10/07/2009

PREFEITURA DE PACAJUS/CEARÁ FAZ ENTREGA DE COLETES DE PROTEÇÃO AOS MOTOTAXISTAS

Equipamento premiado: invenção ganhou prêmio do Faustão e foi adotada pela Prefeitura
A Prefeitura de Pacajus realizou a entrega, na tarde do último sábado, dia 4, de 280 coletes de proteção aos mototaxistas do município. Os equipamentos são invenção do motociclista Videlmon Gomes, que ganhou o segundo lugar no concurso “Invenções do Faustão”, no ano passado e que concorreu com mais de 18 mil candidatos.

Munido de alças para os passageiros, colar cervical e com espaço para material de primeiros socorros, o colete ainda conta com proteção reforçada para o tórax e para a coluna e se transforma em uma maca.

A medida é pioneira no Estado. Segundo Videlmon Gomes, outros municípios como Trairi , Aracati, Russas, Horizonte e Cascavel também devem aderir em breve aos uso dos novos equipamentos. Cursos de capacitação profissional voltados para a categoria também estão programados. “Pretendemos realizar cursos de primeiros socorros, direção defensiva e relações humanas no segundo semestre”, anunciou.

De acordo com o prefeito de Pacajus, Pedro Philomeno Gomes, a medida tem o objetivo de proporcionar mais segurança para os profissionais e também para os passageiros, já que a partir de agosto, os mototaxistas do município só poderão trabalhar utilizando os coletes, capacetes e motos caracterizadas, pintadas em amarelo e com número de identificação.

Através desse número, a população poderá identificar facilmente o mototaxista. “Gastamos 26 mil reais com esses coletes e a pintura das motos e considero esse valor irrisório diante dos benefícios. Afinal, uma vida salva não há dinheiro que pague. Além disso, estamos valorizando o profissional que tanto movimenta a economia do nosso município”.

O mototaxista Jair Almeida, que sofreu acidente no exercício da profissão, acredita que os coletes vão trazer mais proteção para a classe. “Se existisse esse equipamento em 2000, eu não teria me machucado tanto, porque ele tem proteção para o tórax, onde fui mais lesionado”, disse.

Já para José Maria Nalberto, que também trabalha como mototaxista, os coletes têm a vantagem da segurança, mas devido ao peso, devem acarretar desconforto. “É muito quente, vai ser difícil usar durante o dia”, alertou.
Fonte: Diário do Nordeste/cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário