14/02/2009

MOTOTAXISTAS FAZEM PROTESTO AMANHÃ- Rio Branco-Acre

Profissionais pedem apoio das autoridades para intensificar fiscalização contra “pirangueiros”
Os mototaxistas permissionários do município farão amanhã uma manifestação na frente da prefeitura do Bosque para cobrar maior rigor na fiscalização contra os “pirangueiros”. A concentração vai acontecer às 8 horas, no pátio do Teatro Plácido de Castro, de onde os profissionais sairão em passeata até a frente do prédio que abriga o gabinete do prefeito Raimundo Angelim. O presidente do sindicato da categoria, Pedro da Silva Mourão faz questão de deixar claro que não se trata de um protesto contra as autoridades do Estado ou do município, mas, de uma cobrança no sentido de proteger os direitos dos trabalhadores que pagam seus impostos e cumprem as regras estabelecidas pelo contrato de concessão do serviço de transporte público. “Estamos cobrando apenas o cumprimento da lei que nos ampara e à qual estamos sujeitos”, esclarece.
Segundo o sindicalista, os permissionários compreendem que todos precisam trabalhar, mas eles não concordam com a concorrência desleal de uma categoria que não possui representação legal, não conta com o amparo da lei, não paga imposto e ainda oferece risco de morte aos usuários. “Se a prefeitura achar que deve ampliar o número de placas de concessão do serviço a gente aceita, mas não podemos concordar com a concorrência desleal”, explica.
Ele diz que a categoria compreende as limitações do setor de fiscalização, mas que tal fato deve ser resolvido sob pena de o município perder o controle do setor. “Se for preciso a gente vai pedir a ajuda do governo para que haja maior investimento nessa área de fiscalização. Não devemos esquecer que o serviço clandestino não oferece segurança ao usuário, que apesar de ser livre para escolher com quem quer andar, também está à mercê do perigo iminente”, acrescenta.
O superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, confirma que a autarquia não dispõe de pessoal suficiente para efetuar a fiscalização, mas que ainda ontem estava se reunindo com os setores de operação do trânsito para traçar uma estratégia de ação mais eficaz. “Estamos buscando uma nova dinâmica de fiscalização que garanta a manutenção da ordem, até porque esse é o nosso papel”, garante.
Ricardo Torres lembra que o registro da violência usada pelos “pirangueiros” contra os fiscais da RBTrans é uma prova de que os profissionais da autarquia estão nas ruas para fazer com que a legislação seja cumprida. “Estamos articulando uma forma de manter a fiscalização efetiva sem descuidar da segurança e da garantia da integridade física dos nossos trabalhadores”, enfatiza.Para o superintendente, já ficou claro que o grupo de mototaxistas clandestinos não é pacífico, uma vez que parte para a violência, o confronto com os fiscais e ameaças de morte contra os gestores do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário