18/02/2009

O SERVIÇO DE MOTOTAXI NO PAÍS

O serviço de mototaxi chegou ao Brasil por volta de 1985, na cidade de Crateús no estado do Ceará, proveniente da Venezuela e logo se espalhou por diversos municípios brasileiros, como um transporte rápido, prático, barato e econômico. De lá para cá o indispensável serviço de poucos reais na maior parte das corridas, resolveu diversas pendências de estudantes e donas-de-casa, de trabalhadores e de grandes empresas. Atualmente temos mais de 3 milhões de mototaxistas no País e a grande maioria trabalha clandestinamente por falta de regulamentação e reconhecimento por parte dos governantes, principalmente nos municípios, onde o trânsito é municipalizado e não reconhece o serviço de mototaxi como prestadores de serviços à sociedade, empurrando o problema que cada dia mais se agrava... esses trabalhadores (homens e mulheres) que estão permanentemente nas ruas, seja noite ou dia, ficam de costas para o desconhecido, sujeitos a todo tipo de risco.

Esse serviço de mototaxi, veio trazer consolo para centenas de pais que antes estavam desempregados e que tiveram que se virar nesse tipo de trabalho informal, para garantir o sustento da família. É comum que muitos se arrisquem mesmo tendo consciencia de que está entrando sem uma autorização legal, exercendo a atividade de forma pirata.

Como já foi dito anteriormente os governantes desse país que estão lá colocados pelo nosso voto, ainda continuam fazendo vista grossa para esta grande problemática, que cada vez mais se agrava! Está na hora de reconhecer essa categoria como PROFISSIONAIS com a aprovação do Projeto de Lei nº 6303/2002, que se encontra no Senado Federal esperando há 7 anos a boa vontade política desses que infelizmente, fazem as leis nesse lindo país chamado Brasil. Com a falta de regulamentação dos municípios (a partir do momento que o trânsito é municipalizado os prefeitos tem a autonomia de reconhece-los como prestadores de serviços à sociedade) e não esperar (fazendo jogo de empurra/empurra) por Brasília para reconhece-los como profissionais, pois somente a União tem o poder para isto.

Com o reconhecimento eles se tornarão cidadãos qualificados com direitos, deveres e obrigações, com uma padronização correta e uma melhor qualidade de vida. Por isso meus amigos companheiros, chega de tanta espera e de deixar a porta aberta para aqueles que não são mototaxistas, se utilizarem desse serviço para denegrir nossa imagem, causando problemas no trânsito, violência, tráfico de drogas, desrespeitando a nossa categoria! Fica aqui o meu apelo aos homens que fazem as leis, que aprovem o mais rápido possível, o Projeto de Lei acima mencionado, pois assim evitarão um caos a curto prazo. Um abraço a todos da Loira

Nenhum comentário:

Postar um comentário