30/08/2011

QUAL A PARCELA DE RESPONSABILIDADE DO AUMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS NO PAÍS?

SUPERINTENDENTE DA ANTP MARCOS BICALHO
A política de ‘Robin Hood’ invertida e as consequências para o trânsito
Entrevista da Perkons com o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos MARCOS BICALHO.
- O aumento da frota é consequência das políticas nos três níveis de governo: enquanto o Governo Federal subsidia a gasolina, que movimenta o transporte individual (comparativamente com o diesel, que move o transporte coletivo), e a produção industrial de carros e motos; os governos estaduais e municipais, salvo raríssimas exceções, investem pesadamente em infraestrutura viária para o transporte individual. Em função desta política ‘Robin Hood invertida’, é mais barato em muitas situações usar o transporte individual e não o coletivo. Segundo estudos da ANTP, em muitas cidades, para uma viagem média de 7 km, o desembolso com uso da moto ou do automóvel é menor do que uma viagem por transporte coletivo.
Além disso, com má qualidade, altas tarifas e falta de prioridade no trânsito, só usa o transporte coletivo quem não pode pagar para realizar o sonho do carro (ou da moto) próprio.

Fonte:Comunicação Perkons

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