28/02/2009

MOTOTAXISTAS AVALIAM LUCROS E PREJUÍZOS NO CARNAVAL 2009-Rio Branco-Acre


Os sindicatos dos trabalhadores do transporte público coletivo e público-individual avaliam de forma positiva o movimento financeiro do carnaval de 2009. Para eles, o aumento na demanda de passageiros significou lucro, tendo em vista a crise financeira e o sumiço da moeda do mercado, mas também demonstrou a fragilidade da fiscalização dos órgãos gestores do trânsito.
“Apesar de toda a organização e da atenção do nosso próprio pessoal, a fiscalização dos agentes do trânsito não deu conta de garantir que nossos pontos não fossem invadidos por particulares”, reclama o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Rio Branco (Sindmoto), Pedro Mourão. Segundo ele, a categoria comemora o lucro financeiro de aproximadamente 30%, obtido no período, mesmo tendo tido que dividir o espaço com os “pirangueiros”.
Já o presidente do Sindicato dos taxistas, Raimundo Pereira Cavalcante, disse que a categoria não tem do que reclamar com relação ao retorno financeiro, mas reclamou da fragilidade da segurança no momento da saída dos foliões do Estádio Arena da Floresta. “A segurança foi mantida dentro do espaço reservado aos foliões, mas na saída do Estádio o descontrole chegou a ser assustador”, destaca o sindicalista.
Os taxistas estão se preparando agora para reavaliar a tarifa cobrada pelo serviço na capital, o que pode significar aumento no bolso do passageiro. De acordo com Raimundo Pereira, a categoria pode até optar por manter o preço atual, a exemplo do que aconteceu em 2005, mas o custo de manutenção dos veículos ficou mais cara e exige maior investimento financeiro.
“Tudo seria mais fácil se a ação dos clandestinos fosse contida. Para se ter uma idéia, existem 46 veículos irregulares concorrendo com o serviço de transporte de passageiros e de cargas em Rio Branco”, denuncia. Ele afirma ainda que existem três mil pontos de mototaxistas “pirangueiros” na capital, o que causa a evasão da renda no sistema.
Já o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus, Averaldo Azevedo, lembrou que as catracas eletrônicas e as câmeras de segurança instaladas nos ônibus serviram para inibir a ação dos vândalos. “A moeda circula em forma de cartão eletrônico e o dinheiro arrecadado não fica mais com o cobrador e esse fato já é uma forma de segurança para os trabalhadores”.Em relação à organização dos estacionamentos, o diretor de trânsito da RBTrans, Ítalo César, diz que a autarquia ficou responsável somente pelo gerenciamento do transporte, ou seja, fazer com que não faltassem táxis, mototaxis e ônibus para os foliões. Segundo ele, as tarefas da organização foram divididas com os demais órgãos de trânsito e com a Polícia Militar. No entanto, Ítalo César lembra que as normas foram aplicadas, tendo havido inclusive o guinchamento dos veículos particulares que foram estacionados nos locais reservados ao transporte público.
http://www.youtube.com/watch?v=LMojUh_cEMg

Acessem este link acima para assistir ao vídeo do Protesto dos Mototaxistas do Rio Branco-Acre

MOTOTAXISTAS VOLTAM A PROTESTAR- PATROCÍNIO-MG


Os mototaxistas continuam indignados com o fato de não poderem mais trabalhar em Patrocínio. Na quarta-feira, a Prefeitura e a Polícia Militar fecharam os sete pontos de mototaxi na cidade. Nesta quinta eles voltaram a protestar em frente à Prefeitura. Segundo a PM, quem insistir na prática poderá ser preso, já que a profissão é inconstitucional, de acordo com o Supremo Tribunal Federal. Os mototaxistas de Patrocínio fizeram contato com o advogado Fabrício dos Santos. Ele acredita que existe uma brecha na lei que pode permitir que estes profissionais possam trabalhar. De acordo com o advogado, estado e município não têm competência para legislar sobre o assunto, somente a União. A intenção é usar essa brecha para tentar um mandado de segurança coletivo que permita que os mototaxistas possam trabalhar.

SITUAÇÃO DE MOTOTAXISTAS DE CÁCERES-MT

Os vereadores Alvasir Alencar (PP) e Lucia Gonçalves (PT), estão intensificando os preparativos para uma grande reunião que deve acontecer neste dia 27, no plenário da Câmara para discutir a situação dos mototaxistas de Cáceres. O encontro reunirá cerca de 100 representantes da categoria, parlamentares e integrantes da Policia Militar, do poder publico municipal e do Detran. De acordo com o vereador Alencar, a discussão se faz necessária devido ao aumento desordenado no numero de pessoas que estão buscando o trabalho como mototaxista como alternativa para a falta de emprego. O problema, segundo o parlamentar, é que este aumento está acontecendo de maneira desordenada. “Há muita gente trabalhando legalmente, porém, há muitos na ilegalidade e isso não pode acontecer”, explicou. A legislação municipal de trânsito estabelece, que a abertura de pontos deve ser requerida a prefeitura e as motos usadas para esse tipo de serviço devem ter placas vermelhas e os mototaxistas precisam usar coletes com identificação. O principal objetivo da ação, segundo a vereadora Lucia Gonçalves, é fazer com que os mototaxistas cumpram o Código Nacional de Transito e a legislação municipal que regulamenta a atividade. De acordo com dados da Associação dos Mototaxistas, existem hoje em Cáceres, aproximadamente 44 pontos e cerca de 600 pessoas trabalhando na área. Metade está irregular.

19/02/2009

LISTA DE E-MAILS DOS SENADORES POR ESTADO

ACRE
geraldo.mesquita@senador.gov.br -PMDB
marinasi@senado.gov.br -PT
tiao.viana@senador.gov.br -PT

ALAGOAS
fernando.collor@senador.gov.br -PTB
jtenorio@senador.gov.br -PSDB
renan.calheiros@senador.gov.br -PMDB

AMAPÁ
geovaniborges@senador.gov.br -PMDB
sarney@senador.gov.br -PMDB
papaleo@senador.gov.br -PMDB

AMAZONAS
arthur.virgilio@senador.gov.br -PSDB
jefferson.praia@senador.gov.br -PDT
joaopedro@senador.gov.br -PT

BAHIA
acmjr@senador.gov.br - DEM
cesarborges@senador.gov.br - PR
joaodurval@senador.gov.br - PDT

BRASÍLIA
adelmir.santana@senador.gov.br - DEM
cristovam@senador.gov.br - PDT
gim.argello@senador.gov.br - PTB

CEARÁ
inacioarruda@senador.gov.br - PC DO B
psaboyagomes@senadora.gov.br -PDT
tasso.jereissati@senador.gov.br - PSDB

ESPÍRITO SANTO
gerson.camata@senador.gov.br - PMDB
magnomalta@senador.gov.br - PR
renatoc@senador.gov.br - PSB

GOIÁS
demostenes.torres@senador.gov.br - DEM
lucia.vania@senadora.gov.br - PSDB
marconi.perillo@senador.gov.br - PSDB

MARANHÃO
ecafeteira@senador.gov.br - PTB
lobaofilho@senador.gov.br - PMDB
roseana.sarney@senadora.gov.br - PMDB

MATO GROSSO
gilberto.goellner@senador.gov.br - DEM
jayme.campos@senador.gov.br - DEM
serys@senadora.gov.br - PT

MATO GROSSO DO SUL
delcidio.amaral@senador.gov.br - PT
marisa.serrano@senadora.gov.br - PSDB
valterpereira@senador.gov.br - PMDB

MINAS GERAIS
eduardo.azeredo@senador.gov.br - PSDB
eliseuresende@senador.gov.br - DEM
wellington.salgado@senador.gov.br - PMDB

PARÁ
flexaribeiro@senador.gov.br - PSDB
josenery@senador.gov.br - PSOL
mario.couto@senador.gov.br - PSDB

PARAÍBA
cicero.lucena@senador.gov.br - PSDB
efraim.morais@senador.gov.br - DEM
jose.maranhao@senador.gov.br - PMDB

PARANÁ
alvarodias@senador.gov.br - PSDB
flavioarns@senador.gov.br - PT
osmardias@senador.gov.br - PDT

PERNAMBUCO
jarbas.vasconcelos@senador.gov.br - PMDB
marco.maciel@senador.gov.br - DEM
sergio.guerra@senador.gov.br - PSDB

PIAUÍ
heraclito.fortes@senador.gov.br - DEM
j.v.claudino@senador.gov.br - PTB
maosanta@senador.gov.br - PMDB

RIO DE JANEIRO
francisco.dornelles@senador.gov.br - PP
crivella@senador.gov.br - PRB
paulo.duque@senador.gov.br - PMDB

RIO GRANDE DO NORTE
garibaldi.alves@senador.gov.br - PMDB
jose.agripino@senador.gov.br - DEM
rosalba.ciarlini@senadora.gov.br - DEM

RIO GRANDE DO SUL
paulopaim@senador.gov.br - PT
pedro.simon@senador.gov.br - PMDB
sergio.zambiasi@senador.gov.br - PTB

RONDÔNIA
expedito.junior@senador.gov.br - PR
fatima.cleide@senadora.gov.br - PT
valdir.raupp@senador.gov.br - PMDB

RORAIMA
augusto.botelho@senador.gov.br - PR
mozarildo@senador.gov.br - PT
romero.juca@senador.gov.br - PMDB

SANTA CATARINA
casildomaldaner@senador.gov.br - PMDB
ideli.salvatti@senadora.gov.br - PT
neutodeconto@senador.gov.br - PMDB

SÃO PAULO
mercadante@senador.gov.br - PT
eduardo.suplicy@senador.gov.br - PT
romeu.tuma@senador.gov.br - PTB

SERGIPE
almeida.lima@senador.gov.br -PMDB
antval@senador.gov.br - PSB
virginio@senador.gov.br - PSC

TOCANTINS
joaoribeiro@senador.gov.br - PR
leomar@senador.gov.br - PMDB
marcoantoniocosta@senador.gov.br - DEM

SOLICITAÇÃO AO SENADO FEDERAL-LÉO DE MINAS

A comitiva composta por representantes dos mototaxistas liderados por Léo de Minas, esteve na ultima semana no Senado Federal e os componentes não esconderam a satisfação em ver o projeto que regulamenta a atividade já tramitando naquela casa. Estiveram de início na mesa diretora do Senado, onde falaram com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o Senador Marco Maciel, ao qual pediram agilidade na indicação do senador que relataria tal projeto de Lei. E foram surpreendidos e atendidos com a indicação naquela mesma data. O Presidente da Comissão indicou o Senador Expedito Junior de Rondônia para a relatoria. Logo após a publicação da indicação do relator, as lideranças dos Mototaxistas foram recepcionados no gabinete do Senador Expedito Junior, onde o mesmo acabara de reunir-se com e representantes e empresários do setor de transportes. Léo solicitou ao senador que o mesmo seja isento e imparcial em seu relatório, aplicando tão somente a justiça para regulamentação desta atividade já desenvolvida em todo país. Pedro, representante dos Mototaxistas do Acre e Regina do Pará solicitaram do Senador que o mesmo fizessem compromisso c/ a classe em atender as reivindicações em benefício da categoria. O senador Expedito salientou que tem grande compromisso com os Mototaxistas e também com Taxistas de seu estado e irá levantar debates com as classes em seu estado para enriquecer as informações referente ao projeto em questão.
Após a audiência com o senador Expedito, a comitiva dos Mototaxistas de imediato iniciaram visitas aos gabinetes de vários outros senadores como Eduardo Azeredo, Senador José Néri (foto abaixo), senadora Marina Silva, Flexa Ribeiro, Senador Eduardo Suplicy, Senador Valdir Ralpp, Senadora Fátima Cleide e outros. Léo comentou que ficou satisfeitíssimo com a repercussão deste projeto no senado. Segundo ele, havia diversos senadores buscando a relatoria, o que dá a entender que não será muito difícil a aprovação desta regulamentação naquela casa e após várias entrevistas à imprensa de várias regiões, regressaram às suas cidades, levando nas bagagens a esperança de dias melhores para a classe.

DEMUTRAN-Crato-Ceará

O Demutran Crato reafirma seu compromisso com a população em manter os serviços e ampliar a melhoria do atendimento e segurança no trânsito. Ao mesmo tempo informa que já está preparando a Operação Carnaval que será desencadeada no período momino com o objetivo de garantir maior segurança para os cratenses e visitantes.

LISTA DE TELEFONES DOS POSTOS DE MOTOTAXI - CRATO-CEARÁ

Moto-táxi Caixa D'água
Av S Sebastião 2000 A - Ossian Araripe-Crato-Ceará
Tel: (88) 3521-1617

Posto Brasil
Av Padre Cícero-São Miguel-Crato-Ceará
Tel: (88) 3521-1020

Posto São Vicente
Rua Senador Pompeu 60-Centro-Crato-Ceará
Tel: (88) 3523-2606

Moto-táxi Lava Jato
Rua Vicente Oliveira Alencar 248 A - Miranda Um-Crato-Ceará
Tel: (88) 3523-1540

Moto-táxi Praça da Sé
Tel: (88) 3523-2520
Praça da Sé-Centro-Crato-Ceará

Francisco Clemente
Tel: (88) 3521-3664
Av S Sebastião, 2000 - Crato-CE

Aida Matias
Tel: (88) 3523-2982
Av José Alves Figueiredo, s/n - Centro-Crato-CE

Fernanda Moreira
Tel: (88) 3521-2457
Pc Se, s/n-Centro-Crato-CE

Posto Calçadão
Tel: (88) 3521-1558
Rua Dr João Pessoa, 428-Centro-Crato-CE

Moto-táxi Inaldo Feitosa
Tel: (88) 3523-1645
Av Pe Cícero, 1721-Muriti-Crato-CE

Moto-táxi Shalon
Tel: (88) 3521-3180
Av Pe Cícero, 885-São Miguel-Crato-CE

Moto-táxi Antônio Oliveira
Tel: (88) 3523-2959
Av Pe Cícero, 1635-Sãi Miguel-Crato-CE

Posto 24 horas
Tel: (88) 3523-2959
Av Pe Cícero, 1635-Muriti-Crato-CE

Posto São Miguel
Tel: (88) 3521-8148
Tv Jardim, 310-São Miguel-Crato-CE

Maria Rodrigues
Tel: (88) 3521-3180
Av Pe Cícero, 885-São Miguel-Crato-CE

CAMPANHA EDUCATIVA PARA TRÂNSITO NO CARNAVAL 2009

Reduzir o número de acidentes de trânsito com vítimas no período do Carnaval e manter em zero o número de vitimas fatais na Capital. Com essa meta, a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Trânsito Transportes e Mobilidade (ATTM) e Secretaria Municipal de Saúde, lança a campanha Bebeu? Não dirija! Use a tarifa legal.
As ações começaram ainda nesta terça-feira, 17, e vão até sexta-feira, 20, com a distribuição de brindes educativos, como adesivos para camisetas e descanso de copos em mesa de bares, e mini-travesseiros com mensagens educativas com a temática Se beber, não dirija! Tire uma soneca. Além disso, fantasiados de personagens, dois atores usarão como estratégia de atuação intervenções educativas em 18 bares e quiosques da Capital, no período noturno, por meio de esquete teatral. "Queremos também passar a idéia de que as pessoas precisam agir como bons atores sociais no trânsito, para que a vida seja preservada", diz Sílvio Cunha, presidente da ATTM.

Tarifa Legal
A novidade da campanha deste ano fica por conta da "Tarifa Legal". Ao todo, 221 mototaxistas e 99 taxistas adotaram a tarifa, reduzida em 20%, no período da folia.De acordo com o gerente em Educação para o Trânsito da ATTM, Douglas Alves, o objetivo é estimular o uso do táxi e mototaxi após o consumo de álcool. "Seja elegendo um amigo da mesa para não consumir bebida alcoólica ao dirigir ou estimulando o uso do táxi e moto táxi, após o consumo de álcool, estaremos evitando acidentes durante o carnaval", diz o gerente.
De acordo com o prefeito Raul Filho, essa iniciativa busca trazer segurança para os foliões. "Nosso objetivo é oferecer uma alternativa de transporte com segurança e qualidade, mas também com preços acessíveis à população de Palmas e aos turistas", explica o prefeito.
A campanha tem como co-responsáveis a Secretaria Estadual de Saúde, a Guarda Metropolitana, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Sest/Senat, e o Sindicato dos Taxistas e Mototaxistas.

18/02/2009

O SERVIÇO DE MOTOTAXI NO PAÍS

O serviço de mototaxi chegou ao Brasil por volta de 1985, na cidade de Crateús no estado do Ceará, proveniente da Venezuela e logo se espalhou por diversos municípios brasileiros, como um transporte rápido, prático, barato e econômico. De lá para cá o indispensável serviço de poucos reais na maior parte das corridas, resolveu diversas pendências de estudantes e donas-de-casa, de trabalhadores e de grandes empresas. Atualmente temos mais de 3 milhões de mototaxistas no País e a grande maioria trabalha clandestinamente por falta de regulamentação e reconhecimento por parte dos governantes, principalmente nos municípios, onde o trânsito é municipalizado e não reconhece o serviço de mototaxi como prestadores de serviços à sociedade, empurrando o problema que cada dia mais se agrava... esses trabalhadores (homens e mulheres) que estão permanentemente nas ruas, seja noite ou dia, ficam de costas para o desconhecido, sujeitos a todo tipo de risco.

Esse serviço de mototaxi, veio trazer consolo para centenas de pais que antes estavam desempregados e que tiveram que se virar nesse tipo de trabalho informal, para garantir o sustento da família. É comum que muitos se arrisquem mesmo tendo consciencia de que está entrando sem uma autorização legal, exercendo a atividade de forma pirata.

Como já foi dito anteriormente os governantes desse país que estão lá colocados pelo nosso voto, ainda continuam fazendo vista grossa para esta grande problemática, que cada vez mais se agrava! Está na hora de reconhecer essa categoria como PROFISSIONAIS com a aprovação do Projeto de Lei nº 6303/2002, que se encontra no Senado Federal esperando há 7 anos a boa vontade política desses que infelizmente, fazem as leis nesse lindo país chamado Brasil. Com a falta de regulamentação dos municípios (a partir do momento que o trânsito é municipalizado os prefeitos tem a autonomia de reconhece-los como prestadores de serviços à sociedade) e não esperar (fazendo jogo de empurra/empurra) por Brasília para reconhece-los como profissionais, pois somente a União tem o poder para isto.

Com o reconhecimento eles se tornarão cidadãos qualificados com direitos, deveres e obrigações, com uma padronização correta e uma melhor qualidade de vida. Por isso meus amigos companheiros, chega de tanta espera e de deixar a porta aberta para aqueles que não são mototaxistas, se utilizarem desse serviço para denegrir nossa imagem, causando problemas no trânsito, violência, tráfico de drogas, desrespeitando a nossa categoria! Fica aqui o meu apelo aos homens que fazem as leis, que aprovem o mais rápido possível, o Projeto de Lei acima mencionado, pois assim evitarão um caos a curto prazo. Um abraço a todos da Loira

17/02/2009

PROTESTO NA CATEGORIA- Terezina-PI

NUMERO DE MOTOTAXISTAS É SUFICIENTE
Os mototaxistas clandestinos de Teresina reivindicam a abertura de mais vagas para regularização do serviço. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - Strans afirmou que esta possibilidade é remota e que o sistema já está no limite. Atualmente, há 2.013 mototaxistas regularizados na cidade, que ingressaram no sistema através das quatro licitações já abertas pela Strans. "Estamos padronizando os mototaxistas que participaram da última licitação, realizada em 2007. O resultado saiu no ano passado e a padronização começou no final de 2008", afirmou a gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Conceição Andrade.Além dos mototaxistas que circulam sem autorização do órgão, ainda há aqueles que não renovaram a permissão até julho do ano passado e que, portanto, estão irregulares. "Todos os anos, a permissão precisa ser renovada junto à Strans. Na prefeitura é necessário renovar o alvará de funcionamento, também no período de um ano", disse. Os profissionais irregulares estão sendo identificados pela equipe de Fiscalização da Strans e estarão sujeitos às penalidades. "Quando identificados, eles são notificados e recebem uma multa. A penalidade vai da advertência à cassação da permissão", explicou Conceição.O mototaxista pode ter sua permissão suspensa quando agredir o passageiro, negar prestar socorro, dirigir embriagado ou utilizar o veículo para a prática de crimes. O presidente do sindicato dos Mototaxistas de Teresina, Celso Pereira, diz que espera um posicionamento da Strans sobre o assunto. "Isto não vai acabar nunca e não dá para inchar o sistema. Se continuar entrando mais mototaxistas nunca vamos conseguir nos organizar", disse.O presidente do sindicato estima que há pouco mais de 300 mototaxistas na clandestinidade. "A Strans está intensificando a fiscalização e por isto eles estão realizando manifestação", diz. De acordo com a Strans, a fiscalização agora será realizada nos turnos manhã, tarde e noite. O órgão estima que cerca de 200 mototaxistas não renovaram a permissão.Através deste trabalho, a Strans acredita que terá um perfil do serviço em Teresina. Mais de 60 pontos de mototaxistas distribuídos pela capital ainda não foram legalizados pela Strans. Em contrapartida, cerca de 40 pontos já são ocupados com autorização do órgão. A categoria comemora a legalização, mas afirma que pouca coisa mudou. Fonte: Com informações Diário do Povo
Edição: Fábio Carvalho

14/02/2009

MOTOTAXISTAS DENUNCIAM FORMAÇÃO DE EMPRESA ENTRE OS LEGALIZADOS- Terezina-Piauí

Os manifestantes foram informados pela secretária de comunicação, Cristiane Ventura, que o superintendente da STRANS, José João, estaria esperando uma comissão de mototaxistas para uma conversar e tentar resolver o impasse. Durante a reunião, a comissão denunciou ao superintendente que mototaxistas que trabalham legalizados possuem de cinco a seis motos trabalhando no setor e empregando parentes, configurando, segundo eles, como uma “empresa”.José João rechaçou a denúncia afirmando ser impossível o acontecimento dessa prática. De acordo com o superintendente,o alvará de trabalho é expedido em nome do proprietário da moto.
Depois de quase uma hora de reunião, o superintendente informou aos mototatixtas que vai conversar com o prefeito para que seja aberta uma nova licitação afim de realizar novos cadastramentos.
No entanto, José João acredita que seja impossível uma nova licitação já que em novembro de 2008 havia sido feito novos cadastros. Ele informou ainda que atualmente estão cadastrados 2016 mototaxistas e que esse número já está excedido.
Os mototaxistas disseram que irão continuar trabalhando, em contrapartida o secretário disse que vai continuar fiscalizando.

MOTOTAXISTAS FAZEM PROTESTO AMANHÃ- Rio Branco-Acre

Profissionais pedem apoio das autoridades para intensificar fiscalização contra “pirangueiros”
Os mototaxistas permissionários do município farão amanhã uma manifestação na frente da prefeitura do Bosque para cobrar maior rigor na fiscalização contra os “pirangueiros”. A concentração vai acontecer às 8 horas, no pátio do Teatro Plácido de Castro, de onde os profissionais sairão em passeata até a frente do prédio que abriga o gabinete do prefeito Raimundo Angelim. O presidente do sindicato da categoria, Pedro da Silva Mourão faz questão de deixar claro que não se trata de um protesto contra as autoridades do Estado ou do município, mas, de uma cobrança no sentido de proteger os direitos dos trabalhadores que pagam seus impostos e cumprem as regras estabelecidas pelo contrato de concessão do serviço de transporte público. “Estamos cobrando apenas o cumprimento da lei que nos ampara e à qual estamos sujeitos”, esclarece.
Segundo o sindicalista, os permissionários compreendem que todos precisam trabalhar, mas eles não concordam com a concorrência desleal de uma categoria que não possui representação legal, não conta com o amparo da lei, não paga imposto e ainda oferece risco de morte aos usuários. “Se a prefeitura achar que deve ampliar o número de placas de concessão do serviço a gente aceita, mas não podemos concordar com a concorrência desleal”, explica.
Ele diz que a categoria compreende as limitações do setor de fiscalização, mas que tal fato deve ser resolvido sob pena de o município perder o controle do setor. “Se for preciso a gente vai pedir a ajuda do governo para que haja maior investimento nessa área de fiscalização. Não devemos esquecer que o serviço clandestino não oferece segurança ao usuário, que apesar de ser livre para escolher com quem quer andar, também está à mercê do perigo iminente”, acrescenta.
O superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, confirma que a autarquia não dispõe de pessoal suficiente para efetuar a fiscalização, mas que ainda ontem estava se reunindo com os setores de operação do trânsito para traçar uma estratégia de ação mais eficaz. “Estamos buscando uma nova dinâmica de fiscalização que garanta a manutenção da ordem, até porque esse é o nosso papel”, garante.
Ricardo Torres lembra que o registro da violência usada pelos “pirangueiros” contra os fiscais da RBTrans é uma prova de que os profissionais da autarquia estão nas ruas para fazer com que a legislação seja cumprida. “Estamos articulando uma forma de manter a fiscalização efetiva sem descuidar da segurança e da garantia da integridade física dos nossos trabalhadores”, enfatiza.Para o superintendente, já ficou claro que o grupo de mototaxistas clandestinos não é pacífico, uma vez que parte para a violência, o confronto com os fiscais e ameaças de morte contra os gestores do município.

12/02/2009

PROTESTO

Novo Hamburgo - Em menos de quatro horas, 12 mototaxistas foram multados e liberados para voltar a exercer a atividade, desde que em 90 dias regularizem as motos, na Avenida Pedro Adams Filho, no Centro, na manhã desta quinta-feira. Os veículos foram apreendidos pela Brigada Militar de Novo Hamburgo (BM), no ponto próximo às bancas da Praça do Imigrante, em meio a protestos dos profissionais. Em entrevista à Rádio ABC 900, o tenente Marco Antônio Cardoso, coordenador da ação, afirmou que nenhum dos veículos tem a placa vermelha, que caracteriza a atividade de transporte de passageiros remunerada e o certificado de aluguel descrito nos documentos. Após a apreensão das motos, os profissionais procuraram o secretário municipal de Segurança, Luiz Fernando Farias, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, para questionar a cobrança da multa e o valor do guincho. A categoria não é regularizada, pois não há lei municipal sobre esse tipo de transporte.
DOE SANGUE
A unidade móvel da Fundação Hemoam, conhecida como "Vampirão", realiza nesta quinta-feira (5) campanha de doação de sangue na Associação de Mototaxistas do Amazonas.A campanha tem por objetivo contribuir para preparação do estoque de sangue para o período de festas carnavalescas. A meta é conseguir coletar 60 bolsas de sangue.A gerente de Captação de Doadores, Cristina Muniz, informa que a parceria com a associação dos mototaxistas é muito importante, principalmente neste período de queda nos estoques de todos os hemocentros do país.Segundo a assessoria de comunicação do Hemoam, a Campanha é parte dos esforços da Fundação para manter o estoque para o carnaval e todos os tipos sanguíneos são necessários.Para doar sangue, bastar ter entre 18 e 65 anos, estar com boa saúde e pesar 50 quilos ou mais.A campanha segue até as 17 h, na sede da Associação de Mototaxistas do Amazonas, localizada na Rua Itauté, no bairro Amazonino Mendes.
Edição: 859 Data:06/02/2009
Mototaxistas denunciam quase 1,5 mil clandestinos
Bruna Mastrella
Mais de 400 mototaxistas fizeram uma passeata pelas ruas de Goiânia para protestar contra a falta de fiscalização para impedir a atuação de falsos profissionais. A estimativa é que 1,5 mil clandestinos circulem pela cidade, mesmo sem o curso de formação obrigatório e o seguro de vida que protege os passageiros em caso de acidentes. Os mototaxistas reclamam de concorrência desleal, pois para conseguirem a permissão para transportar passageiros precisam custear um curso de treinamento em direção defensiva e obter documentos como certidão negativa de débitos e tributos e de antecedentes criminais, além de pagar o seguro de vida para os passageiros. Eles precisam, ainda, recolher tributos como o Imposto sobre Serviços (ISS) e INSS. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motofretistas Autônomos do Estado de Goiás (Sindimoto), Wilton Lopes Arruda, informa que há 900 profissionais devidamente legalizados na capital, mas que há espaço para muito mais, inclusive para absorver o contingente de não legalizados. Além de perderem serviço para os não-registrados de Goiânia, ele afirma que profissionais credenciados ao município de Aparecida também estariam trabalhando na capital – o que não é permitido.Como não há diferença de preço cobrado por um clandestino e um registrado, Arruda acredita que os usuários procuram o serviço dos primeiros por falta de conhecimento. “É preciso ficar atento aos elementos de segurança que um mototaxista profissional apresenta”, recomenda. Os profissionais, além de terem a moto padronizada em amarelo, também usam coletes na mesma cor. Além disso, tanto os capacetes quanto as laterais metalizadas do veículo contêm o nome e o tipo sanguíneo do condutor, e o número da permissão. Antes de ligar para alguma central solicitando serviço de mototáxi, ele orienta o cliente a perguntar se os profissionais são registrados na Agência Municipal de Trânsito (AMT). Além de cobrar maior apoio dos órgãos de fiscalização, o Sindimoto pretende melhorar a imagem da categoria junto à sociedade, principalmente para pôr fim ao estigma de que se envolvem muito em acidentes e põem em risco a vida de passageiros. “Isso não é verdade. Somos qualificados para prestar serviço de transporte público, ao contrário dos clandestinos”, defende Arruda. Após se concentrar em frente à sede da AMT, o mototaxistas se reuniram com uma comissão designada pelo presidente do órgão, Miguel Tiago. Ele garantiu que o trabalho de fiscalização está sendo feito, mas que sofreu algumas falhas por causa da transição de gestores. Contudo, um plano de trabalho será elaborado para atender às reivindicações. Hoje pela manhã representantes do Sindimoto devem entregar ao Ministério Público uma relação com o nome e endereços de supostas centrais de mototaxistas clandestinos de Goiânia. Embora tenha passado pelo curso de direção defensiva e obtido os documentos necessários para a legalização, G.F.R., 56, conta que foi barrado porque sua moto tem mais que cinco anos de fabricação – um dos requisitos obrigatórios. Ele reconhece que até cogitou fazer um financiamento para adquirir outro veículo, mas desistiu ao decidir não tentar um novo registro na AMT. “Paguei R$ 1,8 mil em curso e documentos, sendo que os clandestinos estão dominando as ruas. Para que legalizar? Para levar mais prejuízo?”, questiona. Ele revela que muitos profissionais estão deixando de renovar suas permissões por esse motivo.

02/02/2009

A grande problemática que envolve os mototaxistas deste país e justamente a falta de organização da própria categoria e o descaso dos políticos que continuam fazendo vista grossa para este problema no trânsito brasileiro e a falta de opção de trabalho. Na minha opinião, se os prefeitos e os vereadores dos municipios fizessem sua parte, não estariamos neste impasse, pois a regulamentação através de lei municipal ajudaria, e muito, no processo de reconhecimento da profissão pela União. Qualificar estes prestadores de serviço que já estão nas ruas, criando projetos que venham atender as necessidades desta categoria, como CNH de baixa renda, pois muitos não tem condições de tirar carteira de habilitação por falta de dinheiro e por não terem estudo suficiente para prestar exame junto ao DETRAN. Os municípios também não cumprem a lei, onde por direito o prefeito é obrigado a manter uma auto-escola para atender a população carente e por aí vai… Defendo esta categoria há 8 anos e tenho fé que um dia Brasília realmente faça a coisa acontecer, mas digo e repito, se os municípios brasileiros resolvessem regulamentá-los primeiro já estaríamos em outro degrau em busca do reconhecimento à nível nacional. VAMOS CONTINUAR COM A LUTA! Vou deixar meu endereço para que as pessoas entrem em contato comigo e manifestem seus comentários. Obrigada, Fátima Canejo - A loira (E-mail: fatimacanejo@hotmail.com)

Blogger: http://www.mototaxistasdobrasil.blogspot.com/

Fotoblogger: http://aloiraeosmototaxistasdobrasil.nafoto.net/

Orkut do Sindicato: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0&q=Blogger+dos+Mototaxistas+do+Brasil

Meu Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx