26/03/2009

PROJETO VAI INSTITUIR MOTOFRENTISTAS- Terezina-PI

19.03.2009-O vereador Major Paulo Roberto apresentou projeto de Lei sobre o tema:
O vereador Major Paulo Roberto (PRTB) apresentou Projeto de Lei para instituir a figura do moto-frentista na capital de Teresina.
De acordo com o parlamentar a proposta vai acabar com a ilegalidade que acontece entre os mototaxistas os quais realizam o serviço de frete sem estarem habilitados. O vereador ressaltou que o projeto será de grande benefício tanto para os profissionais como para os empresários. Pelo projeto de lei, os frentistas regularizados pela prefeitura terão suas motos com a cor diferente dos moto-táxis.

MOTOTAXISTAS RECLAMAM A FALTA DE FISCALIZAÇÃO E EXCESSO DE CLANDESTINOS- Barretos-SP

Os mototaxistas credenciados junto a Secretaria Municipal de Trânsito estão reclamando do excesso de clandestinos atuando na cidade de Barretos no serviço de Mototáxi nos últimos meses. De acordo com os profissionais do setor, como não existe fiscalização por parte da Prefeitura Municipal, muitos clandestinos estão atuando normalmente no transporte de passageiros, usando inclusive jalecos de cores variadas e até coletes alugados de profissionais credenciados.
O mototaxista Nivaldo Bretanha, que atua no ramo há 8 anos, afirmou que atual administração está tratando os mototaxistas com descaso nos últimos anos, havendo preocupação apenas no cadastramento e pagamento de taxas. “A administração não faz a parte dela, é um descaso, estando o preço do serviço de mototáxi defasado”, afirmou.
O mototaxista Reginaldo Oliveira de Souza, que trabalha há 12 anos no setor, explicou que é possível encontrar clandestinos com jalecos, mostrando a desorganização do serviço. “Nós últimos anos estamos só pagando taxas e não estamos tendo um ganho real devido a tantos clandestinos”, afirmou.
A reportagem “JBR” entrou em contato com o Departamento de Trânsito e Transportes onde foi confirmado que 318 mototaxistas estão cadastrados e em condição de trabalhar na cidade de Barretos. Procurado, o diretor do departamento, Galbas Ruy Fernandes, não estava na Secretaria e também não foi localizado para falar a respeito da reclamação dos profissionais do setor.

05/03/2009

VEJA PADRONIZAÇÃO DE MOTOTAXISTAS


Acessem o site da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Brasil:

www.fenamoto.com.br/mototaxi_padronizado.htm

O MOTO-TAXI TEM QUE SER REGULAMENTADO...

Muitos técnicos e autoridades do setor consideram incorreta a regulamentação dos moto-táxi, dentro do entendimento de que as motos não são veículos adequados para o transporte público de passageiros, embora se reconheça que, até agora, faltem estudos no setor para sustentar uma argumentação técnica mais efetivamente contrária a esse serviço. Desde que o fenômeno do moto-táxi começou a ganhar força, há cerca de dez anos, algumas questões foram levantadas, mas ficaram sem as respostas adequadas, como é o caso da falta de higiene no uso do capacete por diferentes passageiros. Outro exemplo é a falta de noção de muitos passageiros com relação ao fato de que dele também depende o equilíbrio da moto em certas manobras no trânsito.
De acordo com o artigo 30 da Constituição, compete aos municípios “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”. Contudo, em resposta a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, impetrada pela Confederação Nacional de Transportes, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o assunto é de competência exclusiva da União, o que invalida as leis municipais que regulamentam os serviços profissionais de moto – tanto para transporte de carga como de passageiros. Favorável à regulamentação federal, Alfredo Peres da Silva, diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão vinculado ao Ministério das Cidades, afirmou ser necessário proibir o transporte de produtos perigosos em motos. Ele também assinalou que uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já estabelece como requisitos obrigatórios para a atividade remunerada de motociclista o uso de capacete e de colete e a especificação do piloto e do veículo. "A resolução do Contran, no entanto, generaliza as exigências para todo tipo de motociclista e o projeto de regulamentação pode fazer a diferenciação para atender apenas os motoristas profissionais", disse.Os moto-taxistas estão organizados e com apoio político.
Fortaleza e Goiânia, administrações que defendem o moto-táxi, mostraram dados evidenciando que, nessas cidades, há um considerável número de acidentes com motos, e números significativamente mais baixos de acidentes com moto-taxistas, o que indicaria que as regras da regulamentação favorecem a segurança de condutores e passageiros. O representante de Taubaté, onde o moto-táxi é regulamentado, também defendeu o serviço, sustentando que tem apoio popular e cobre falhas do sistema coletivo com oferta de atendimento 24 horas, rapidez e flexibilidade, o que inclui o transporte porta-a-porta, característico dos táxis; ele também criticou a inexistência de linhas de crédito para melhoria dos sistemas de transporte coletivo urbano. Em Taubaté, a negociação é feita com nove agências autorizadas, e não com o conjunto dos moto-taxistas, a tarifa é de R$3,00 por três quilômetros, e de R$0,50 por quilômetro rodado excedente. Há um rodízio de agências para a oferta de um serviço 24 horas. Os representantes dos municípios favoráveis ao transporte público por motos consideram o fenômeno irreversível e criticaram uma lei federal sobre o tema, assinalando que cada município deve regulamentar o serviço em sua respectiva jurisdição.

MOTOTAXISTAS PEDEM FIM DE CLANDESTINOS


O Sindicato dos Mototaxistas (Sindimoto) organizou passeata e PROTESTARAM CONTRA CLANDESTINOS. Uma lista com os pontos clandestinos foi entregue ao Ministério Público (MP). Segundo os sindicalistas, os fiscais estão priorizando as abordagens de mototaxistas cadastrados e deixando os irregulares impunes.

MOTOTAXI PRESENTES EM MAIS DE 179 CIDADES DO CEARÁ

Elas estão por todo o canto. As motos de cor amarela, que caracteriza os mototáxis, estão presentes em 179 municípios cearenses, ou seja, cerca de 97% do Estado. O número é superior ao de municípios que dispõem de sistema de transporte por vans: 169. No que se refere ao transporte municipal, 45 cidades têm serviço de ônibus exclusivamente municipal. O problema da regulamentação do transporte é ainda mais sério. De acordo com o Munic 2008, somente quatro municípios possuem um conselho municipal de transporte. Deste total, três contam com um fundo e plano municipal de transporte. Em todo o Brasil, as vans estão presentes em 59,9% dos municípios. Em 2005, o índice era de 52,3%. O mesmo avanço ocorreu com o mototáxi. O serviço estava disponível em 47,1% das cidades brasileiras e subiu para 52,7% em 2008. Todos são mais freqüentes que os ônibus municipais e intermunicipais, presentes em 28,3% das cidades brasileiras. Tal meio de transporte destaca-se nas grandes cidades: estão em 93% das com mais de 100 mil habitantes.

Morada Nova, no Ceará, é uma cidade que se destaca por ter um povo hospitaleiro e trabalhador. Muitas são as profissões que servem de amparo às pessoas de bem dessa cidade. Uma das mais requisitadas é a de mototaxista que, com a redução do emprego formal, vem ganhando sempre novos adeptos. Exemplo de bom profissional desse ramo é o Sr. SEVERINO CORTEZ, 40 anos de idade, residente no Bairro Pe. Assis Monteiro. Mototaxista há 16 anos, Sr. Severino diz que gosta da profissão, apesar de ser muito perigosa nos dias de hoje, pela violência que está aí. Se pudesse escolher outra profissão, disse que gostaria de ser veterinário. Sobre a luta do dia-a-dia, fala das dificuldades para manter a família, já que nem sempre tem serviços de frete e entrega para fazer. Apesar de tudo, como todo cearense, Sr. Severino é duro na queda e não se entrega facilmente. Como ele, dezenas de mototaxistas moradanovenses vão guiando suas motos rumo ao futuro que, muitos esperam, seja repleto de melhores dias.

ACORDO RESTRINGE A ATUAÇÃO DE MOTO-TAXIS EM MANAUS


Um acordo firmado nesta segunda-feira (2) entre a Prefeitura de Manaus e representantes de taxistas e moto-taxistas, definiu a retirada de todos os pontos de moto-táxis existentes fora das zonas Norte e Leste de Manaus. O acordo também proíbe a atuação dos moto-táxis em frente às casas de shows e hospitais em qualquer área da cidade.

O vice-prefeito Carlos Souza, que mediou a reunião entre Taxistas e Moto-taxistas, estipulou o prazo de 10 dias para as medidas serem cumpridas. Após o prazo de dez dias, o Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU) e o Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans) vão fazer blitz em todos os bairros da cidade para coibir a atuação dos motos-táxis irregulares. Com o acordo, os moto-taxistas podem atuar nos bairros das zonas Leste e Norte. A categoria tem que desativar todos os pontos existentes em outras áreas, como nos bairros da Alvorada, Japiim e Petrópolis. O Centro da cidade, que desde o início do ano começou a abrigar vários pontos de moto-taxis, terá proibida a circulação dos moto-taxistas. Os representantes da categoria de moto-táxi calculam que existam em Manaus cerca de 5 mil moto-taxistas. Desse total, aproximadamente 1,5 mil não tem condições de trabalhar. São condutores de final de semana que aproveitam a motocicleta para ganhar um dinheiro extra. Entre as irregularidades encontradas pelo IMTUrbanos junto aos motos-taxistas, estão a falta de habilitação para conduzir moto e, em muitos casos, condutores com idade inferior a 18 anos.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 12 deste mês, entre a Prefeitura e os representantes de taxistas e motos-taxistas com a finalidade de avaliar o cumprimento do acordo.
Fonte: Rádio Amazonas FM

TURISTAS SATISFEITOS-BURITIZINHO-PI


Como ainda faltavam 8Km para chegar a comunidade Vitória onde se encontrava o carro, o atleta J. Júnior solicitou moto-taxis para completar seu trajeto. O passeio começou pelo Parque Natural Municipal da Pedra do Castelo, e além do suntuoso castelo rochoso o grupo fez um pequeno trecking até a Cachoeira das Arraias, que está em pleno vapor, com um volume d’água muito grande, recebido do Riacho da Palmeira.

“Este castelo é magnífico, é uma emoção muito grande poder visitá-lo, não imaginávamos o que íamos encontrar” foi que afirmou Paulo Roberto, militar aposentado que integrou o grupo.Outro atrativo visitado foi o Cânion do rio São Miguel, localizado a 23 km da sede municipal, na localidade Buritizinho. Desta vez um turista mais afoito, Rodrigo, descarregou todas as baterias para câmera fotográfica que trazia junto a si. Falou aos condutores Paulo Clímaco e Augusto Júnior que as fotos serão responsáveis por mais visitas a Castelo do Piauí.

É isso que esperamos, cada vez mais visitantes satisfeitos em nossa cidade.

EXPEDITO JR. DEFENDE A APROVAÇÃO DA ATIVIDADE DE MOTO-TAXISTAS-PORTO VELHO-RO

Representantes de moto-taxistas e moto-boys de vários estados estiveram hoje com o senador Expedito Júnior (PR/RO) pedindo agilidade na votação do Projeto de Lei nº 203/2001, que regulamenta a atividade da categoria. O senador é o relator da matéria e anunciou que apresentará parecer favorável à proposta, que já foi aprovada pelo Senado Federal em 2002. Expedito Júnior anunciou que tão logo tiver início as atividades da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, onde a matéria tramita, apresentará seu parecer. Na Câmara dos Deputados, o projeto recebeu profundas alterações que afastaram qualquer referência a moto-taxistas passando a regulamentar apenas os serviços de moto-fretes. Se for aprovado o relatório de Expedito Júnior recusando as alterações, o projeto seguirá para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e depois para o Plenário, de onde seguirá para sanção presidencial. Eliomar José Pereira, coordenador do Movimento Nacional para a Regulamentação da Profissão dos Motociclistas Profissionais, reforçou o pedido para que o senador rejeite as alterações promovidas pelos deputados federais. O projeto determina que, para exercer as atividades, o profissional deve ter completado 21 anos de idade, possuir habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A” e estar habilitado em curso especializado.
No ano passado, Expedito Júnior reuniu-se com centenas de moto-taxistas, em Alvorada do Oeste, onde os profissionais puderam relatar as dificuldades em desempenhar a atividade sem regulamentação. Em Rolim de Moura, a categoria está proibida de transportar passageiros. Eliomar Pereira afirmou que essa mesma proibição já existe em vários municípios brasileiros.