07/02/2011

ACIDENTES COM MOTOS PROVOCARAM PAGAMENTO DE MAIS DE 150 MIL

No ano passado, 60% das indenizações pagas pelo seguro obrigatório foram para vítimas

Todos os dias milhares de motociclistas se arriscam pelas ruas nas principais cidades do país. Com o aumento da frota, o número de acidentes também cresce. Em 2010, 60% das indenizações pagas pelo seguro obrigatório foram para vítimas de acidentes com motos. Percentual mais alto dos últimos cinco anos.

O mais alarmante é que as motos representam apenas 26,38% da frota nacional. A maior parte dos acidentes envolvendo motoqueiros ocorre nas grandes cidades. São Paulo, por exemplo, não vive sem os motoboys, que agilizam a entrega de mercadorias.

A moto também passou a ser utilizada por quem não aguenta a rotina dos congestionamentos. Assim, a lista das vítimas do trânsito só aumenta.
''A moto em si é um veículo perigoso e precisam ser tomados todos os cuidados possíveis para se prevenir. Sinalização, etc e orientação pedagógica, campanhas educativas, na medida do possível para evitar a exposição deles'', alerta Moise Edmond Seid, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.

Três anos atrás, o vendedor José Firmino da Silva ia para o trabalho de moto. O trânsito era intenso e ele acabou espremido pelos carros e caiu.
''De imediato eu fiquei tetraplégico. Depois da primeira cirurgia eu comecei ter os movimentos dos braços. Aí com o tempo eu tive progresso normal. Hoje eu estou paraplégico'', conta.

Dois anos depois, ele ainda faz duas sessões de fisioterapia toda semana. A vida mudou.
E o meio de transporte também. Com o dinheiro que recebeu do DPVAT, José comprou um carro adaptável.
Ele fala o que imagina quando vê um motoqueiro passando ao seu lado. ''Até arrepio... É complicado... Principalmente esses que andam correndo demais'', fala José.

Para informações acesse: www.dpvatseguro.com.br
Fonte: Perkons/Jornal Globo

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Nayane e sou estudante de economia. Para concluir meu curso (esse ano) estou iniciando minha monografia e é justamente relacionada aos custos sociais dos moto-taxistas para a sociedade de Serra Talhada(minha cidade) gostei muito de seu blog, inclusive encontrei informações relevantes para minha monografia.Como você já tem mais conhecimento a respeito das informações coletadas gostaria que me ajudasse para poder ajudar ou contribuir de alguma forma para a sociedade.Meu email é:nayakelle88@hotmail.com

    ResponderExcluir