21/12/2010

MOTOTAXISTAS DE BARRETOS/SP COMEÇAM A TESTAR O MOTOCÍMETRO

Mototaxistas de Barretos estão desde a última segunda-feira testando o motocímetro, um dispositivo similar ao taxímetro, que cobra a corrida de acordo com a extensão do trajeto. Pela lei federal 12.009, de 30 de julho 2009, que regulamenta a o exercício das atividades dos profissionais de mototaxistas e motoboys, em 2011 os mototáxis devem estar equipados com o dispositivo.

Em Barretos, seis motos já estão circulando com o equipamento, mas apenas em caráter experimental, ou seja, continuam valendo as tarifas de R$ 3 para o período diurno e R$ 5 para o noturno. “A gente faz um comparativo entre quanto ficaria a corrida com base na lei municipal e quanto ela ficaria no motocímetro”, explicou José Luiz Yoshitomi Ferreira, delegado do Sindmoto (Sindicato dos Trabalhadores Autônomos, Agenciadores e Condutores de Utilitários de Duas ou Três Rodas Motorizados ou Não de São José do Rio Preto e Região).

De acordo com Ferreira, a implantação do motocímetro vai acabar com a cobrança abusiva por parte de alguns mototaxistas.

Assim como o taxímetro, o motocímetro vai funcionar com bandeira um e bandeira dois e o preço no perímetro urbano vai ser diferente do cobrando em zonas rurais. “A cobrança vai ser justa. Na época da Festa do Peão, quem vai para o Parque de mototáxi paga tarifa diferenciada. Mas alguns mototaxistas fazem cobranças abusivas”, afirmou. Até janeiro de 2011, o Sindmoto deve enviar para o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes a planilha com a proposta de cobrança com base no uso do motocímetro. Caberá ao departamento enviar à Câmara Municipal projeto de lei disciplinando esta cobrança.

O Sindmoto também está fazendo reuniões no Ministério do Trabalho orientando as empresas sobre as novas regras para contratação de motoboys.
Fonte:Jornal de Barretos

Nenhum comentário:

Postar um comentário