22/08/2011

MOTOTAXISTA TEM QUE SE ESPECIALIZAR

Mototaxistas e motofretistas devem ficar de olho na legislação do setor, que foi reconhecida no ano passado pelo Congresso Nacional. A medida serve para evitar transtornos e multas pelo exercício ilegal da profissão. O que nem todos sabem é que expirou em dezembro o prazo para que seja realizado o curso especializado obrigatório – sem o treinamento específico, eles correm o risco de serem penalizados. A exigência é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito e melhorar a relação com os consumidores. O curso terá duração de 30h, sendo 5h de exercícios de pilotagem profissional.
“É um curso mais complexo. Não é igual tirar a primeira carteira de habilitação. O motociclista vai simular a pilotagem nas ruas da cidade, com subidas e descidas, inclusive carregando passageiros e cargas”, explica a secretária de Segurança e Trânsito de Ariquemes, Débora Vidal.
As outras 25 horas do curso serão de teoria, que inclui ética e cidadania na atividade profissional; gestão de risco sobre duas rodas e noções da legislação do setor.
Mototaxista há seis anos, Anastácio Silva, acredita que o curso obrigatório vai dar mais credibilidade para quem está na profissão. Ele não está preocupado em ter que voltar para a sala de aula, para continuar trabalhando com a moto. “Isso mostra que não é qualquer um que vai poder ser mototaxista, mas só aqueles que passarem no curso, sabemos que não vai ser fácil, mas é uma necessidade”, avalia. Quem não obter 70% de aproveitamento no curso obrigatório não vai conseguir exercer a profissão.

Detran inicia os cursos preparatórios


Para não deixar os profissionais, que têm na motocicleta o seu principal instrumento de trabalho, à margem da legislação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inicia por Ariquemes os cursos obrigatórios.
Ariquemes é uma das cidades de Rondônia onde a categoria de mototaxista trabalha organizada há 10 anos, bem antes de a profissão ser reconhecida pelo Congresso Nacional. São 460 mototaxistas na cidade, e as motos se transformaram no principal meio de locomoção da população, que não conta com o transporte coletivo. O curso será realizado em parceria com a prefeitura da cidade e a Associação dos Mototaxistas de Ariquemes (Amota), com início previsto para sexta e término no domingo.
A secretária da Semust explica que os entregadores de pizza, medicamentos e de outros segmentos também são obrigados a realizarem o curso. Outra exigência é de que a motocicleta esteja cadastrada, no departamento de trânsito, na categoria aluguel. “Quem não preencher todos esses requisitos pode ser punido futuramente, pois o curso é destinado para mototaxistas e motofretistas, ou seja, todos aqueles que têm na motocicleta uma atividade profissional”, lembra Débora Vidal. A multa para quem for pego trabalhando sem realizar o curso obrigatório é de R$ 127,00 mais a apreensão do veículo.
Fonte:Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário