Semana do Motociclista Unimaq Motos Honda
Dia 27 de junho, nesta quarta-feira, se comemora nacionalmente o Dia do Motociclista e a Unimaq Motos, concessionária Honda com 35 anos de história, realiza pela segunda vez, a Semana do Motociclista. Com o tema “Paz no Trânsito” a concessionária realizará neste sábado, dia 30, uma blitz com foco na conscientização para uma conduta responsável no trânsito. Haverá distribuição de brindes, materiais educativos e acontecerá uma palestra sobre dicas e práticas de segurança no trânsito. As inscrições podem ser feitas pelo fone: 3535.2000 e as vagas são limitadas. O usuário de internet poderá receber uma cartilha online enviando um email para vendas@unimaqmotos.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A Semana do Motociclista Unimaq é uma ação institucional de conscientização e harmonia para um trânsito mais seguro para todos.

HISTÓRIA DO DIA DO MOTOCICLISTA
A ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas, iniciou o trabalho para estabelecer uma data única e nacional, a fim de se comemorar o Dia Nacional do Motociclista.
Após uma pesquisa, a entidade chegou à conclusão de que era desnecessário criar uma nova data, pois dentre as datas existentes, uma fora criada em 1982 por iniciativa do Deputado Alcides Franciscatto, por sugestão de Rogério Gonçalves, na época, proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, em homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, o motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974.
Como essa data já constava em algumas agendas, a ABRAM fechou questão e adotou o dia 27 de julho como Dia Nacional do Motociclista, atuando imediatamente para a sua efetiva difusão em todo o país. Dentre as ações para alcançar tão nobre propósito, a associação criou no ano 2000 a Semana Nacional do Motociclista e o Prêmio ABRAM de Motociclismo, além disso propôs à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) a emissão de um selo homenageando o setor de duas rodas, o pedido foi aceito e em 2002 foi lançado na sede social da ABRAM, na época em Santo André, ABC paulista, o Selo Postal Temático MOTOCICLETAS, uma edição especial com cerca de 1 milhão de cartelas, trazendo um modelo antigo e um atual das 6 maiores marcas de motocicletas presentes no Brasil, o motociclismo entrava então para a história da filatelia nacional.
Fonte: www.amigosdoasfalto.com.br

CONCESIONÁRIA DA HONDA NO CEARÁ FAZ 35 ANOS EM GRANDE ESTILO


Diretor comercial, Leo Brasil,
Em frente a sede da Unimaq: planos de expansão e responsabilidade social


Em 1976, as motos eram um sonho de consumo. Sem crédito farto, elas eram compradas à vista e em pouca quantidade. Nesse cenário, nascia a pioneira dentre as concessionárias autorizadas Honda no Ceará, a Unimaq.

Naquela época, dez motos eram vendidas por mês, e 24 funcionários trabalhavam. A Unimaq vendia motos, máquinas agrícolas e motores e fazia parte do Grupo J. Macedo, que também tinha uma revenda de carros Ford. Em 1984 a família de Fernando Macedo adquire a revenda, que funcionava na Av. Barão de Studart, sob a direção de Cláudia Mâcedo.

A trajetória marca mais de três décadas de trabalho.
Hoje a Unimaq tem a matriz na capital, duas lojas em Pacajus e 13 pontos de venda 4 em Fortaleza, outra em Pacajus, Caucaia, Maracanau, Eusébio, Redenção, Horizonte, Barreira, São Gonçalo e Cascavel. São 175 funcionários. A matriz está na Av. Pontes Vieira desde 1997.

Segundo o diretor comercial, Leonardo Brasil, no grupo desde 2004, a empresa passou por momentos distintos nesses 35 anos de atuação. Tal qual a economia brasileira, acostumada a turbulências e inflação alta. "Com o plano real, em 1994, e a estabilida de da economia, o segmento vivenciou momentos melhores e de aquecimento do mercado", diz.

Responsabilidade social

Além de ser uma das campeãs em vendas da marca no Estado, a Unimaq é conhecida por apoiar o esporte em duas rodas e por promover ações de responsabilidade social, sem- pre tendo em mente a consciência do motociclista.

Tanto que sempre tem iniciativas de distribuição de cartilhas, blitzes educativas e estímulo na direção responsável no guidão da moto.

"Fazemos palestras em nosso auditório, sorteamos capacetes, bem como podemos levar cursos de pilotagem defensiva para empresas que nos solicitam, sempre no sentido de levar o conceito de educação no trânsito", enfatiza. "E com monitores homologados pela prória Moto Honda da Amazonia", garante.

Dia 27 de junho se comemorou nacionalmente o Dia do Motociclista. A Unimaq Motos realizou, pela segunda vez, a Semana do Motociclista.

Com o tema “Paz no Trânsito” a concessionária realizou uma blitz com foco na conscientização para uma conduta responsável no trânsito. Houve distribuição de brindes, materiais educativos e palestra sobre dicas e práticas de segurança no trânsito. O usuário de internet recebeu uma cartilha online. A Semana do Motociclista Unimaq é uma ação institucional de conscientização e harmonia para um trânsito mais seguro para todos.

Esporte

A concessionária está sempre presente no apoio de enduros, rallys, eventos de moto velocidade, divulgando a moto como esporte. "Moto e lazer andam juntos, o que contribui para reduzir o estigma que a moto tem na sociedade", explica o diretor.

Planos

Uma das novidades programadas pela Unimaq é a criação de uma pista de pilotagem em Pacajus, em um terreno ao lado da concessionária. A ideia é de inaugurá-la no primeiro semestre de 2012.

Fábrica

A Moto Honda da Amazônia tem ações constantes de treinamento. Já treinou mais de 33 mil pessoas nos primeiros seis meses deste ano. Os treinamentos aconteceram nos Cen- tros Educacionais de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatu/BA e no Recife, e nos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC), localizados nas cinco regiões do Brasil. Trata-se de uma iniciativa promovida há 13 anos.
Fonte:Caderno Automóvel,do jornal Diário do Nordeste

22/08/2011

ESCOLA DE TRÂNSITO OFERECE CURSO GRATUITO A MOTOTAXISTAS

A Escola Piauiense de Trânsito (EPT) vai ofertar curso especializado para mototaxistas e motofretistas, atendendo à resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor na última quinta-feira (04), estabelecendo critérios de segurança para o transporte remunerado de passageiros e cargas em motocicletas e motonetas. Além de ser gratuito, o curso será ministrado no auditório da EPT.

A grade curricular do curso aborda os assuntos: Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Noções Básicas de Legislação, Segurança e Saúde, Transporte de Pessoas ou Cargas, Prática Veicular Individual Específica, entre outras temáticas. Gemma Barroso, diretora da EPT, diz que a mudança no transporte trará benefícios à população. “Esses equipamentos trarão maior segurança aos que utilizam este transporte como veículo de trabalho”, afirmou.

O curso, que será realizado de 29 de agosto a 02 de setembro, segue os critérios determinados pelas novas regras. O motociclista deverá ter também a idade mínima de 21 anos e possuir habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos. “Estamos ofertando 25 vagas para esta turma de agosto. O curso possui carga de 30h/aula. Em outubro vamos iniciar outra turma”, informou Gemma Barroso.

A resolução do Contran traz a obrigatoriedade de recursos de segurança como equipamentos de proteção para pernas e motor, dispositivo aparador de linha (para evitar acidentes com cerol) e adesivos refletivos no capacete, veículo, baú de carga e no colete.

As empresas que prestam serviços de motofrete ou mototáxi devem se adequar às novas exigências do Contran, que estabeleceu o prazo de um ano para que os condutores adaptem seus veículos. Em agosto de 2012, a fiscalização será iniciada em todo o país.

Agenda
Ainda no mês de agosto, a Escola Piauiense de Trânsito irá oferecer curso voltado para capacitação de agentes de trânsito. Ele será ministrado entre os dias 22 e 26, também de forma gratuita. Mais informações pelo telefone (86) 3216-2841.

DUZENTOS MOTOTAXISTAS DE ARCOVERDE/PE TERÃO QUE PARTICIPAR DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO

Todos os mototaxistas de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, terão que fazer uma curso de qualificação neste mês de agosto. O anúncio foi feito pela Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde, a Arcotrans nesta segunda-feira (15).

O curso é destinado a todos os 200 mototaxistas legalizados que serão divididos em turmas de 30, e as aulas acontecem sempre aos sábados e domingos. Na grande do curso regras de circulação, pilotagem segura e legislação de trânsito. Cada mototaxista terá que desembolsar a quantia de R$ 150 o que lhe garantirá o certificado emitido pelo Senat e o registro na habilitação do curso que lhe dará prioridade na cessão das placas vermelhas pelo Detran.

Para participar do curso, o mototaxista tem que ter no mínimo 2 anos de habilitação, 21 anos, nenhuma infrãção grave ou gravíssima nos últimos 2 anos, além de nunca ter tido a habilitação apreendida ou suspensa. As matrículas podem ser feitas nos dias 18 e 19 de agosto na sede da Arcotrans, das 08h as 13h e das 15h às 17h. As aulas começam no dia 28/08 na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.
Fonte:Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

MOTOTAXISTA TEM QUE SE ESPECIALIZAR

Mototaxistas e motofretistas devem ficar de olho na legislação do setor, que foi reconhecida no ano passado pelo Congresso Nacional. A medida serve para evitar transtornos e multas pelo exercício ilegal da profissão. O que nem todos sabem é que expirou em dezembro o prazo para que seja realizado o curso especializado obrigatório – sem o treinamento específico, eles correm o risco de serem penalizados. A exigência é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito e melhorar a relação com os consumidores. O curso terá duração de 30h, sendo 5h de exercícios de pilotagem profissional.
“É um curso mais complexo. Não é igual tirar a primeira carteira de habilitação. O motociclista vai simular a pilotagem nas ruas da cidade, com subidas e descidas, inclusive carregando passageiros e cargas”, explica a secretária de Segurança e Trânsito de Ariquemes, Débora Vidal.
As outras 25 horas do curso serão de teoria, que inclui ética e cidadania na atividade profissional; gestão de risco sobre duas rodas e noções da legislação do setor.
Mototaxista há seis anos, Anastácio Silva, acredita que o curso obrigatório vai dar mais credibilidade para quem está na profissão. Ele não está preocupado em ter que voltar para a sala de aula, para continuar trabalhando com a moto. “Isso mostra que não é qualquer um que vai poder ser mototaxista, mas só aqueles que passarem no curso, sabemos que não vai ser fácil, mas é uma necessidade”, avalia. Quem não obter 70% de aproveitamento no curso obrigatório não vai conseguir exercer a profissão.

Detran inicia os cursos preparatórios


Para não deixar os profissionais, que têm na motocicleta o seu principal instrumento de trabalho, à margem da legislação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inicia por Ariquemes os cursos obrigatórios.
Ariquemes é uma das cidades de Rondônia onde a categoria de mototaxista trabalha organizada há 10 anos, bem antes de a profissão ser reconhecida pelo Congresso Nacional. São 460 mototaxistas na cidade, e as motos se transformaram no principal meio de locomoção da população, que não conta com o transporte coletivo. O curso será realizado em parceria com a prefeitura da cidade e a Associação dos Mototaxistas de Ariquemes (Amota), com início previsto para sexta e término no domingo.
A secretária da Semust explica que os entregadores de pizza, medicamentos e de outros segmentos também são obrigados a realizarem o curso. Outra exigência é de que a motocicleta esteja cadastrada, no departamento de trânsito, na categoria aluguel. “Quem não preencher todos esses requisitos pode ser punido futuramente, pois o curso é destinado para mototaxistas e motofretistas, ou seja, todos aqueles que têm na motocicleta uma atividade profissional”, lembra Débora Vidal. A multa para quem for pego trabalhando sem realizar o curso obrigatório é de R$ 127,00 mais a apreensão do veículo.
Fonte:Diário da Amazônia

MOTOTAXISTAS NÃO QUEREM PAGAR SEGURO


Umuarama/Paraná – Os mototaxistas de Umuarama tiveram uma reunião na última quinta-feira com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcelo Neli, na qual reivindicam a retirada da exigência de seguro na lei aprovada recentemente e que regulamenta a classe. Câmara afirma que disponibilizará o seu departamento jurídico para fazer um levantamento da viabilidade das seguradoras e anuncia outras mudanças na lei que devem beneficiar os mototaxistas.

A classe pediu uma reunião com os vereadores porque não aceita ter de pagar seguro de terceiros. Um dos artigos da Lei 070 determina que o profissional deve ser detentor de apólice de seguros quitada, com prazo não inferior a 12 meses, que contemple a cobertura no valor mínimo de R$15 mil por morte acidental ou invalidez permanente de passageiro e ainda por danos a terceiros.

Após uma reunião com a classe reclamando da situação, o presidente da Câmara afirmou que irá liberar parte do departamento jurídico para fazer um levantamento de seguradoras de renome nacional para escolher a mais barata e de melhor qualidade para os profissionais, uma vez que a lei já foi aprovada e seguiu a regulamentação federal, não podendo assim ser modificada.
OUTRAS MUDANÇAS
A prefeitura irá enviar em breve um decreto para o Legislativo que deve estipular o valor mínimo e máximo a ser cobrado pelos mototaxistas. Esse é um outro fator que os profissionais discordam, a não ser que haja preços distintos para localidades diferentes dentro da cidade, como afirmou reportagem do Ilustrado no final de julho.
O procurador da prefeitura, Marcelo Gomes do Vale, disse na reunião que os próprios mototaxistas devem organizar encontros para discutir e apresentar qual seria o valor ideal a ser praticado. “Isso dará segurança ao passageiro, pois, ao ser cobrado mais do que devia, ele estará amparado por lei, não será uma coisa solta”, explica. Nessas reuniões os profissionais também deverão definir cor das motos, coletes, capacetes entre outras caracterizações do ramo.

VALIDADE
Atualmente a validade da moto é de sete anos. Os vereadores também têm a intenção de aumentar esse prazo, mais ainda não definiram qual seria esse aumento. A questão deve ser estudada em novas reuniões junto aos mototaxistas, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara.

PONTOS ESTRATÉGICOS
O Legislativo em parceria com o Executivo também está estudando criar pontos de mototaxistas em locais estratégicos na cidade, onde, profissionais cadastrados, poderiam fazer um revezamento. “A ideia é que haja vagas espalhadas, se uma estiver sem nenhum mototaxista, outro pode chegar e esperar um cliente, não precisando estar necessariamente na empresa”, explica a assessoria.

A LEI
A Câmara de Vereadores de Umuarama aprovou no dia 26 de julho a regulamentação dos mototaxistas do município, que até então estavam sob uma lei considerada inconstitucional e em desarmonia com a legislação federal.

O projeto de lei do Executivo disciplina o serviço, embora ele já tenha sido regulamentado em 1997 por uma lei municipal. No entanto, segundo a prefeitura, houve, e ainda há uma grande discussão quanto à constitucionalidade dessa lei. Por isso foi aprovada a Lei 070, que se adapta a Lei Federal 10.009, de 2009.
Segundo o procurador municipal, Marcelo do Vale, a lei apresenta requisitos que oferecem segurança tanto para quem é transportado quanto para quem transporta.
Por estarem regulamentados os mototaxistas terão vantagens como, por exemplo, comprar motos com dedução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).

EM NÚMEROS

150 Mototaxistas concentrados em 20 empresas

7 anos é o tempo que uma moto pode ser usada; vereadores querem aumentar o prazo

R$15 mil deve ser a cobertura do plano por morte acidental ou invalidez permanente de passageiro e ainda por danos a terceiros

“O Legislativo em parceria com o Executivo também está estudando criar pontos de mototaxistas em locais estratégicos na cidade, onde, profissionais cadastrados, poderiam fazer um revezamento”
Fonte:Umuarama Ilustrado
-------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DE FÁTIMA CANEJO
Seguro de vida para os passageiros.Cabe esclarecer que o pagamento do INSS cobre o condutor, mas, e o passageiro? Como fica? É sempre bom lembrar que a CONCESSÃO para o trabalho é pública e, portanto o PODER CONCEDENTE(PREFEITURA),tem de OBSERVAR SALVAGUARDAS E GARANTIAS ADICIONAIS PARA OS USUÁRIOS(PASSAGEIROS)e, não basta apenas a cobertura do DPVAT, que indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Já que este seguro existe independente do condutor ser MOTOTAXISTA ou não. Portanto é importante ver os DIREITOS dos passageiros.
Fátima Canejo


COMISSÃO MANTÉM CURSO OBRIGATÓRIO PARA MOTOTAXISTA E MOTO-BOY

DEPUTADO FEDERAL HUGO LEAL PSC/RIO DE JANEIRO
DEPUTADO FEDERAL CARLOS ZARATTINI PT/SÃO PAULO
A Comissão de Viação e Transportes rejeitou no dia 3 proposta que susta a regulamentação de curso obrigatório para mototaxistas e motoboys. A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2825/10, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

De acordo com a regulamentação 350/10 editada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os mototaxistas e motoboys devem frequentar curso de 30 horas-aula com conteúdos teóricos e práticos diversos, como legislação, uso adequado de equipamentos de segurança e limpeza do veículo. Os alunos devem ter presença obrigatória em 100% das aulas e, ao final do curso, devem fazer um teste e acertar pelo menos 70% das questões teóricas e 70% das questões práticas.

O autor da proposta criticou a rigidez das regras. "As exigências do curso prejudicam a categoria, ainda mais quando se considera a irregularidade dos horários de sua peculiar jornada de trabalho. O resultado é por demais oneroso para os profissionais", argumentou.

Já o relator, Hugo Leal (PSC-RJ) disse simpatizar com o mérito da matéria, mas, segundo ele, a legislação atual permite que o Contran regulamente o curso para mototaxistas e motoboys da forma que julgar mais adequada. “Não ocorreu qualquer extrapolação do poder regulamentar do Contran”, afirmou.

Segundo Leal, qualquer alteração no formato do curso deveria ser proposta por meio de um novo projeto de lei que criasse limites para o poder de regulamentação do Contran. “Tal proposição poderia impor restrições à formulação dos cursos ou dar a eles o direcionamento que julgar apropriado”, disse.

Tramitação
A proposta será ainda analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que avaliará sua constitucionalidade e seu mérito. Depois, seguirá para o Plenário.
Fonte: Câmara dos Deputados
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Daniella Cronemberger
---------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DE FÁTIMA CANEJO

Parabéns à Comissão de Viação e Transporte por REJEITAR a proposta INDECENTE que susta a regulamentação de curso obrigatório para mototaxistas e motoboys. Medida prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2825/10, do deputado Carlos Zarattini PT/SP que criticou a rigidez das regras. "As exigências do curso que segundo ele, prejudica a categoria, ainda mais quando se considera a irregularidade dos horários de sua peculiar jornada de trabalho. O resultado é por demais oneroso para os profissionais".

Senhor Deputado, sabe o que prejudica a categoria? É a falta de qualificação e informação destes profissionais que estão lutando há anos para serem reconhecidos e respeitados, principalmente pelos prefeitos que insistem em não REGULAMENTAR a profissão nos seus municípios. Com os cursos estes profissionais vão ter a chance de melhorar seus conhecimentos, auto-estima, respeito e dignidade. UM POVO BEM INFORMADO É UM POVO LIVRE, que não deixa ser levado pela classe dominante. EDUCAÇÃO é à base de tudo. Espero que esta decisão de manter os cursos seja DEFINITIVA. O POVO BRASILEIRO NECESSITA DE EDUCAÇÃO! O Senhor deputado deveria lutar pela gratuidade destes cursos. PENSE NISSO !

Fátima Canejo

MOTOTAXISTA DEVERÁ FORNECER TOUCA DESCARTÁVEL

Os mototaxistas do Mato Grosso do Sul deverão fornecer a seus passageiros uma touca descartável, segundo lei decretada pela Assembleia Legislativa do Estado e publicada hoje, no Diário Oficial estadual.

Segundo a lei, o mototaxista fica obrigado a ter disponível toucas descartáveis para serem fornecidas aos usuários e consumidores do serviço e deverá informar aos passageiros que o fornecimento do produto é uma questão de higiene e prevenção contra qualquer doença capilar.

Se o mototaxista descumprir a lei, ele estará sujeito ao pagamento de multa, no valor de 10 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), ou cerca de R$ 160, que deverá ser revertido em programas de conscientização e paz no trânsito. Os passageiros serão fiscalizados.
Fonte:Diário do Grande ABC

MOTOTAXISTAS DE MANAUS AGUARDAM PELO ENVIO DE PROJETO DE LEI À CÂMARA MUNICIPAL

REPRESENTANTE DA CATEGORIA
A minuta do projeto de lei que regulamenta a profissão de mototaxista em Manaus deveria ter sido encaminhada para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (16). Mas, ainda não chegou a casa.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a minuta já recebeu aprovação e está pronta. Mas, não há como definir com precisão se o documento será encaminhado na quarta-feira.

Uma mensagem será enviada para a câmara junto ao documento. Essa mensagem estaria sendo redigida e aguarda a assinatura do prefeito para posterior envio a câmara, de acordo com a assessoria.

‘Remédio jurídico’
Parlamentares já estudam a utilização de um “remédio jurídico” para agilizar o processo, caso a minuta não seja entregue na próxima quarta-feira (18).

A decisão de autorizar a atividade dos mototaxistas foi aprovada pelos vereadores da CMM no último dia 3 de maio, com a aprovação de uma emenda à Lei Orgânica do Município (Lomam).

A Prefeitura de Manaus deu um prazo de 90 dias para entregar uma minuta de PL com os detalhes para a regulamentação. Prazo esse não cumprido.

“Não chegou e estamos no aguardo. Tive uma conversa com o presidente. Vamos estudar um ‘remédio jurídico’ para isso. Fiquei muito surpreso quando vi pela imprensa (em matéria publicada em um jornal impresso de Manaus) que não há previsão de entrega. Por isso vamos buscar meios para agilizar o processo, que na verdade está atrasado”, disse o vereador Massami Miki.

As vantagens
O vereador Massami Miki, propositor da PL,diz que a regulamentação trará benefícios para os mototaxistas.

“A partir do momento que regulamenta, eles terão um financiamento, direito a incentivos, um credito diferenciado. Segurança jurídica. Eles poderiam comprar veículos novos, pois muitos trabalham alugando motocicletas. O segundo ponto: eles estão esperançosos que possam rodar na Zona Oeste. Como acordo de liderança que foi feito na votação. Eles tão angustiados”, disse.
Fonte:Crítica Notícias
Leandro Tapajós - foto: Márcio Silva

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO DE MOTOTAXISTAS E MOTOENTREGADORES

O SEST/SENAT - SERVIÇO SOCIAL DO TRANSPORTE/SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE de Campo Grande/MS está com inscrições abertas para os Cursos de Formação de Mototaxistas e Motoentregadores. De acordo com a Lei 12.009, para o exercício da atividade, é necessário que o profissional tenha completado 21 anos, possua habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A”, utilize colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos e seja aprovado em curso especializado, regulamentado pelo Contran, dentre outras exigências.

Segundo a regulamentação, o curso será dividido em duas etapas: Curso Teórico que terá carga horária de 25 horas-aula e o curso de Prática de Pilotagem Profissional, com duração de 5 horas-aula. Para realizar o curso, além dos requisitos exigidos pela Lei 12.009, o condutor não poderá estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação ou impedido judicialmente de exercer os seus direitos.

Para ser aprovado no curso especializado, o condutor deverá ter 100% de freqüência e ser aprovado com setenta por cento na avaliação. Em caso de reprovação, o condutor terá prazo máximo de 30 dias para realizar nova avaliação.

O curso será ministrado pelo SEST SENAT da capital e abordará assuntos relativos à ética e cidadania na atividade profissional, noções de legislação, gestão do risco sobre duas rodas e segurança e saúde.

O motociclista profissional deverá realizar o curso de reciclagem a cada cinco anos. Já os mototaxistas que já estiverem atuando no setor, devem passar por um curso de nivelamento. “Aplaudimos a decisão de instituir a obrigatoriedade do curso, pois o profissional deve ter em mente a importância de adquirir conhecimentos e melhorar suas atitudes, para garantir mais segurança no trânsito”, enfatiza a coordenadora do SENAT, Ronilda Resende.
Inscrições

Para o Curso de Formação de mototaxistas, as inscrições são divididas em duas etapas: Na primeira fase, o candidato agenda o teste psicotécnico, de caráter eliminatório e realiza o pagamento de R$ 80,00 (oitenta reais). Após a aprovação, matricula-se no curso e realiza o pagamento único de R$ 160,00 (cento e setenta reais).

Já o curso de formação de motoentregadores tem taxa única, no valor de R$ 160,00 (cento e sessenta reais).

As inscrições são realizadas na sede do SEST SENAT, que fica na Rua Raul Pires Barbosa 1784 – Chácara Cachoeira.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (67) 3348-8700.

Fonte: Agora Mato Grosso do Sul

CARTÓRIOS PODERÃO TER DE INFORMAR DETRANS SOBRE TRANSFERÊNCIA DE VEÍCULOS

DEPUTADO WELITON PRADO (PT-MG)
A Câmara analisa o Projeto de Lei 686/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que obriga os cartórios de registro a informar aos departamentos de trânsito (Detrans) operações de compra e venda de veículos e de transferência de propriedade.

De acordo com o texto, a comunicação deverá ser feita por via digital assim que recebido o documento de transferência do veículo e feita a formalização em livro próprio. A proposta estabelece ainda a emissão de recibos digitais de operação, que ficarão disponíveis às partes envolvidas.

Evitar problemas
Atualmente, as operações de compra e venda de carros devem ser registradas em cartório, mediante o recibo de transferência devidamente preenchido. De posse desse recibo, o comprador tem um prazo de 30 dias para transferir o veículo para o seu nome, podendo pagar multa caso não o faça.

O objetivo da proposta é evitar problemas para quem vende o carro quando a transferência de titularidade não é comunicada aos órgãos competentes. “O vendedor continua com o ônus da antiga titularidade, eventuais multas ou imputações civis e penais que possam recair sobre o veículo”, afirma Weliton Prado.

Tramitação
O PL 686/11 tramita em conjunto com o PL 3920/08, do Senado, que inclui as atividades de salvamento e resgate em vias entre as destinações possíveis dos recursos arrecadados com as multas de trânsito. Ambos têm regime de prioridade e serão votados pelo Plenário, após análise das comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte - Agência Câmara de Notícias
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Newton Araújo