30/10/2011

AUMENTO DE FROTA DE MOTOS EM BELO HORIZONTE VEM CAUSANDO TRANSTORNOS PARA ESTACIONAR


O site Mundo Moto esteve esta semana na capital mineira e acompanhou um dos principais dramas dos motociclistas. O aumento da frota de motocicletas em Belo Horizonte fez surgir no centro da capital mineira o "ajeitador de motos", função semelhante ao do tradicional flanelinha (guardador de carros), mas cuja incumbência é conseguir encaixar o maior número possível de motos nas vagas de rua da cidade. A frota de motocicletas na cidade cresceu, em média, 16,05% nos últimos quatro anos, enquanto os carros tiveram crescimento de 7,42%, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

De acordo com a BHTrans (empresa que gerencia e fiscaliza o trânsito na cidade), existem 876 vagas disponíveis para motocicletas no centro da cidade, sendo que, em toda a capital, elas somam 4.504. Conforme dados do Denatran, contabilizados até o mês de maio de 2011, são cerca de 150 mil motos no município. Apesar do pequeno número de vagas no centro, alguns motoprofissionais ouvidos revelaram que grande parte da clientela está justamente instalada nessa área.

Apesar de gratuitos, quem utiliza os espaços não escapa de ser abordado por pessoas que dizem "zelar" pelas motocicletas. No entanto, para acomodar o maior número possível delas, as motos são encaixadas bem próximas umas das outras, o que é feito manualmente, com o motor desligado.

Para o professor Ronaldo Gouvêa, coordenador do Nucletrans (Núcleo de Transporte da Escola de Engenharia da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais), o crescimento da frota sobre duas rodas se deve à fuga do usuário do transporte coletivo.

"Essa não é uma prerrogativa de Belo Horizonte. O crescimento da frota de motos está espraiado pelo Brasil. No caso específico de BH, o transporte coletivo é caro, não é confiável e confortável. Assim, por a moto ser um veículo mais barato, muitos afluem a ele", disse.

Um dos maiores pontos de parada de motocicletas no centro fica no quarteirão da Rua São Paulo, entre as ruas Tamoios e Amazonas. Nesse trecho, atuam três homens. Um deles, que não quis ser identificado, contou à reportagem ganhar ao final do mês aproximadamente R$ 700 com o trabalho. Ele é casado e tem uma filha de 4 anos."Trabalho há um ano e meio nesse local. Pode perguntar a quem você quiser se alguma moto já foi arranhada aqui ou teve alguma peça roubada", afirmou.

O moto boy Walison de Menezes, 23, entretanto, afirmou ter sido prejudicado com a técnica - além de ter que pagar pelo serviço. "Como todo motoqueiro tem de vir ao centro, porque é aqui que nós trabalhamos mais”, eles quase que empilham as motos. Elas ficam muito próximas umas das outras e, na hora de manobrar para sair ou estacionar, é fatal acertar o tanque da outra do lado", contou, "e não adianta reclamar, temos de pagar e ir embora". Além disso, Menezes diz ter sido vítima de uma prática comum na rua: o roubo de retrovisores. "Já perdi a conta de quantos retrovisores tive de comprar para repor", lamentou.

Por outro lado, o garçom Carlos Augusto, 26, revelou que nunca teve problemas no local, apesar de reclamar do desembolso, em média, de R$ 20 por mês com o estacionamento, que é público.

Segundo o responsável pela segurança da área, o major Alfredo Veloso, comandante da 6ª Companhia da Polícia Militar, ao cobrar pelo estacionamento, a pessoa comete o crime de extorsão. "Não é permitido cobrar nesses locais. Se alguém o faz, pode ser preso por extorsão. O problema é que, na maioria das vezes, há conivência entre o usuário e o infrator e não há a denúncia", disse.

Ainda segundo Veloso, no mês passado houve apenas uma ocorrência por furto de retrovisor. "Eu acredito que o número [de furtos] é bem maior porque na quase totalidade dos casos a vítima não presta queixa", revelou.

Fonte:Revista Mundo Moto

SEJA EDUCADO.A.



Se cada vez mais pessoas vão usar a bicicleta mais vezes, é importante que todo mundo compartilhe as ruas com segurança, boas maneiras e cortesia.

Espera-se sempre que os ciclistas saibam compartilhar o espaço urbano com pessoas de todas as idades e ritmos, incluindo pedestres, patinadores, corredores de rua, skatistas e triciclos.

Com respeito e educação, ciclistas e pedestres podem perfeitamente compartilhar rotas e caminhos. Pois caminhos compartilhados funcionam na maioria das situações, para ambos os lados.

Em alguns lugares talvez seja melhor ter ciclovias e calçadas separadas, devido ao volume de bicicleta e pedestres. No entanto, na maioria das situações, um caminho amplo e bem concebido, com no mínimo 3 metros de largura, é ideal para ser utilizado por todos de modo compartilhado.

Onde existir ciclofaixas e ciclovias, pedale nelas e deixe as calçadas para pedestres. Sabemos a raiva que dá quando carros andam nas ciclofaixas ou acostamentos.

Em qualquer ocasião, se precisar parar, saia do caminho.

Ou seja, existem regras para a utilização de espaços urbanos comuns que os tornam mais agradáveis para todos. Os principais pontos de etiqueta urbana que os ciclistas devem observar foram selecionados e colocados nestes dois folhetos que a Transporte Ativo acaba de publicar:

O primeiro folheto mostra as regras gerais de comportamento, como obedecer semáforos, sempre respeitar pedestres, ter cuidado ao compartilhar espaços, pedir licença, agradecer, ser visto e ouvido com luzes, faixas e campainhas.

O segundo folheto fala de boas maneiras específicas ao estacionar nossas bicicletas. Evitar trancar a bicicleta em outra desconhecida, verificar se não está impedindo ou atrapalhando a passagem de pedestres, nunca amarrar em árvores. Boas maneiras e bom senso podem evitar conflitos no prédio ou condomínio onde você mora, e no trabalho, se nestes locais você costuma parar sua bicicleta em espaços comuns.

Ao contrário do motorista preso dentro de um carro, andar de bicicleta é uma atividade sociável. Ciclistas podem dizer olá e sorrir para as pessoas quando passar por elas.

Vivemos em cidades com ruas vibrantes e vida intensa. Ter tempo para apreciar isto enriquece o convívio de todos que compartilham nossos espaços públicos. Compartilhar as ruas significa cada um perceber e respeitar o outro. Significa a certeza de que, somente na presença do outro, ao reconhecer ou notar a presença do outro é que também somos notados e percebidos.

E é assim que, de fato, podemos construir o que é coletivo. A cidade melhor para todos depende principalmente de mim mesmo.

FonteS : Blog Educação para o Trânsito/

http://transporteativo.org.br/wp/2011/10/19/boas-maneiras-e-cortesia/



29/10/2011

RISCO DE MORTE EM 2 RODAS É QUATRO VEZES MAIOR QUE NOS DEMAIS VEÍCULOS

A epidemia dos acidentes de trânsito é agravada pelo crescimento acelerado da frota de motos, além do despreparo e da imprudência dos condutores desse tipo de veículo.No Distrito Federal, as motocicletas matam proporcionalmente quatro vezes mais que os automóveis e se envolvem três vezes mais em acidentes fatais. De janeiro a julho deste ano, a taxa de mortalidade entre passageiros e condutores de carros foi de 1,1 para cada 10 mil veículos. Entre as motos, ela subiu para 4,2 por 10 mil motocicletas.

A mortalidade entre motociclistas ainda é alta, mas as estatísticas têm melhorado. De janeiro até julho deste ano, o número de acidentes fatais registrados nas ruas da capital federal envolvendo motos diminuiu 24%. Em sete meses de 2011, foram 68 colisões e 59 motociclistas mortos. Em 2010, foram 90 casos de acidentes fatais e 66 motociclistas perderam a vida. Apesar dos números positivos, os condutores de motos continuam entre as principais vítimas do trânsito de Brasília. Eles ocupam o segundo lugar no ranking, ficando atrás apenas dos pedestres, os mais vulneráveis. Nos sete primeiros meses deste ano, 86 pessoas foram atropeladas no Distrito Federal.

Para os especialistas, o grande número de mortos entre motociclistas é decorrente de fatores como o crescimento exagerado da frota de motos (12% ao ano), problemas na fiscalização, falta de campanhas educativas e, principalmente, por causa da imprudência. Em qualquer rua da capital federal, é comum ver motociclistas dirigindo em alta velocidade, andando no meio dos corredores de carros ou conduzindo sem habilitação.

Os motoboys tentam se desvincular das estatísticas de mortes. O presidente do Sindicato dos Motociclistas Autônomos do DF, Luiz Carlos Garcia, diz que os trabalhadores do setor são cuidadosos. ''A maioria dos acidentes não envolve os profissionais, mas gente que resolve comprar moto para fugir do trânsito, sem ter a devida qualificação para dirigir'', garante. ''Nós temos seguro de vida. Se o índice de morte entre os motofretistas fosse grande, nenhuma seguradora nos aceitaria'', acrescenta.

O chefe da Fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), Marcelo Madeira, conta que um dos focos dos agentes é coibir a violência no trânsito entre os motociclistas. Eles realizam blitzes específicas para verificar a documentação dos condutores e o estado de conservação das motos, especialmente dos pneus. ''O índice de acidentes fatais é alto e Brasília ainda tem a peculiaridade de ser cortada por rodovias. Nessas pistas, os motoristas conduzem em velocidade mais alta e isso contribui para haver casos mais graves. Nas motos, o para-choque é o próprio motociclista, que sempre fica muito vulnerável em casos de acidente'', explica Marcelo Madeira.

Hoje, há mais de 137 mil motos em circulação nas vias do Distrito Federal. Um dos motivos do aumento expressivo da frota é a má qualidade do transporte público e o fato de os brasilienses buscarem opções mais rápidas para chegarem ao trabalho. ''Para fugir dos engarrafamentos, muitas pessoas preferem comprar motos baratas, mas temos estatísticas mostrando que o motociclistas correm riscos oito vezes maiores do que os passageiros de ônibus'', afirma Marcelo Madeira.

Perdas

Um acidente de trânsito pode mudar o rumo de uma família inteira em uma fração de segundos. Teresinha Rodrigues Lima Albuquerque, 49 anos, passou por esse trauma quando perdeu o marido em um acidente de moto, há dois anos e meio. Ao tentar passar por um cruzamento, em Brazlândia, ele morreu depois de colidir com uma carreta. José Luiz Albuquerque de Aguiar tinha apenas 45 anos e fazia um passeio com amigos, quando derrapou. ''Ele saiu no sábado e ia voltar no domingo à noite. Mas só recebi a notícia de que ele retornaria em um caixão. Foram 18 anos de casada. Ele era brincalhão, amigo, um maridão'', disse Teresinha.

O trânsito voltou a assustar a moradora de Taguatinga novamente em novembro de 2010, quando o filho dela, Luiz Felipe Lima Albuquerque, hoje com 18 anos, se envolveu em um acidente. Ele estava em um carro dirigido por um menor, no viaduto de Taguatinga Centro, quando o condutor perdeu o controle e caiu de uma altura de 12 metros. ''Foi um milagre. Não perdi meu filho porque ele estava em um carro. Se fosse moto, teria encontrado só os pedaços dele'', disse Teresinha. Luiz relata que no momento do acidente só pensava no pai. ''Não sei se a pancada foi muito forte, mas eu vi meu pai, achei que tinha vindo me buscar. Sinto muita falta dele. É difícil, ele era meu melhor amigo'', lamentou.

De acordo com a subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), Valéria Velasco, é normal a família ficar perdida e, em alguns casos, até com depressão. ''Retomar a vida é difícil. Para isso, oferecemos apoio psicológico e jurídico a esses familiares. Muitas vezes, é a imprudência de alguém alcoolizado que tira a vida de um familiar'', disse.

Fonte:Correio Brasiliense/Perkons

USUÁRIOS RECLAMAM DE COBRANÇA INADEQUADA DE MOTOTAXISTAS DE CAMPO GRANDE

Você costuma utilizar o serviço de moto-taxi? E quando utiliza confere o marcador junto ao velocímetro? A tarifa tabelada, cobrada de acordo com a quilometragem rodada é a forma correta de cobrança. Em Campo Grande não é bem isso que anda acontecendo e tem muitos usuários reclamando. Confira o vídeo.

Fonte/www.msrecord.com.br

COMISSÃO APROVA PRAZO DE PRESCRIÇÃO DE 5 ANOS PARA MULTAS DE TRÂNSITO

A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1526/11, do deputado Manato (PDT-ES), que estabelece prazo de cinco anos para a prescrição para multas de trânsito. Atualmente, só prescrevem as penas de suspensão do direito de dirigir e de cassação da Carteira Nacional de Habilitação.

O relator da proposta na Comissão de Viação e Transportes, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), recomendou a aprovação da proposta.Ele argumenta que os tribunais, em suas decisões, já consideram prescritas as multas depois de cinco anos. Ainda de acordo com o relator, os órgãos de trânsito de alguns estados também já adotaram esse mesmo prazo prescricional. Leonardo Quintão acredita que reconhecer esse procedimento em lei vai facilitar a vida de muitas pessoas.

“No Brasil, infelizmente, o motorista, o proprietário de veículo descobre que tem uma multa num estado tal, depois de sete, oito, quinze anos, o que acaba provocando um transtorno muito grande. Não há como ele provar que não foi multado e [motorista ou proprietário] acaba tendo que pagar uma conta que não é devida”, explica Quintão.

Início da contagem
Leonardo Quintão modificou o texto original para definir a partir de que data o prazo de prescrição das multas de trânsito deve começar a ser contado. Seguindo jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o texto define que a prescrição começa a ser contada a partir do momento em que termina o prazo para o infrator apresentar recurso na esfera administrativa, ou seja, 30 dias depois de receber a notificação sobre a multa.

O especialista em trânsito Celso Alves Mariano manifestou preocupação com a mudança prevista no projeto. Ele acredita que a prescrição administrativa das multas de trânsito pode desestimular as pessoas a cumprir e respeitar o Código de Trânsito.

“Tomara que isso não represente nenhum retrocesso ou piore as coisas que já não estão muito boas. Quando nós pensamos na possibilidade de que uma infração que foi devidamente autuada e punida pode vir a ser cancelada por um processo administrativo lento, que não funcionou adequadamente, ou por recursos jurídicos que não tramitaram com a celeridade e, talvez até, com a seriedade que o assunto pede, causa um pouco de preocupação”, argumenta Mariano.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda vai ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.

Fonte: Reportagem – Renata Tôrres/Rádio Câmara/Edição – Paulo Cesar Santos


RIFFEL LANÇA JOGO DE CARTAS PARA CONSCIENTIZAR MOTOCICLISTAS


Dando continuidade à campanha Vida por Vida, que visa conscientizar os motociclistas sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, a Riffel criou o jogo de cartas Top Riffel. O Jogo foi um dos destaques da Riffel durante o Salão Duas Rodas 2011. Dedicada a reforçar a importância da segurança no dia-a-dia dos motociclistas, a Riffel elaborou ações interativas de comunicação com o seu público, que foram apresentadas oficialmente durante o Salão Duas Rodas, evento mais importante do segmento na América Latina, que aconteceu de 04 a 09 de outubro em São Paulo.

E uma delas é o Top Riffel, um jogo de cartas similar ao popular Super Trunfo, elaborado com base em uma pesquisa junto a 31 pessoas reais que sofreram acidentes de moto e que estampam as cartas.

O objetivo do jogo não é competir para saber quem ganha mais cartas, mas é passar a mensagem "Com a vida não se brinca, se protege".

O jogo é uma iniciativa do projeto Vida por Vida da Riffel, que reúne uma série de vídeo depoimentos de pessoas reais divulgados na internet, no intuito de reforçar a importância do uso de roupas de segurança e a direção defensiva dos motociclistas.

Entre nesta campanha e dissemine esta idéia!

Mais detalhes:

www.vidaporvida.com.br

www.riffel.com.br

Fonte/fotos:Motokando.com

28/10/2011

APROVADO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PARA MOTOCICLISTAS PROFISSIONAIS

SENADOR MARCELO CRIVELLA
As atividades de mototaxista, motoboy, moto-frete e o serviço comunitário de rua poderão ser consideradas perigosas, o que garantirá aos trabalhadores dessas áreas o direito à adicional de periculosidade. Projeto de lei com esse objetivo, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), foi aprovado nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A proposta (PLS 193/03) foi aprovada na forma de substitutivo do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), para atualizar a matéria, após a promulgação da lei que regula a profissão de mototaxista e motoboy (Lei 12.009/09) e já contempla a maioria das sugestões de Crivella. Assim, o texto aprovado altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-lei 5.452/43) para incluir a atividade entre as consideradas perigosas.

Na legislação em vigor, apenas são atividades ou operações perigosas as que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.

O senador Cícero Lucena alertou, no entanto, que a aprovação da proposta e o consequente pagamento do adicional de periculosidade a esses trabalhadores, não elimina a necessidade de capacitação desses profissionais.

- A eliminação dos riscos a que se submetem esses trabalhadores relaciona-se com a necessidade de educação, fiscalização e efetivo cumprimento das normas, ressaltou Cícero Lucena.

Como foi aprovada em forma de substitutivo, a matéria volta à CAS paraturno suplementar de
votação.
Fonte: Agência Senado

ACIDENTES DE MOTO É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO AGRESTE PERNAMBUCANO

Audiência pública discutiu acidentes envolvendo motos em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O número de acidentes envolvendo motoqueiros tem crescido, tanto por imprudência do próprio condutor, quanto do condutor de outros veículos, sem contar que o Nordeste já ultrapassou o número de motos em relação aos estados do Sul e Sudeste.

O intuito da audiência que aconteceu na Câmara Municipal no último dia 21/10 foi debater todas as questões que envolvem o tema, tanto na questão do trânsito, como também na área da saúde pública.

Participaram da audiência entidades como: Prefeitura Municipal, Ministério Público, OAB, DESTRA, Associação e Sindicatos dos Mototaxistas, DETRAN, SAMU, além da classe médica, vereadores e sociedade em geral.

Fonte:Ne10

MOTOTAXISTAS DE UBERABA/MG REALIZAM PASSEATE EM OPOSIÇÃO AO LEILÃO DE PLACAS

ESPERO QUE O PREFEITO ANDERSON/PMDB, ATENDA AS REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA...
O MOMENTO É OPORTUNO PARA DEMONSTRAR AÇÕES POLÍTICAS EM FAVOR DOS TRABALHADORES PROFISSIONAIS SOBRE 2 RODAS. Fátima Canejo
Mototaxistas realizaram manifestação em protesto contra o leilão de placas, método que vai ser usado pela Prefeitura na licitação. A classe saiu em passeata pelo bairro Abadia até a PMU. Segundo a lei aprovada na Câmara Municipal, as placas serão concedidas por meio de licitação. Município prepara decreto e, de acordo com as primeiras revelações, o lance inicial pode variar de R$3 mil a R$4 mil.

A categoria tenta reverter a regularização da atividade para a forma de credenciamento. A manifestação foi pacífica, com a autorização da Prefeitura, acompanhada pela Guarda Municipal. Segundo os organizadores, cerca de 400 mototaxistas participaram do protesto.

De acordo com representante do Sindicato do Mototaxistas, Sérgio Antônio Silva, assim que for publicado o decreto da regulamentação, todos os profissionais terão gastos para se adaptar, e o leilão será mais uma despesa. “Temos de gastar com ações como a pintura da moto e o seguro. Então, queremos conversar com o prefeito Anderson Adauto para ver se existe a possibilidade de haver alteração no processo de concessão. Ao final da carreata entregamos nas mãos do secretário de gabinete, Rodrigo Mateus, uma carta com as nossas reivindicações”, explica Sérgio, ressaltando que a intenção também foi chamar a atenção da comunidade.

A passeata saiu da praça da Abadia, passou pela avenida Prudente de Morais, rua Estrela do Sul, avenida Leopoldino de Oliveira, rua Manoel Borges e se encerrou na Prefeitura, para um encontro com secretário. “Sabemos que juridicamente a PMU está correta em fazer a licitação no formato de leilão, mas também existem outros métodos, como o credenciamento e as concessões. Portanto, temos argumentos para negociar junto à Prefeitura”, afirma Sérgio.

O prefeito Anderson Adauto abriu as portas para uma conversa com a categoria durante entrevista no programa Linha Aberta, da Rádio JM 730. O prefeito disse que a concessão desta atividade é onerosa, portanto não pode ser de outra forma, mas se mostrou disposto a discutir alternativas com a categoria. A reunião deve ser agendada para a semana que vem.

Fonte:Jornal da Manhã

MOTOTAXISTAS DE UBERABA/MG RECUSAM LEILÃO E QUEREM O CREDENCIAMENTO

A polêmica envolvendo o exercício da atividade de mototaxista em Uberaba ainda vai gerar muita discussão. Esta semana foi aprovado em segundo turno o projeto que revoga o Artigo 32 da lei, que garantia o direito de continuar atuando como mototaxista a quem tem cinco anos ou mais de atividade.

Em paralelo, a Prefeitura elabora decreto que vai estabelecer as regras para o leilão de placas, conforme já afirmou o secretário de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, Ricardo Sarmento. Para ele, o valor deverá ficar em torno de R$3 mil para cada permissão já que considera este um serviço de exploração de transporte individual, que se assemelha ao serviço de táxi, no qual há licitação das placas. “Mototaxista é igualmente tratado como o taxista”, afirmou.

No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Uberaba, Sérgio Antônio da Silva, a categoria vai realizar uma assembleia na próxima semana, mas já garante que há determinação para não aceitarem o leilão. “Não vamos pagar por uma atividade que já conseguimos o direito de exercer há mais de 10 anos, quando foram credenciados pela Prefeitura.”

Para Silva, a licitação é legal, só que deveria ser realizada através de credenciamento ou concessão. “O credenciamento deveria ser feito a todos os mototaxistas interessados em continuar na atividade. Posteriormente, uma comissão analisaria a documentação e então seriam definidos aqueles que teriam direito de atuarem no município.” Caso o leilão seja realizado, a maioria dos profissionais não vai conseguir concorrer com outras pessoas, ressalta. “Muitos ainda pagam o financiamento da moto e não terão como arcar com o preço do leilão.”

Por outro lado, em relação às outras exigências como, por exemplo, a motocicleta utilizada no transporte de passageiro ter no máximo cinco anos de vida útil, devendo estar em perfeito estado de conservação, com motor de potência mínima de 125cc e máxima de 250cc, a categoria está de pleno acordo, conclui.

Fonte:Jornal da Manhã

25/10/2011

COMISSÃO APROVA PROJETO QUE ORIENTA JUÍZES EM CRIMES DE TRÂNSITO

A Comissão de Viação e Transportes aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 416/11, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que inclui no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) a determinação de que o juiz leve em conta a gravidade do crime de trânsito ao aplicar a penalidade de suspensão ou proibição do direito de dirigir.

O relator, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), observa que o código, atualmente, faz referência ao Código Penal, que já prevê a ponderação da gravidade do delito para determinação da pena. Em sua opinião, entretanto, a remissão ao Código Penal (Decreto-lei 2.848/40 ) torna confusa a aplicação do Código de Trânsito.

Mendes acrescenta que não faltam exemplos de julgamentos em primeira instância nos quais foi desconsiderado o princípio da individualização da pena, "talvez por haver hoje, de fato, alguma dificuldade na interpretação sistemática das normas aplicáveis aos crimes de trânsito”.

Diante disso, o parlamentar considera vantajosa a alteração, por permitir que a legislação de trânsito “dê conta, tanto quanto possível, dos direitos e obrigações intimamente relacionados à matéria que regula”.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte:Agência Câmara de Notícias
Reportagem - Maria Neves
Edição - Wilson Silveira

DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS NO TRÂNSITO

DR.DIRCEU RODRIGUES ALVES JÚNIOR

É assustador o que se vê no trânsito hoje em dia.

É a máquina sobre rodas virando escudo e arma ao mesmo tempo. Falta educação, gentileza, cordialidade e cidadania. Mas existem alguns comportamentos que assustam, intimidam e geram insegurança a todos nós.

Vamos chamar de psicopatias ou sociopatias o Transtorno de Personalidade Antissocial. Nessa condição nosso motorista vê as pessoas como objeto. Ele é consciente, sabe o que está fazendo, nunca identifica seu erro. Isso não tem cura, é um processo crônico, evolutivo. Ele é capaz de atropelar um pedestre, dar uma fechada num outro veículo causando dano pessoal e material e nem se importar com isso. Nunca sente remorso dos erros e absurdos cometidos. É avesso a vida associativa.

O raciocínio, razão, emoção são nulos.

Os loucos são tratáveis. São inconscientes, não têm razão e são afogados por excesso de emoções.

Existem ainda os distúrbios comportamentais ou comportamento antissocial gerados pelo uso do álcool e drogas de maneira isolada ou crônica.

Álcool e drogas atuam no cérebro alterando funções cognitiva (atenção, concentração, raciocínio, vigília), motora (reflexos, movimentos coordenado) e sensório perceptivo (tato, audição, visão).

Tanto um como outro agem deprimindo o sistema nervoso central. Provocam distúrbios comportamentais, geram fatos policiais e impreguinam o nosso trânsito.

Temos ainda, indivíduos portadores do Transtorno Explosivo Intermitente (TEI). São aqueles chamados de “Pavio Curto”. Trata-se de um quadro psiquiátrico em que o indivíduo perde “a estribeira”, perde a tranquilidade e parte para o ataque. Faz escândalo, berra, grita, xinga, faz ameaças, é capaz de destruir objetos, bater no veículo que supostamente lhe incomoda sendo capaz de saltar e agredir fisicamente ou através do que tiver nas mãos. Torna-se elemento extremamente perigoso porque não tem limites. Naquele momento se acha pleno de razão. São esses que intimidam as pessoas no trânsito.

O quadro aparece de maneira súbita, inesperadamente diante do que julga ter sido agredido, ultrajado, explode com esse distúrbio tornando-se extremamente perigoso diante do que julga ser o seu algoz.

Interessante que após o fato demonstra vergonha, arrepende-se e julga-se culpado.
Esse é o inimigo que mais vemos presente no dia a dia do nosso trânsito, que gera violência, agressões e desencadeia a “Fúria no Trânsito”.

É o elemento que sempre está na defensiva e repentinamente, quase sempre sem motivo mais justo, parte para o ataque enfurecido, da fechada, joga o farol alto, cola na traseira, tornando-se um invasor da tranquilidade e do espaço alheio.

Fatores biológicos, psíquicos, sociais e ambientais são os desencadeantes desse transtorno.
Há necessidade de se buscar auxílio psicológico e psiquiátrico por conta própria e muitas vezes por orientação da família que teme os momentos mais agudos das crises. Não podemos e não devemos deixar tais quadros evoluírem e levarem os portadores a conflitos no trânsito que podem chegar à prisão ou morte.

Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior é Diretor de Comunicação e do Departamento de medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET
Associação Brasileira de Medicina de Tráfego

www.abramet.org.br
dirceurodrigues@abramet.org.br
dirceu.rodrigues5@terra.com.br

ESSA NÃO DEU NO JORNAL - TRÂNSITO NA ALEMANHA


VALE A PENA CONFERIR...
Estava este blogueiro caminhando pelo centro de Berlim, durante a Copa de 2006, quando tive a oportunidade de corrigir um mau hábito, através de uma explicação das mais lógicas. Numa esquina, o sinal estava aberto para o tráfego e, é claro, fechado para os pedestres. Parei. Olhei para o lado de onde vinha o trânsito e não havia nem um único veículo a menos de um quilômetro. O que fiz, como bom brasileiro? Atravessei a rua.

Ao chegar do outro lado, fui educadamente chamado por um policial. Ele olhou minha credencial da Copa e perguntou se eu falava inglês. Respondi que sim e ele disse o seguinte:

“Estou vendo que o senhor não é alemão, não conhece nossas regras e, por isso, eu não vou multá-lo por atravessar com o sinal vermelho. Mas se eu pegá-lo fazendo isso de novo, vai levar a multa. E em caso de reincidência, o senhor será levado ao distrito policial. O senhor compreendeu?”

Polidamente como ele, respondi: “Perfeitamente entendido. Mas, apenas para minha informação, por que eu devo levar a multa, se não vinha nenhum carro, se eu não causei nenhum prejuízo a ninguém?”

Sem se alterar, a explicação veio: “Por causa das crianças, da educação delas. Se uma criança visse o senhor atravessando no sinal vermelho, ela não ia entender que não vinha carro, ou que não havia risco. Por associação de ideias, ela ia passar a atravessar no sinal vermelho. E seria atropelada.”

Explicação aceita, aprendida. E nunca mais eu atravessei no sinal vermelho do pedestre.

Por Ricardo Gonzalez
-------------------------------------------------------------------------------------------

Embora, na Alemanha, não tenha limite de velocidade, o trânsito é levado a sério e a educação começa cedo. É na escola. As aulas práticas ocorrem em eventos como o Salão de Frankfurt, onde as crianças são ensinadas sobre conceitos de como respeitar os carros e atravessar vias públicas com segurança.

O Brasil está precisando urgentemente seguir este exemplo. Só assim teremos um trânsito menos violento e seguro.

Fátima Canejo



CIDADE DO INTERIOR DE MATO GROSSO DO SUL DISTRIBUI CARTEIRA DE CICLISTA PARA POPULAÇÃO


Mulher recebe sua carteira de ciclista; cerca de 3 mil documentos já foram distribuídos na cidade

O Conselho Municipal de Segurança de Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande, começou na última sexta-feira (14), a distribuição da carteira de ciclista no município. O documento, não é de porte obrigatório para a condução do veículo, mas terá informações sobre o condutor e a bicicleta.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demtrat), Luiz Dáuria, a carteira de ciclista faz parte de um trabalho que está sendo executado pela prefeitura em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar (PM) para conscientizar a população da importância da educação no trânsito.

A distribuição está sendo feita pelos estabelecimentos que vendem bicicletas. “É uma espécie de carteira de cidadania no trânsito”. As pessoas devem preencher o documento com o nome, tipagem sanguínea, endereço, data de nascimento e o número de identificação da bicicleta. Até esta terça-feira (18) já foram distribuídos cerca de três mil carteiras.

Além da distribuição da carteira, Dáuria explica que o órgão está realizando um trabalho de conscientização com a população. “Estamos indo nas instituições de ensino, dando esta orientação sobre a educação no trânsito”, explicou.

Ainda segundo Dáuria, há um planejamento de registro das bicicletas da cidade. “Futuramente nós pretendemos registrar todas as bicicletas de Caarapó”, concluiu.

Fonte:Educação para o trânsito/ (Foto: André Nezzi/Caarapó News)


PROJETO OBRIGA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS A PROMOVER O USO DE BICICLETAS


A Câmara analisa o Projeto de Lei 1346/11, do deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), que cria o Estatuto dos Sistemas Cicloviários. O objetivo, conforme o autor, é a “promoção do uso de bicicletas como meio de transporte viável e efetivo, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável”.

Pela proposta, a União, os estados e os municípios serão obrigados a criar os sistemas cicloviários nacional, estaduais e municipais. Esses sistemas serão formados por uma rede viária para o transporte por bicicletas, constituídas por vias (pista própria para a circulação de bicicletas, separada fisicamente do tráfego geral); ciclofaixas (faixa exclusiva para a circulação de bicicletas em vias de circulação de veículos, utilizando parte da pista); e faixas compartilhadas para circulação de bicicletas com o trânsito de carros.

Além disso, os sistemas cicloviários deverão conter locais específicos para estacionamento, chamados de bicicletários (locais para estacionamento de longa duração, públicos ou privados) e paraciclos (locais para estacionamento de curta e média duração em espaço público).

Conforme o texto, todos os terminais e estações do sistema de transporte coletivo, os edifícios públicos, as indústrias, as escolas, os centros de compras, os condomínios, os parques e outros locais de grande fluxo de pessoas deverão possuir locais para estacionamento de bicicletas.

Para Lima, os usuários do sistema ganharão mais qualidade de vida e saúde, o meio ambiente ficará menos poluído, o trânsito diminuirá, e as doenças associadas ao estresse serão reduzidas.

Regras
A ciclofaixa será adotada quando não houver espaço ou recursos financeiros para a construção de ciclovias, e a faixa compartilhada será adotada quando não for possível a construção de ciclovias e ciclofaixas.

Poderão ser permitidas nas ciclovias, ciclofaixas e locais de trânsito compartilhado: a utilização de patins, patinetes e skates nas pistas onde sua presença não seja expressamente proibida; e a circulação de bicicletas, patinetes ou similares elétricos, desde que desempenhem velocidades compatíveis com a segurança do ciclista ou do pedestre. Além disso, poderá ser permitida a circulação de veículos em atendimento a situações de emergência, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

O texto prevê ainda que a União, os estados e os municípios manterão ações educativas permanentes com o objetivo de promover padrões de comportamento seguros e responsáveis dos ciclistas e para divulgar o uso adequado dos espaços compartilhados para os pedestres e os condutores de veículos.

Conselhos
Para implementar os sistemas cicloviários e para formular políticas cicloviárias, o projeto prevê a criação, pela União, pelos estados e pelos municípios, de conselhos de Política Cicloviária. Eles terão as funções de deliberação, assessoramento técnico e fiscalização sobre a política cicloviária do respectivo ente federativo.

Serão compostos por, no mínimo, seis membros, sendo dois representantes do órgão executivo de transportes; um representante do órgão executivo de infraestrutura; um representante do órgão executivo do meio ambiente; e dois representantes de associações representativas de ciclistas.

De acordo com a proposta, as despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias dos respectivos entes federativos.

Tramitação
A proposta, de caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte:Agência Câmara de Notícias/Reportagem – Lara Haje/ Edição – Wilson Silveira

PERMISSÃO DE MOTOTAXI EM UBERABA/MG PODERÁ CHEGAR A R$ 3 MIL EM LICITAÇÃO

Foi aprovado ontem 24/10/2011 em segundo turno o projeto que revoga o Artigo 32 da lei que regulamenta a atividade de mototaxista. Na prática significa que a atividade terá que ser desenvolvida mediante licitação das placas, mas a Casa já estuda uma manobra para que os profissionais do setor sejam tratados como seus “coirmãos” motofretes e motoboys, que passarão a atuar no município mediante credenciamento.

A proposta sairá das mãos do vereador Tony Carlos (PMDB), o qual assegura que hoje protocoliza uma proposição estabelecendo as regras para que esses profissionais sejam credenciados obedecendo, por exemplo, a critérios como tempo de atuação na praça. Esse era o conteúdo do artigo suprimido da lei que regulamentou a atividade, mas o Ministério Público instaurou um procedimento contra a Prefeitura para investigar possível irregularidade no fato de assegurar o exercício da atividade àqueles mototaxistas que comprovadamente atuam há mais de cinco anos.

A proposta do peemedebista deverá encontrar resistência junto ao Executivo, que já trabalha na elaboração do decreto que vai determinar o preço mínimo para o leilão, como revelou o secretário Ricardo Sarmento (Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos). Segundo ele, o valor deverá ficar em torno de R$3 mil para cada permissão. “Este é um serviço de exploração de transporte individual, que se assemelha ao serviço de táxi, no qual há licitação das placas. Mototaxista é igualmente tratado como o taxista”, afirmou.

Os vereadores aprovaram duas emendas acostadas ao projeto, de Tony Carlos, alterando a terminologia concessão, por permissão, e a proporção dessas permissões para o exercício da atividade, passando de 200 para 90 veículos a cada 100 mil habitantes, totalizando 660 mototáxis. Outra emenda, do presidente da Câmara, Luiz Dutra (PDT), garantiu a revisão do número de profissionais a cada cinco anos, conforme o crescimento da população.

Ainda durante a sessão, Sarmento anunciou que semana que vem começa o curso promovido pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) voltado à categoria.
Fonte:Jornal da Manhã

BANCO DO POVO ENTREGA 12 MOTOS PARA MOTOTAXISTAS DE OURO PRETO DO OESTE/RO

Mototaxitas de Ouro Preto do Oeste receberam no último sábado (15), 12 motos financiadas diretamente pelo Banco do Povo. A solenidade de entrega ocorreu com uma carreata que percorreu as vias públicas do município e contou com a presença do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Luiz Vicente, o diretor presidente do Banco do Povo José Arnaldo Campos Luna, Maria Araújo, chefe da Secretaria Executiva Regional entre outras autoridades.
A entrega das 12 primeiras motos aos profissionais que trabalham no serviço de mototáxi em Ouro Preto faz parte de uma parceria envolvendo Governo Estado, através da Sedes, Banco do Povo e a empresa Cometa Motor Center.

De acordo com o diretor presidente do Banco do Povo, José Arnaldo, existe atualmente uma carteira de meio milhão de reais para financiar motos para os mototaxistas de Ouro Preto e região, o que implica de imediato a renovação da frota uma exigência por meio de Lei municipal. “O Banco do Povo é o melhor caminho para que o pequeno e médio empreendedor possa obter linha de financiamento com juros acessível. Com a categoria dos mototaxistas estamos iniciando aqui em Ouro Preto esta parceria que certamente vamos colher um saldo bastante positivo já que financiamos 100% do veiculo o que mostra o nosso comprometimento com o desenvolvimento de Rondônia”, destacou o diretor.

O presidente da Associação dos Mototaxistas de Ouro Preto, Milton Gomes Oliveira, que foi um dos doze profissionais que receberam a chave de suas respectivas motos, disse que com a obrigatoriedade da renovação da frota, os profissionais, na maioria informais, tinham dificuldade em desenvolver o negócio. “Sem comprovação de renda era difícil conseguir financiamento em bancos comerciais, agora isso foi resolvido”, enaltece o presidente da associação.

O titular da Sedes Edson Vicente lembrou que o governador Confúcio Moura (PMDB) elencou como uma de suas prioridades o fortalecimento do empreendedor e o Banco do Povo é este elo importante para as coisas acontecerem, o que vem ocorrendo em todos os municípios em que tem agencias do banco.

O secretário frisou que o objetivo do Banco do Povo é promover o desenvolvimento econômico local, com taxas bem mais baixas e facilidades de acesso ao microcrédito. "Esta linha de crédito para os mototaxista é bastante acessível e acredito que beneficiará sobre tudo aqueles que têm mais dificuldade em arcar com o financiamento de um veículo novo", disse o secretário que segundo ele, por conta do uso intenso do veículo exigido na profissão, mesmo com boas condições de conservação em cinco anos de uso, a moto já deve ser trocada por uma nova.

RESULTADO POSITIVO – Otimista, o secretário Edson Vicente afirmou que os resultados serão positivos em todos os eixos, tanto para o banco, os profissionais, quanto para o município e anunciou para em breve novidades para a população de Ouro Preto com ações do Banco do Povo.
Para ter acesso ao financiamento o empreendedor precisa ter experiência na atividade a ser apoiada; não possuir restrições cadastrais de proteção ao crédito (SPC e Serasa); desenvolver atividade que não prejudique o meio ambiente e nem se caracterize delituosa, trabalhar por conta própria há mais de seis meses, registrado ou não possuir renda bruta anual inferior a R$ 60 mil e manter o negócio em Ouro Preto do Oeste e região, além dos documentos pessoais.

Os valores a serem liberados variam de R$ 300 a R$ 10 mil, com juros de 1% a 2% com prazos que variam de 12 a 24 meses. O Banco do Povo está situado a Rua Café Filho, nº. 68 sala 01, em frente ao Cartório Eleitoral, bairro União. Com informações de Alexandre Araújo.
Fonte: Jornal Correio Popular de Rondônia

GOVERNO DO PARÁ CRIA NOVAS LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES

Batedores de açaí, mototaxistas e moradores dos municípios atingidos pelas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte serão beneficiados com as novas linhas de financiamento de microcrédito do Programa CredPará. A criação das linhas especiais foi aprovada na manhã desta quarta-feira, 19, durante a primeira reunião entre o governador Simão Jatene e os novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (CDE), realizada no Palácio dos Despachos. As novas linhas passarão a valer no próximo mês, assim que for publicado o decreto no Diário Oficial do Estado.

O valor para o crédito irá variar dependendo de cada categoria. No caso dos batedores de açaí, o limite será de R$ 8 mil, com renovações de acordo com as linhas convencionais do programa. “Hoje existem no Pará cerca de 100 mil pessoas empregadas neste ramo do açaí e a cada dia essa quantidade aumenta ainda mais. O governo está ampliando a linha de crédito para que esta categoria possa produzir e ter condições de crescer cada vez mais”, explicou o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Sérgio Bacury.

O secretário afirmou que o benefício poderá ser adquirido por pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, que residam no mínimo há dois anos no município demandante do crédito, que tenham um faturamento bruto anual limitado a R$ 120 mil, que não possuam restrições cadastrais e que sigam as regulamentações da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.

Para os mototaxistas, o objetivo do crédito é possibilitar maior organização e segurança para a categoria. “A nossa intenção é oferecer crédito para que o mototaxista possa se adequar com veículos novos que possuam os equipamentos necessários, garantindo sempre a segurança dos passageiros”, enfatizou Bacury. O valor do crédito para os mototaxistas será de até 70% do valor do veículo novo e até 100% dos demais equipamentos, respeitando o limite máximo de R$ 7 mil. Só poderá ter acesso a linha de crédito os mototaxistas que façam parte de uma organização social legalmente constituída e que esteja devidamente habilitado.

No caso das pessoas que residem nos municípios atingidos pelas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o limite do crédito será de R$ 3 mil. É necessário residir no município pelo menos há dois anos e ter um faturamento bruto anual limitado a R$ 120 mil. “Todos nós sabemos que as obras levarão consequências para os moradores. Essa linha foi criada para fomentar negócios na região”, finalizou o secretário.

Fonte;Agencia Pará de Notícias/foto:Cristino Martins

DEVIDO A ASSALTOS, MOTOTAXISTAS DE CAMPO GRANDE QUEREM QUE POLÍCIA REVISTE PASSAGEIROS


Devido aos constantes assaltos, os mototaxistas de Campo Grande querem mais atenção da polícia e o aumento das blitz. O fim do pagamento em dinheiro nos ônibus, com a obrigação do cartão eletrônico, contribuiu para o aumento no número de ocorrências envolvendo a categoria.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Campo Grande (Sindmototaxi), Dorvair Boaventura de Oliveira, afirmou que vai procurar o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto Davi dos Santos, e entregar um oficio pedindo revistas nos mototaxistas e passageiros.

“Queremos que a polícia nos pare. Às vezes estamos com um passageiro que na verdade é um ladrão. É bom quando a polícia se incomoda com a gente e nos para. A gente se sente seguro”, afirmou.

Segundo Dorvair, com a obrigatoriedade do uso do cartão eletrônico nos ônibus, aumentou o número de assaltos a mototaxistas, mas ressalta que a categoria sempre foi um alvo.

O dirigente sindical explica que os motototaxistas, como os taxistas, só aceitam pagamento à vista o que faz com que eles sejam vitimas constantes de assaltos.

Porém, como na maioria das vezes, os valores roubados são baixos, os mototaxistas preferem não fazer boletim de ocorrência. “Geralmente roubam documento, celular e um pouco de dinheiro. Pelo tempo que ele vai ter que ficar na delegacia, ele prefere nem dar queixa”, conta.

Insegurança constante

O mototaxista Ricardo Amarilha disse que foi vítima de assalto no mês passado, mas que o valor levado foi pequeno. “Vivemos uma insegurança constante porque não temos proteção nenhuma. É só alguém chegar e enfiar uma faca nas suas costas”, comentou.

Já o mototaxista Jhonatan Santos Oliveira afirmou que o número de assaltos não é maior porque os bandidos respeitam os trabalhadores da categoria. “Existe uma ordem de chefões de dentro dos presídios que é para não tocar nos mototaxistas”, relatou.

Fonte:CapitalNews.com.br-Foto:Deurico


GOVERNADOR DE RONDÔNIA, CONFÚCIO MOURA/PMDB LIBERA CRÉDITO PARA MOTOTAXISTAS EM OURO PRETO

A democratização do credito é uma meta do governador Confúcio Moura que está sendo levada aos 52 municípios de Rondônia, através do Banco do Povo. Até o final do ano serão investidos R$ 10 milhões no programa que beneficia diversos setores do comércio elevando a renda e a geração de emprego entre pequenos empreendedores rondonienses.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social-Sedes, Edson Vicente, a efetivação de uma política de crédito para financiar os empreendedores tem sido priorizada por determinação do governador Confúcio Moura, que tem o compromisso com a geração de emprego e renda dos rondonienses.

"Estamos colocando em pratica o sonho do governador Confúcio que lançou esta semente quando foi prefeito de Ariquemes e agora tem a oportunidade de compartilhar esta experiência com todos os rondonienses”, afirmou o secretário.

No último sábado foram liberados créditos para o financiamento de motos novas para os mototaxistas no município de Ouro Preto D’Oeste. Assim como a região central, municípios de outras regiões também receberam agência do Banco do Povo, e outros já estão programados para receber agência até o final do ano. “Queremos fortalecer a cadeia produtiva entre os empreendedores rondonienses. Com a facilidade do micro crédito, os pequenos e micros empreendedores poderão ampliar seus negócios sem burocracia”, destacou o secretário Edson Vicente.

Para o mototaxista Ademir Marcos da Silva, que há dez anos exerce a profissão e ganha R$ 1,7 mil por mês, diz que a liberação de crédito pelo Banco do Povo possibilitou comprar pela primeira vez uma moto nova para continuar a atender seus passageiros. Ademir pagará a nova moto em 36 parcelas de R$ 300 por mês. “Quero agradecer ao governador Confúcio Moura que está nos dando à oportunidade de trabalhar e sustentar nossa família. Nunca consegui financiamento em banco porque não temos como comprovar renda", declarou.

Para o diretor da agência José Arnaldo Luna a grande procura pelo micro credito comprova que existe uma grande parcela da população que está excluída do sistema financeiro tradicional e que precisam ser acolhidos por sistemas alternativos como o Banco do Povo. “Se o profissional não tem como comprovar sua renda, os bancos não fazem o financiamento e isso dificulta a ampliação do empreendimento, sem contar as taxas de juros que são abusivas”, frisou Luna.

Com a disposição do crédito, os micros empreendedores estão mais seguros de que podem pagar pelo empréstimo sem medo de atrasar as parcelas. São juros baixos e as facilidades de pagamento que encorajam e possibilitam o empreendedor a investir no capital de giro garantindo uma margem de lucro maior no final do mês.

Fonte:Rondoniaovivo

AVISO AOS PROPRIETÁRIOS DE MOTOCICLETAS DE 250 CC EQUIPADAS COM PNEU PIRELLI ARO 17 TIPO 130/70-1762S SPORT DEMON ADQUIRIDAS APÓS 26.03.2011

A Pirelli convocou os proprietáris de motocicletas equipadas com pneu Pirelli Sport Demon medida 130/70-17 adquirido após 26 de março de 2011 para inspeção e possível substituição do pneu traseiro, visto que este pode conter uma anormalidade na banda de rolagem capaz de alterar o tempo normal de desgaste do pneu. Este pneu é um item de série da Yamaha Fazer 250 2011/2012, mas também é compatível com outras motocicletas.

Abaixo, segue o informe na íntegra:
Durante seus rigorosos processos de controle de qualidade, a Pirelli identificou que o LOTE 1311 dos pneus 130/70-17 62S Sport Demon (uso traseiro) pode conter uma anomalia na banda de rodagem capaz de afetar o tempo normal de desgaste dos pneus e, por conseguinte, causar eventuais acidentes.

O produto equipa motocicletas Fazer YS 250 2011/2012 como equipamento original, sendo compatível, ainda, com as especificações técnicas de quaisquer outras motocicletas de 250 cc equipadas com roda aro 17. Esses pneus são instalados na roda traseira e podem ser identificados através da matrícula semanal DOT XE DP F960 1311, que se encontra gravada na região lateral do pneu, próximo à roda, conforme foto abaixo:

Neste contexto, a Pirelli convoca todos os proprietários deste produto para inspeção e possível substituição, imediata e gratuita, do pneu. Apenas equipamentos adquiridos a partir de 26.03.2011 estão, porém, sujeitos a esta verificação.

A Pirelli destaca a importância do pronto atendimento a esta convocação preventiva, muito embora nenhum indício ou informe de acidente relacionados aos mencionados produtos tenha sido noticiado até o momento.

Este programa tem início imediato e continuará por período indeterminado. Para maiores informações e obtenção dos endereços de troca, acesse abaixo ou entre em contato com o SAC 0800-7287638.
http://www.pirellipneus.com.br/
Fonte:Motokando.com

24/10/2011

PREFEITURA DE ITABAIANA/SE CADASTRA MOTOTAXISTAS

A partir desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Itabaiana, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito realiza cadastro dos mototaxistas. A ação faz parte do projeto Mototaxi legal é Mototaxi regular, que visa a efetiva regulamentação da profissão no Município.

Segundo o responsável pelo projeto, André Rezende, o último levantamento, realizado há cerca de dois anos, revelou que Itabaiana possui entre 800 e 1000 mototaxistas em atividade espalhados pelos bairros e povoados. A preocupação da SMTT é reduzir impactos na efetivação da regulamentação da profissão, adequando-os às exigências legais. Disse Rezende.

Para efetuar o cadastro, o profissional deve atender alguns requisitos básicos:
•Veículo emplacado e registrado no município de Itabaiana;
•Não possuir nenhuma autorização, permissão ou concessão para fins comerciais no município de Itabaiana;
•Ter idade mínima de 21 anos;
• Ser proprietário do veículo;
•Possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria A, por pelo menos 2 anos;
•Titulo de eleitor no município de Itabaiana;
•Apresentar registro da Central Prestadora de Serviço - CPS, ao qual está cadastrado até janeiro de 2012;
•Se do sexo masculino, estar em dias com o serviço militar.
O profissional deve, ainda, estar munido dos seguintes documentos (original e cópia):
•Comprovante de residência emitido há no máximo 60 dias;
•Comprovante do INSS como autônomo;
•CRLV
•Carteira Nacional de Habilitação na categoria A;
•2 fotos 3x4 recentes e datadas;
•Certidão negativa dos feitos criminais;
•Título de Eleitor;
•Carteira de reservista;
•Histórico da habilitação fornecido pelo Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, da unidade federal que foi emitida.

As exigências são provenientes do art.5º da lei municipal nº 1481/11, que nasce, em sua maioria, da combinação de exigências contidas na LF 12.009/09 e resoluções do CONTRAN adjacentes. Explicou André.

O cadastro será realizado, das 14:00 às 17:00 hrs, até o dia 28 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Essa não é a única ação do projeto, teremos ainda um curso de capacitação que está sendo planejado, mas antes temos que concluir a fase do cadastro. Finalizou André Rezende.

Fonte: Ascom/SMTT