04/04/2012

SEGURANÇA: SAIBA COMO ESCOLHER O CAPACETE IDEAL

Não se trata de um item acessório. Para andar de motocicleta, o capacete é um item essencial para a segurança do motociclista. Também não requer a vontade ou não do condutor e garupa, este equipamento é exigido pelas autoridades de trânsito. Assim como o cinto de segurança para os carros, o capacete já salvou muitas vidas e deve ser levado em consideração na hora de ser escolhido. O Motokando.com dá algumas dicas de como escolher bem o seu capacete.

O primeiro item a ser pensado é o tamanho. Para saber qual o seu tamanho, meça a circunferência da sua cabeça com uma fita métrica, e após o resultado você saberá qual a sua numeração. As numerações oferecidas no mercado são: 56, 58, 60, 62 e 64. Ao escolher o tamanho e colocá-lo na cabeça, mexa a cabeça e verifique se o capacete não mexe também. Se ele se mover, é porque está com folgas e deve ser trocado por um mais apertado, o capacete adequado é aquele que fica bem ajustado, mas cuidado, não escolha um capacete muito apertado, pois pode causar desconforto na hora da viagem.

Outro item de segurança são as viseiras do capacete. O ideal é que as viseiras sejam anti-risco, assim evita que as viseiras se tornem embaçadas com o tempo, dificultando a visão do condutor. Verifique também se elas podem ser trocadas e se abrem e fecham com facilidade.

Existem capacetes de vários tipos. Os capacetes fechados protegem todas as partes do rosto, os abertos são aqueles que protegem as orelhas e as bochechas, mas não tem proteção para o queixo. Os híbridos possuem uma proteção no queixo que pode ser deslocada para cima. Para uma maior segurança, o ideal é usar o capacete fechado, mesmo nos ambientes urbanos, pois oferece maior proteção. Para viagens longas então, não há o que se pensar, os capacetes fechados são a melhor opção.

A cor também é uma ferramenta de segurança na hora de se escolher um capacete. Devem ser escolhidas cores fortes, que realcem o motociclista na estrada, fazendo com que seja visto pelos outros condutores.

Por fim, e não menos importante, confira se o capacete possui o selo do Inmetro, pois este selo confere ao capacete uma certificação de segurança e qualidade.

Obtendo esses cuidados, a compra do seu capacete será sem dúvida uma compra de qualidade!

Fonte:Motokando.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário