24/08/2011

MOTOTAXISTAS E MOTOFRETISTAS TERÃO QUE FAZER ADAPTAÇÕES DE SEGURANÇA



Uma das determinações é a instalação de um dispositivo de proteção contra as linhas de pipas; eles têm o prazo de um ano para se adaptar
Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito passou a exigir novos equipamentos de segurança para mototaxistas e motofretistas. Uma das determinações é a instalação de um dispositivo de proteção contra as linhas de pipas, um cuidado que pode salvar vidas.

A resolução do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, estabelece requisitos mínimos de segurança para motofretistas e mototaxistas em todo o país. Eles têm o prazo de um ano para se adaptar.

Dispositivo para transporte de carga, protetor de motor, o chamado mata-cachorro, e o aparador de linha, uma anteninha conhecida como "corta-pipa". Ela parece um acessório simples, mas é eficiente.
Wellington Rodrigues já se livrou de dois acidentes com linha de cerol por causa do equipamento. "Coloquei a mão, como autodesefa, naturalmente, foi em uma rua, e a gente estava devagar, se estivesse mais rápido as consequências poderiam ser maiores", afirma o mototaxista.

Nas ruas muita gente já usa o dispositivo, embora a obrigatoriedade seja só para quem trabalhe com a moto, afinal as pipas estão por todos os lados. Em ambientes descampados, bairros residenciais, à beira de grandes avenidas, não é difícil encontrar meninos brincando.

E o cerol para cortar a pipa dos outros, há quem venda irregularmente e há quem produza o próprio com cola e pó de vidro. Uma linha tão fina e cortante coloca em risco também quem brinca.

Em contato com as redes de energia, pode ser fatal. Um levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica aponta que, entre 2001 e 2010, o cerol foi a causa de 372 acidentes, 85 mortes,
e 134 ferimentos graves, em todo o país.

Para não ficar distante dessa brincadeira que faz parte da infância de quase todo menino é preciso tomar alguns cuidados. Além daqueles já conhecidos como a atenção com com pedestres, motociclistas e rede de energia, a Polícia Militar recomenda não soltar pipa em dias de chuva, principalmente com relâmpagos; não fazer pipa de papel laminado, por causa do risco de choque elétrico que fica maior; não usar
rabiola, pois ela prende facilmente aos fios e usar luvas para proteger as mãos.
"Existe a previsão de aplicação de multa para as pessoas que forem pegas com o cerol, e se forem menores de idade, a multa se aplica aos pais. E se houver o dano, a lesão, a pessoa também vai responder por isso", explica a capitão da Polícia Militar, Andréa Marcondes.

A população precisa se vigiar. Parece que só quando o perigo está perto, é que a consciência se manifesta. "Eu tomo cuidado para não encostar no fio, para não cortar o pescoço do motoqueiro", conclui o estudante Ricardo Gomes.
fonte:Plantão VNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário