03/07/2013

MOTOTAXISTAS E TAXISTAS DE SERRITA SE REUNEM PARA UM PROTESTO

CONTRA-SENSO EM SERRITA

Soube que os mototaxistas e taxistas da cidade pretendem parar a PE 507 na próxima quinta-ferira 04, protestando contra os buracos da rodovia que liga Serrita a Salgueiro.
Não sou contra a esta manifestação, muito pelo contrário, quero apenas questionar alguns pontos.

Sei que há muito tempo a PE 507 está intransitável e somente agora que vão protestar, justamente no mês da Missa do Vaqueiro. Alguém está querendo se aproveitar disso e receber verba para a OPERAÇÃO TAPA BURACO.

Os mototaxistas da cidade são todos CLANDESTINOS, os vereadores e o prefeito não estão nem ai para REGULAMENTAR a PROFISSÃO que é um direito da categoria adquirido através da LEI FEDERAL 12009/2009. Sem o reconhecimento da profissão por uma LEI MUNICIPAL, esses trabalhadores do transporte sobre 2 rodas estão totalmente desprovidos de seus direitos, entre eles: Aposentadoria direcionada para a categoria, direito a linha de financiamento de crédito para as motos, direito a sair da informalidade (Programa Empreendedor Individual), direito a placa VERMELHA (aluguel), etc.



Em caso de acidente envolvendo passageiro, a situação fica ainda mais complicada, pois o passageiro poderá processar a prefeitura e ganhar a causa. O município e co-autor, pois é quem autoriza exploração do serviço.

Conforme a Resolução 356 do Contran que rege as normas de segurança para os profissionais de mototaxi e motoboy no BRASIL, é indispensável uso de capacete, colete de segurança de alta visibilidade, motos padronizadas, curso de qualificação, etc.
Em Serrita a coisa não funciona bem assim, soube que algumas motos são de propriedade do filho do prefeito, as batas (que não são coletes) estão totalmente fora do padrão exigidos por lei e fazem propaganda com o nome do filho do prefeito e de outras pessoas.

Essa categoria deveria lutar e protestar parando a PE 507 para mostrar as autoridades o descaso com seus direitos. VOCÊS DEVEM LUTAR PELA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE MOTOTAXI. Os buracos o prefeito já demonstrou que tem prestígio com o governador, é só ir buscar a verba, inclusive o ministro da Integração esteve por ai esses dias para receber o Título de Cidadão Serritense e passou pela PE 507 ou será que ele foi VOANDO? 

Os mototaxistas de Serrita deveriam seguir este exemplo.


Para organizar o sistema de transporte do município é necessário que os vereadores ou o prefeito proponham através de projeto de lei uma regulamentação para atender às necessidades da população e aos anseios dos que fazem o transporte alternativo do município. Com a regulamentação os transportes serão padronizados e com tarifas estipuladas de comum acordo com as categorias, taxistas e mototaxistas.

ACORDA SERRITA!!!
Fátima Canejo.

Um comentário:

  1. Olha só! No Pará a profissão é regulamentada e veja que chique, alguns profissionais apareceram em destaque no Facebook do Pastor Everaldo do PSC:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=490295454397133&set=a.468968396529839.1073741828.466981723395173&type=1

    Parabéns aos representantes paraenses da categoria!

    ResponderExcluir