22/08/2011

ESCOLA DE TRÂNSITO OFERECE CURSO GRATUITO A MOTOTAXISTAS

A Escola Piauiense de Trânsito (EPT) vai ofertar curso especializado para mototaxistas e motofretistas, atendendo à resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor na última quinta-feira (04), estabelecendo critérios de segurança para o transporte remunerado de passageiros e cargas em motocicletas e motonetas. Além de ser gratuito, o curso será ministrado no auditório da EPT.

A grade curricular do curso aborda os assuntos: Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Noções Básicas de Legislação, Segurança e Saúde, Transporte de Pessoas ou Cargas, Prática Veicular Individual Específica, entre outras temáticas. Gemma Barroso, diretora da EPT, diz que a mudança no transporte trará benefícios à população. “Esses equipamentos trarão maior segurança aos que utilizam este transporte como veículo de trabalho”, afirmou.

O curso, que será realizado de 29 de agosto a 02 de setembro, segue os critérios determinados pelas novas regras. O motociclista deverá ter também a idade mínima de 21 anos e possuir habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos. “Estamos ofertando 25 vagas para esta turma de agosto. O curso possui carga de 30h/aula. Em outubro vamos iniciar outra turma”, informou Gemma Barroso.

A resolução do Contran traz a obrigatoriedade de recursos de segurança como equipamentos de proteção para pernas e motor, dispositivo aparador de linha (para evitar acidentes com cerol) e adesivos refletivos no capacete, veículo, baú de carga e no colete.

As empresas que prestam serviços de motofrete ou mototáxi devem se adequar às novas exigências do Contran, que estabeleceu o prazo de um ano para que os condutores adaptem seus veículos. Em agosto de 2012, a fiscalização será iniciada em todo o país.

Agenda
Ainda no mês de agosto, a Escola Piauiense de Trânsito irá oferecer curso voltado para capacitação de agentes de trânsito. Ele será ministrado entre os dias 22 e 26, também de forma gratuita. Mais informações pelo telefone (86) 3216-2841.

Nenhum comentário:

Postar um comentário