05/03/2009

ACORDO RESTRINGE A ATUAÇÃO DE MOTO-TAXIS EM MANAUS


Um acordo firmado nesta segunda-feira (2) entre a Prefeitura de Manaus e representantes de taxistas e moto-taxistas, definiu a retirada de todos os pontos de moto-táxis existentes fora das zonas Norte e Leste de Manaus. O acordo também proíbe a atuação dos moto-táxis em frente às casas de shows e hospitais em qualquer área da cidade.

O vice-prefeito Carlos Souza, que mediou a reunião entre Taxistas e Moto-taxistas, estipulou o prazo de 10 dias para as medidas serem cumpridas. Após o prazo de dez dias, o Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU) e o Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans) vão fazer blitz em todos os bairros da cidade para coibir a atuação dos motos-táxis irregulares. Com o acordo, os moto-taxistas podem atuar nos bairros das zonas Leste e Norte. A categoria tem que desativar todos os pontos existentes em outras áreas, como nos bairros da Alvorada, Japiim e Petrópolis. O Centro da cidade, que desde o início do ano começou a abrigar vários pontos de moto-taxis, terá proibida a circulação dos moto-taxistas. Os representantes da categoria de moto-táxi calculam que existam em Manaus cerca de 5 mil moto-taxistas. Desse total, aproximadamente 1,5 mil não tem condições de trabalhar. São condutores de final de semana que aproveitam a motocicleta para ganhar um dinheiro extra. Entre as irregularidades encontradas pelo IMTUrbanos junto aos motos-taxistas, estão a falta de habilitação para conduzir moto e, em muitos casos, condutores com idade inferior a 18 anos.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 12 deste mês, entre a Prefeitura e os representantes de taxistas e motos-taxistas com a finalidade de avaliar o cumprimento do acordo.
Fonte: Rádio Amazonas FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário