APESAR DA BOA NOTÍCIA,O MOTOTAXISTA ANANIAS CORREIA,QUE TRABALHA EM CASA AMARELA, ACHA QUE AS EMPRESAS DE ÔNIBUS IRÃO PRESSIONAR PARA NÃO PERDER ESPAÇO.
Ainda não é lei, mas a aprovação no Senado Federal, na última quarta-feira, do Projeto de Lei nº 203/2001 que regulamenta as profissões de mototaxista, motoboy e motofrete, renovou as esperanças de mais de 40 mil profissionais dessas áreas que atuam no estado e transportam cerca de 200 mil pessoas em 102 dos 185 municípios pernambucanos, segundo estimativas do governo do estado. A nova lei precisa ser sancionada pelo presidente Lula e caberá a cada município definir as regras específicas para a implantação do serviço legalizado. Nos municípios de Recife, Olinda e Jaboatão, os principais da Região Metropolitana, a aprovação do projeto foi vista com uma certa cautela.No Brasil, são quase 2 milhões de pessoas no setor.
Em Olinda, onde o serviço é proibido por lei municipal não existe interesse de regulamentar esse tipo de transporte. "O município optou em proibir essa prática de mototáxi até porque a moto não é um meio de transporte seguro", afirmou a secretária executiva de transporte, Eliane Cavadinha. Em Jaboatão dos Guararapes, onde o serviço foi regulamentado pelo município antes da atual gestão, deverá sofrer alterações caso a lei seja sancionada. "Houve uma regulamentação em alguns municípios, mas não é um transporte previsto no Código Brasileiro de Trânsito. Mas iremos nos adequar se a lei for sancionada", revelou a gerente de Trânsito e Transportes de Jaboatão, Lúcia Recena.
No Recife, o serviço de mototáxi não é regulamentado, embora exista a opção clandestina em vários bairros do subúrbio. As multas relativas ao transporte remunerado sem autorização custam R$ 2.377,75. Um dos pontos mais concorridos é a Padre Lemos, em Casa Amarela, Zona Norte. Lá, a notícia da aprovação do projeto de lei pelo Senado foi vista com expectativa e desconfiança. "Eu acredito que foi um grande avanço. Só falta o presidente assinar", comemorou Ismael Freita, 48 anos. Nem todos, no entanto, estão com o mesmo entusiasmo."Eu acho muito difícil o Recife aprovar essa lei. Há uma pressão muito grande das empresas de transportes", afirmou Ananias Correia, 26. A assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife disse que só fala sobre o assunto se a matéria for sancionada.
Em Caruaru, desde 2006, o serviço de mototáxi foi regulamentado na cidade. Em maio teve início o recadastramento com um total de 1.175 motoqueiros que irão receber colete funcional. A legalização desse tipo de transporte em algumas cidades trouxe à tona uma outra discussão: os acidentes envolvendo motos. Em um levantamento apresentado pela Companhia de Trânsito e Transportes Públicos do Recife (CTTU), foram registrados em 2006 um total de 1.157 acidentes envolvendo motos com 11 mortes. No ano seguinte, foram 1.247 acidentes e 14 mortes.
Fonte:Diário de Pernambuco
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