06/10/2010

INSTITUTO Dr.JOSÉ FROTA DE FORTALEZA JÁ ATENDEU 10.468 VÍTIMAS DE ACIDENTES EM 2010

Dos 180 leitos da unidade de traumatologia, 90% são ocupados com vítimas de acidentes de moto

A superlotação nas unidades de saúde no Estado não é um problema novo. Neste mês, o jornal mostrou a situação caótica na emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mas quem são esses pacientes que estão ocupando os leitos do hospital? Segundo o cirurgião vascular e chefe da equipe de emergência do hospital, Lineu Jucá, a maioria deles é vítima de acidentes de trânsito. Para se ter uma ideia, de janeiro a última segunda-feira, 27, o Frotão registrou 10.468 casos de violência no trânsito. Um número bem superior se comparado ao mesmo período do ano passado, com 9.109 casos. Ou seja, um acréscimo de quase 15%.

Ainda de acordo com dados do hospital, o maior número de pacientes que dão entrada na unidade são vítimas de acidentes de moto. Só este ano, foram 4.493 casos. Em segundo lugar está o abalroamento, com 2448 casos; em terceiro, atropelamento, com 2.217 registros; em seguida aparece a queda de bicicleta, com 790 atendimentos.

Uma dessas vítimas do trânsito foi o motoboy Antônio Kildere do Amaral. Em um domingo de folga, quando voltava para casa com sua esposa na garupa da motocicleta, um motorista alcoolizado em alta velocidade colidiu com a traseira da moto e arremessou ambos a metros de distância. Segundo Amaral, a pancada foi tão forte que a motocicleta partiu em dois pedaços.

Em consequência disso, o motoboy teve várias fraturas nas pernas e passou nove dias internado na emergência do IJF. Já sua esposa, teve politraumatismo craniano e por pouco não faleceu, mas ficou cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Passei dois anos e seis meses sem poder trabalhar, pois minha moto era o meu instrumento de trabalho. Diante disso, tive sérios problemas pessoais e até me separei da minha esposa" conta.

De acordo com o cirurgião vascular Lineu Jucá, dos 180 leitos da unidade de traumatologia, 90% são ocupados com acidentados de moto. Destes, 70% são provenientes do Interior do Estado. Ele explica que a situação se agrava, pois, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), 75 % dos municípios cearenses não possuem órgão de trânsito.

Conforme levantamento realizado por ele no IJF, 56% das vítimas de acidentes de moto estavam sem capacete; 55% sem habilitação; e 42% alcoolizados. Mas, conforme Jucá, as consequências não se restringem aos danos físicos, mas também custos extras aos cofres públicos. "Cada paciente internado no IJF gasta em média R$15 mil por tratamento. Se evitássemos essa internações teríamos mais vagas", diz.

E a solução, para ele, é a fiscalização efetiva nas estradas e a educação no trânsito nas escolas. "Não adianta construir hospitais ou mais leitos nas unidades de saúde pública, pois quanto mais for construido, mais serão ocupados por vítimas do trânsito. O motivo é a falta de um política pública voltada para o trânsito", desabafa.

FISCALIZAÇÃO
O comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Túlio Studart, afirma que o órgão possui 393 policiais militares, 30 viaturas, 52 motos e 20 bafômetros. Contudo, reconhece que o número não é suficiente. Diante disso, o Comando da Polícia Militar está analisando a possibilidade de contratar mais homens até o próximo ano, para intensificar a fiscalização nas rodovias estaduais.

Mas, o comandante ressalta que só a fiscalização não é suficiente para reduzir a violência no trânsito. Segundo ele, o principal motivo dos acidentes é a negligência e a imprudência dos próprios motoristas.

"Os fatores que podem causar acidentes são o clima, condições da via e do veículo. Mas nos nossos boletins quase todos os acidentes acontecem após uma imprudência ou desrespeito as leis de trânsito", assegura coronel Túlio Studart.

Na tentativa de diminuir os acidentes de trânsito e formar cidadãos mais conscientes, o Detran-CE inaugurou, em maio de 2009, a primeira Escola de Educação para o Trânsito do Nordeste. A estrutura possui mil metros quadrados e pista de teste de 600 metros quadrados, asfaltada e sinalizada verticalmente, horizontalmente e semafórica.

De acordo com Ana Claudia Reis Sales, coordenadora escola, as visitas são agendadas e guiadas para alunos das escolas públicas e privadas, da faixa etária de seis a 16 anos. Atualmente, o local recebe, diariamente, uma média de 100 estudantes, nos dois turnos do dia, com 3 horas de atividades.

MELHORIAS
HGF inaugura 70 leitos de internação

Embora o atendimento em macas nos corredores ainda seja uma realidade no Hospital Geral de Fortaleza(HGF), a partir de hoje, a diretoria da unidade espera que a situação seja, pelo menos, reduzida. Isso porque foram inaugurados, na tarde de ontem, 70 leitos novos de internação no prédio que situa-se na Avenida Ávila Goulart.

A obra de ampliação foi concluída de forma tardia, já que foi iniciada há exatamente dez anos. E a última inauguração, em 2009,com 38 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e 44 leitos de UTI de médio risco, não foi suficiente para dar vasão à demanda média diária de 210 pacientes em estado de emergência.

Para alívio de pessoas em atendimento e familiares, desde o início da semana, alguns pacientes já estavam sendo remanejados para os novos leitos, de acordo com a diretora do hospital, Níobe Barbosa. Destinados principalmente aos casos de emergência, neurocirurgia e transplantados, a novas alas devem atender também casos clínicos de tratamento renal, ou pessoas em estado pós-cirúrgico.

Onde hoje existem os leitos, 2º e 3º andares do prédio, antes da reforma, funcionavam o Centro de Esterilização de Material, o Centro Cirúrgico e a Neonatologia que agora foram deslocados para a Unidade Régis Jucá, na rua ao lado.

Junto com a reforma, chegam também novos equipamentos de hemodiálise, tomógrafo e novos profissionais. De acordo com a diretora do HGF, Níobe Barbosa, foram convocados 125 enfermeiros para assumir a função ainda este mês, 31 médicos e 33 auxiliares .
Fonte:Diário do Nordeste
Karla Camila e Janayde Gonçalves
Repórteres

Nenhum comentário:

Postar um comentário