20/07/2012

CADA VEZ MAIS POPULAR O USO DE MINE TELEVISORES E DVDS DISTRAEM MOTORISTAS E PROVOCAM ACIDENTES

Carro não é lugar para assistir à televisão ou ao DVD. Mas, para quem viaja nos bancos dos passageiros, pode até ser uma opção – desde que o motorista não possa ver as imagens e acompanhar o que está sendo exibido. A resolução 242 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é clara sobre esse assunto e ainda indica que a tela deve ser bloqueada – ou trazer a imagem do GPS – quando o veículo estiver em movimento.
A questão da instalação de DVDs em carros foi um ponto não-pacífico por algum tempo. Em dezembro de 2003, foi publicada a resolução 153, que proibia a instalação de aparelhos, com exceção feita aos bancos traseiros. Até mesmo o GPS só poderia ser usado com o carro parado. Em março de 2006, mudanças: a resolução 190 permitia que o DVD fosse instalado nos espaços dianteiros. O GPS, com o veículo andando, poderia ser usado apenas com áudio ou com símbolos. Hoje, o uso da imagem cartográfica é liberado. Usa-se a toda hora, inclusive em táxis.

“O Código de Trânsito proíbe que o motorista não esteja com 100% de atenção ao veículo. Não há um estudo a respeito do quanto esse tipo de aparelho causa acidentes, mas em casos de simulações feitas fora do Brasil percebe-se que há muita coisa que tira a atenção do motorista, entre elas o uso de televisores”, afirma o professor Paulo Cesar Marques da Silva, engenheiro especialista em trânsito e membro da Câmara Temática de Educação e Cidadania do Contran. Mais do que a questão dos mini televisores, Marques cita os celulares como os principais motivos de distração dos motoristas. Por serem uma preocupação mais antiga, já ganharam estatísticas: números da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostram que 80% dos motoristas fazem ligações e conferem sms e e-mails enquanto dirigem.

“Mas a questão da TV no carro também é preocupante. Talvez seja difícil uma norma que proíba isso, já que é direito dos outros ocupantes do carro poder assistir. E até o motorista pode também ver TV com carro parado. Quanto a isso, óbvio, não há problemas. A questão estaria na educação. É algo que demora mais para apresentar efeitos, mas que sensibiliza pessoas”, afirma o professor.

Diretor da Abramet no Rio, Fernando Moreira apresenta números que podem fazer qualquer motorista ficar de olho vidrado no para-brisa e esquecer os televisores. O médico diz que, dirigindo a 72 km/h, um segundo de distração pode causar a perda de cerca de 20 metros de visão no deslocamento. “E às vezes, uma olhadinha para o lado faz com que o motorista perca 2, 3 segundos. Imagine 30, 40, 50 metros sem a real noção do que está acontecendo?”, espanta-se Moreira. “As pessoas estão correndo esses riscos. Transcorrem longos trechos sem prestar atenção ao trajeto e arriscam-se a choques violentos, sem possibilidade de frenagem”.

Tanto Marques quanto Moreira espantam-se com a quantidade de novidades que aparecem para tirar a atenção do motorista. Para o diretor da Abramet, vivemos tempos em que a atenção está cada vez mais disputada. “Fico abismado com a quantidade de coisas que inventam a cada dia. SMS, internet e agora a TV: tudo para distrair quem está dirigindo. É realmente um grande risco dos dias de hoje”, conta. Para Marques, as leis precisam sempre ter regras gerais para acomodar todas as novidades que surgirem. “E sempre vão surgir mais. Não é razoável querer prever todas as regras gerais e colocais numa legislação. Hoje temos a TV e os celulares. Mas já vi, nas ruas, casos de pessoas que se barbeavam com barbeador elétrico ligado no próprio carro, enquanto dirigiam”, afirma.
Fonte: Trânsito Seguro

EM QUIXADÁ/CEARÁ APENAS 30% DOS MOTATOXISTAS ESTÃO REGULARES


Ágil e com preço mais acessível à população de baixa renda, o serviço de mototáxi vem se popularizando, também, em cidades de médio porte do Interior do Estado. No município de Quixadá, distante 158 km de Fortaleza, por exemplo, mais de 1,2 mil veículos já são usados para este fim.

O volume representa mais de 8% do total de 15 mil motos registradas na Cidade. Mas a baixa regulamentação do setor vem preocupando autoridades de trânsito e dirigentes de associação de mototaxistas.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito de Quixadá (DMT), apenas 30% dos mototaxistas estão regulares no município. “De janeiro para cá, apenas cento e vinte mototaxistas fizeram seus registros” afirma Clerton Almeida do Carmo, diretor do DMT.

Segundo estima o dirigente, a tendência é que esse número aumente ao longo do ano, mas ainda deverá ficar abaixo do adequado.

No rastro dos baixos índices de registro de mototaxistas em Quixadá, o serviço estaria passando por uma série de problemas, causando reclamações do usuários. Entre eles, imprudência e desrespeito às leis de trânsito.
 
Falta apoio público
 
O presidente da Associação dos Mototaxistas de Quixadá, Antônio Narciso, critica, entre outros pontos, a falta de espaços públicos reservados para as motocicletas que prestam o serviço na cidade. Isso tem levado a maioria dos trabalhadores da área a estacionar em cima de calçadas.

“Colocaram em algumas ruas somente placas indicativas de estacionamento para mototáxis, mas esqueceram de instalar abrigos do sol ou da chuva”, afirma o presidente da associação.

Uma reunião chegou a ser realizada, entre representantes da categoria e o setor de trânsito do Município. Mas pouco avançou. Outro encontro foi marcado para o mês de agosto.
Fonte: O Povo Online

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO ESCLARECE DÚVIDAS DE MOTOBOYS E DE EMPREÁRIOS EM AUDIÊNCIA PÚBLCA

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou na tarde de ontem  (19) audiência pública sobre a regularização dos motoboys. A iniciativa teve como objetivo orientar e esclarecer as dúvidas dos trabalhadores sobre as novas regras que entram em vigor no próximo dia 4 de agosto.

Dentre as medidas propostas pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito estão o uso de equipamento apropriado como capacetes, coletes com dispositivos retrorrefletivos, luvas, cotoveleiras, joelheiras e vestimenta apropriada, além de curso especializado e a idade mínima de 21 anos. Para o transporte é preciso ainda que seja registrado como veículo de aluguel e que haja a instalação de protetor mata-cachorro e de antena corta-pipas. Outra mudança é o transporte de carga que deve ser feito com o auxílio de side-car.

A medida mais discutida foi o curso especializado, oferecido pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), tem duração de três dias, com carga horária de 30 horas e é ofertado todos os dias, inclusive sábados e domingos. Até o mês de julho mais de 540 motoboys já se inscreveram para atender aos requisitos do Cotran.

De acordo com a procuradora do Trabalho à frente do caso, Adriana Gondim, o resultado do evento foi positivo, pois os empresários e os trabalhadores puderam expor as dificuldades para a adequação à nova regulamentação. As medidas buscam a segurança no exercício do trabalho e a diminuição dos acidentes de trânsito envolvendo motofretistas e mototaxistas.

Ainda estiveram presentes Conceição Menezes, diretora do Sest/Senat em Recife, do coronel Celivaldo Lira, diretor de Operações do Detran/PE, Semíramis Queiroz, da presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), além de representantes dos sindicatos e das empresas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MPT-PE

MENOS DE 500 MOTOBOYS FIZERAM CURSO EXIGIDO PELA NOVA LEI EM PERNAMBUCO.NOVAS REGRAS PEGARÃO TODOS DE SURPRESA


Como sempre, as coisas no Brasil (e em Pernambuco, principalmente) só acontecem no apagar das luzes, nos cinco minutos finais do segundo tempo. É o que tem acontecido com a regulamentação dos motoboys, mototaxistas, motofretistas e todos aqueles que trabalham sobre uma moto. As medidas que tentam garantir a segurança dos profissionais são previstas na Lei 12.009, que data de 2009 , e entram em vigor a partir do próximo dia 4 (agosto), ou seja, em 16 dias. Mas só agora os órgãos públicos começaram a se mexer, o que é extremamente preocupante e sinaliza que continuaremos com flagrantes de desrespeito à legislação, tão comum à profissão. Em Pernambuco,  apenas quatro municípios regulamentaram o serviço de mototaxistas (Arcoverde, Caruaru, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe) e o número de motofretistas e mototaxistas que realizaram o curso especializado exigido na lei  e realizado pelo Sest/Senat é de apenas 5.328 .  Foram 4.920 mototaxistas e 408 motofretista.

A quantidade é pequena nas duas categorias, mas é assustadora no caso dos motoboys. Principalmente se considerarmos que, segundo estimativa do Sindmoto, existem 30 mil motoboys somente na Região Metropolitana do Recife. O número de mototaxistas clandestinos ninguém faz sequer ideia. Não é à toa que na tarde desta quinta 19/7) o Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza audiência com as principais empresas empregadoras de serviços de motofrete – como farmácias e redes de alimentação –, às 16h, na sede do Detran-PE, para fazer recomendações sobre a regularização de seus funcionários. O Detran-PE também planeja, mesmo que somente agora, uma campanha “maciça”, como o órgão definiu, para orientar trabalhadores, patrões e a sociedade sobre os itens de segurança exigidos. Nesse caso vale o ditado: antes tarde do que nunca.

O que diz a Lei (Fonte: Detran-PE):
·       O motoboy e o mototaxista devem ter, no mínimo, 21 anos de idade e possuir habilitação na Categoria ‘A’ (para motociclistas) há, pelo menos, dois anos.
·       Obrigatoriedade de cursos especializados para profissionais que trabalham como MOTOFRETISTAS/MOTOBOYS/MOTOTAXISTAS. Em Pernambuco, os cursos são ministrados pelo SEST/ SENAT. O curso possui duração de 30 horas/ aula. Outras informações podem ser obtidas pelos (81) 2119.0228/ 0229/ 0230/ 0233
·       Registro como veículo da Categoria de Aluguel (placas vermelhas);
·       Instalação de protetor de pernas (mata-cachorro), fixado no chassi do veículo, destinado a proteger a perna do condutor em caso de tombamento, nos termos de regulamentação do CONTRAN;
·       Instalação de aparador de linha (antena corta-pipas), nos termos de regulamentação do CONTRAN;
·       Inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança. A instalação ou incorporação de dispositivos para transporte de cargas também devem estar de acordo com a regulamentação do CONTRAN.
Em que multas os motoboys/mototaxistas podem incorrer?
Art. 231. Transitar com o veículo:
VIII – efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente:
Infração – média; (R$ 85,12)
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo;
“Art. 244.  Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
VIII – transportando carga incompatível com suas especificações ou em desacordo com o previsto no § 2o do art. 139-A desta Lei;
IX – efetuando transporte remunerado de mercadorias em desacordo com o previsto no art. 139-A desta Lei ou com as normas que regem a atividade profissional dos mototaxistas:
Infração – grave; (R$ 127,69)
Penalidade – multa;
Medida administrativa – apreensão do veículo para regularização.
Fonte: De olho no trânsito
Foto Hélia Schepa/JC Imagem

19/07/2012

MOTOCICLISTAS SÃO TEMA DE CONFERÊNCIA NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO

 A segurança sobre duas rodas: a experiência paulistana no período de 2005 a 2012 foi o tema da conferência da Heloisa Helena de Mello Martins, representante da Companhia de Engenharia de Trânsito da Cidade de São Paulo (CET) no Congresso Internacional de Trânsito, em Porto Alegre.

A prefeitura da cidade de São Paulo estima ter em circulação diariamente quase um milhão de motociclistas. Segundo levantamento da CET, nos últimos seis anos houve 1,4 mil mortes por ano no trânsito em São Paulo, com grande parte dessas vítimas sendo motociclistas. Enquanto a taxa de mortalidade de ocupantes de outros tipos de veículos é de 0,33 para cada 10 mil veículos, entre os motociclistas a taxa é de 5,49 mortes a cada 10 mil motos.

Frente a esse panorama, a CET executa uma série de ações visando a redução dos acidentes com motos e consequentemente o número de lesões e mortes. As ações envolvem educação no trânsito, com cursos gratuitos de pilotagem de motocicletas e um específico para os mensageiros profissionais, já realizado por mais de cinco mil motociclistas. Outra medida foi a criação de corredores exclusivos para motos em grandes avenidas da cidade, que contam com sinalização horizontal e vertical específica para o tráfego de motocicletas. Também foi bastante eficaz a proibição da circulação de motocicletas na Marginal Tietê, via de tráfego intenso de veículos pesados e de carga, o que levou a uma redução de 30% nos acidentes com mortes nessa via.

A CET intensificou também as operações de fiscalização, inclusive com uso de radar específico para a autuação de motocicletas em excesso de velocidade. Já são seis equipamentos em uso na cidade, capazes de registrar a velocidade das motos mesmo quando trafegam entre os veículos.


Números no Brasil

A consultora da área técnica de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima, apresentou números em relação à redução das taxas de mortos e feridos por acidentes com transporte terrestre no Brasil. "Apesar das ações já implementadas, o Brasil tem muitos desafios pela frente e nada a comemorar quando se fala em números", afirmou.

Cheila acrescentou que apesar da questão da prevenção de acidentes de trânsito ter entrado em pauta no Brasil antes da Organização Mundial da Saúde, "a verdade é que precisamos trabalhar muito para alcançar a meta estabelecida pela OMS de redução em 50% do número de mortos e feridos em acidentes, em 10 anos, nos 10 países que mais registram mortos e feridos por acidentes com transporte terrestre".

Custo anual dos acidentes de trânsito no Brasil: R$ 40 bilhões

Na última palestra do dia, o técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, revelou que o custo anual dos acidentes de trânsito no Brasil é de aproximadamente R$ 40 bilhões. A quantia é uma atualização dos últimos dados tabulados pelo IPEA, em 2005 e 2006. Dentro desse número está o custo com acidentes em aglomerados urbanos, superior a R$ 9 bilhões, e o custo dos acidentes em rodovias, de aproximadamente R$ 30 bilhões. Maiores informações podem ser obtidas no site do Congresso em www.congressodetransito.rs.gov.br.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO

Alerta quanto aos graves números de mortes e acidentes no trânsito brasileiro, mas otimismo em relação às ações que vem sendo realizadas no sentido de combater a acidentalidade e mudar o comportamento dos condutores. Foi com este tom que começou, na noite desta terça-feira (17) em Porto Alegre, o Congresso Internacional de Trânsito - Ideias que salvam vidas, promovido pelo Detran/RS. O evento, que segue até quinta, vai apresentar projetos exitosos e analisar o primeiro ano da Década de Ação pela Segurança do Trânsito.

Mais de 1,2 mil participantes se inscreveram para o encontro que visa compartilhar experiências que tiveram êxito no combate à violência no trânsito. O Congresso marca os 15 anos do Detran gaúcho e integra a Década de Ação pela Segurança do Trânsito, estabelecida pelas Nações Unidas, cujo objetivo é reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes de trânsito até 2020.

“O número de inscrições mostra a mudança de comportamento na sociedade brasileira como um todo que, determinada, está conseguindo realizar ações para acabar com essa tragédia continuada”, afirmou o vice-governador gaúcho, Beto Grill. Presidindo o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ele destacou as ações realizadas pelo governo do Estado, que colocou o tema do trânsito como prioridade, através da articulação entre os órgãos públicos e a busca de experiências que deram certo ao redor do mundo.

A abertura da cerimônia, no centro de eventos do Barra Shopping Sul, foi marcada pelo otimismo com os resultados das ações já realizadas no Brasil, mas com o alerta de que o caminho é longo para reduzir os trágicos índices de acidentalidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que, em 2009, aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morreram em acidentes de trânsito em 178 países. No Brasil, o número de óbitos por acidentes com transporte terrestre aumentou em 24% entre os anos de 2002 e 2010, passando de 32.753 para 40.610, segundo levantamento do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde divulgado no ano passado.

“Se chegarmos, em 2020, a atingir 50%, teremos que ter vergonha dos números em nosso país. Serão 20 mil mortes e não podemos achar que isso é bom”, lembrou o deputado estadual Miki Breier, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Assembleia Legislativa. “A realidade é que o número de acidentes no Brasil e no mundo são assustadores. É nosso dever e responsabilidade reverter essa situação”, complementou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) do Ministério das Cidades, Júlio Ferraz Arcoverde.

De acordo com o diretor-presidente do Detran gaúcho, Alessandro Barcellos, a união de esforços, a articulação entre os órgãos públicos e a prioridade dada ao tema do trânsito vêm permitindo a construção de uma política pública de combate à violência no trânsito. “Essa atitude foi fundamental para que iniciemos uma trajetória na direção da redução da acidentalidade”, afirmou Barcellos, opinião referendada pelo presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Jaime Lobo da Silva Pereira, para quem o Rio Grande do Sul passa por um novo momento na política de trânsito. “A integração com os municípios vem proporcionando ao Rio Grande do Sul acabar com a impunidade do trânsito, para que todos tenham consciência de sua responsabilidade”, ressaltou.

Emocionado, o presidente do Detran gaúcho relembrou uma passagem familiar. “A vida não tem um preço monetário. Para nós, a vida de cada um tem valor e cada um de nós sabe o valor que a vida tem. Dessa forma, não poupamos esforços para conhecer essas ideias que deram resultado e salvaram vidas”, disse Barcellos.

Serão, no total, 15 palestras ao longo do evento, que trarão experiências exitosas em estados brasileiros e países como Austrália, Espanha, França e Argentina, que conseguiram reduzir os acidentes no trânsito. “Todas as ideias foram propostas por pessoas iguais a nós, que um dia disseram ‘basta’. Essas pessoas levantaram de suas cadeiras, arregaçaram as mandas e construíram com seus parceiros ações concretas com o objetivo de mudar o que parecia imutável”, finalizou o presidente do Detran/RS.

A cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Trânsito foi encerrada com a apresentação da peça “Exército de Sonhos”, o primeiro espetáculo montado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, entidade fundada em 1996 em Porto Alegre. Após o encerramento, os participantes acompanharam a realização, em frente ao shopping, de uma blitz da Operação Balada Segura, uma das ações que vem sendo implementadas pelo Detran/RS.

Daniel Cassol

17/07/2012

DETRAN DE SÃO PAULO DÁ INÍCIO AOS CURSOS PARA MOTOTAXI

Seguro Mototaxi informa que o Detran - SP iniciará os cursos aos condutores do serviço de mototaxi nas cidades abaixo e maiores informações poderão ser obtidas nos meios de contatos:

SEST SENAT - Araçatuba
End.: Rodovia Senador Teotônio Vilela, s/n°, Km 09, Caixa Postal 1.339 , Jardim Alvorada, Araçatuba, SP
Telefone: (18) 3607-2700
... Fax: (18) 3607-2701
Horário de funcionamento: Dias Úteis - 8h às 21h30

SEST SENAT - Araraquara
End.: Avenida Antenor Elias, n° 1.450 - Caixa Postal n°1.031, IV Distrito Industrial, Araraquara, SP
Telefone: (16) 3336-2090 / 3336-2764
Fax: (16) 3336-2227
Horário de funcionamento: 2ª, 4ª, 6ª - 8h às 18h e 3ª, 5ª das 8h às 21

SEST SENAT - Bauru
End.: Rua José Postingue, nº. 5115 - Caixa Postal nº. 2013, Distrito Industrial II, Bauru, SP
Telefone: (14) 2108-1800
Fax: (14) 2108-1829
Horário de funcionamento: Dias Úteis - 8h às 18h

SEST SENAT – Campinas
Av. Comendador Aladino Selmi, 1395 – Bairro dos Amarais – Campinas,SP
Telefone/Fax: (19) 3746-3700
Horário de funcionamento: Dias Úteis – 8h às 18h

­SEST SENAT - Marília
End.: Avenida Doutor Durval Menezes, Nº 1901, Núcleo Habitacional Nova Marília, Marília, SP
Telefone: (14) 3401-0202
Fax: (14) 3401-0209
Horário de funcionamento: Dias Úteis - 8h às 18h

SEST SENAT - Presidente Prudente
End.: Rodovia Arthur Boigues Filho, n° 585, Jardim Novo Bongiovani, Presidente Prudente, SP
Telefone: (18) 3906-1074
Fax: (18) 3906-4586
Horário de funcionamento: Dias Úteis - 8h às 19h

SEST SENAT - Ribeirão Preto
End.: Rodovia Anhanguera, Km 319, Avelino Alves Palma, Ribeirão Preto, SP
Telefone: (16) 3797 6600
Fax: (16) 3797-6629
Horário de funcionamento: Dias Úteis - 8h às 21h

SEST SENAT – São José do Rio Preto
End.:Avenida Abilio Appoloni, nº 100 – Bairro Jardim Conceição, São José do Rio Preto, SP
Telefone/Fax: (7) 3354-5100
Horário de funcionamento: Dias Úteis – 08h00 às 18h00
Fonte: face do seguro mototaxi

15/07/2012

CÂMARA DERRUBA VETO E MANTÉM LEI DO MOTOTAXI

Com a decisão do plenário, o Legislativo irá promulgar a lei, de autoria do vereador Edílson Fogaça, nos próximos dias. A votação do veto foi acompanhada ontem por representantes do Sindimotos
Os vereadores rejeitaram ontem, por unanimidade, o veto do prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB) ao projeto de lei do vereador Edílson Fogaça (PTN), que regulamenta a atividade dos mototaxistas em Ponta Grossa/PR. Com essa decisão, o Legislativo irá promulgar a lei nos próximos dias, e entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial do Município, com um prazo de até 60 dias para a adequação à lei. A votação do veto foi acompanhada por representantes do Sindicato dos Motoboys de Ponta Grossa (Sindimotos).

A justificativa do prefeito, de que a regulamentação da profissão irá aumentar o número de acidentes e de mortes com motocicletas, não convenceu os parlamentares, que consideraram a alegação sem consistência jurídica e decorrente apenas de uma opinião pessoal do prefeito.

“Temos 28 mil motocicletas circulando pela cidade e cerca de mil fazendo o serviço de mototáxi. O prefeito foi infeliz na sua justificativa em dizer que os mototaxistas vão causar mais acidentes. Isso é subjugar a inteligência da população”, avaliou Fogaça, emendando que nunca viu uma fundamentação de veto tão inócua e estapafúrdia.
Fonte:JM News

A PARTIR DE JANEIRO, CARRO NOVO TERÁ DE TER RASTREADOR

Após cinco anos de discussões, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu as regras para tornar obrigatória a presença de kits antifurto nos veículos vendidos no País. A partir de janeiro, 20% de todos os automóveis e caminhões novos terão de ter instalados sistemas de bloqueio e rastreamento. Em agosto, serão 100% dos veículos novos. Para as motos, o prazo de adequação para o total da frota vence em janeiro de 2014.
Os sistemas deverão estar instalados nos carros. Mas será opção de cada proprietário decidir se vai ou não pagar para manter o serviço de rastreamento, que deverá ser contratado em uma empresa privada do ramo. Já o bloqueio deverá vir funcional, com a opção de ser acionado diretamente pelo proprietário.

O projeto já havia sido adiado por cinco vezes. Entre os motivos, estava a falta de definição da tecnologia usada para manter a comunicação entre o carro e a central de rastreamento. A Deliberação 128 do Contran, que determinou o novo cronograma, foi publicada há duas semanas.

Cada fabricante (ou importador) de veículo terá de homologar seu modelo no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Uma busca feita no sistema do órgão mostra que cinco fabricantes já têm seus sistemas homologados. Mas ainda não há certeza quanto ao impacto que a medida trará ao preço dos carros.
Atualmente, as empresas que oferecem esses kits os comercializam por preços que variam entre R$ 200 e R$ 500, mais cerca de R$ 50 mensais pela assinatura dos serviços de rastreamento.

Uma das justificativas para a criação da medida é a possível diminuição do número de furtos de veículos e, consequentemente, do valor dos seguros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.