14/07/2009

MOTOTAXISTAS DE BELÉM/PARÁ HOMENAGEIAM A GOVERNADORA ANA JÚLIA CAREPA/PT

A GOVERNADORA ANA JÚLIA, RAIMUNDO NONATO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DOS MOTOTAXISTAS E MOTOFRETES DO PARÁ E OS MOTOTAXISTAS DURANTE A COMEMORAÇÃO DA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI 203/2001
Existem cerca de 70 mil trabalhadores atuando nesse serviço em todo o Pará; em alguns municípios, é a única alternativa de transporte público
Moto-taxistas fizeram um ato de agradecimento à governadora Ana Júlia Carepa, nesta segunda-feira (13), pela aprovação, no Senado, do projeto de lei que regulamenta a atuação da categoria
Moto-taxistas da Região Metropolitana de Belém e ainda Castanhal, Santarém, Redenção e Santo Antônio do Tauá fizeram um ato de agradecimento à governadora Ana Júlia Carepa, nesta segunda-feira (13), no Palácio dos Despachos. O motivo foi a aprovação, no Senado, na última quarta-feira (8), do projeto de lei que regulamenta a atuação da categoria, defendido por Ana Júlia Carepa desde seu mandato como senadora. A regulamentação depende agora da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o encontro, a governadora reafirmou o apoio à atuação dos moto-taxistas e declarou a intenção de realizar em Belém um seminário técnico envolvendo todos os Estados da região Norte para discutir a regulamentação da categoria, envolvendo o Departamento de Trânsito do Pará (Detran), prefeituras e trabalhadores, e assim encaminhar propostas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Também anunciou que o Detran deverá atuar na qualificação dos moto-taxistas do Pará. "Não tenho dúvida de que os outros governadores vão apoiar a ideia, porque a atuação dos moto-taxistas é importante para a região", disse a governadora.

Para Ana Júlia Carepa, a discussão deve levar em conta as peculiaridades de cada município. "É mais importante regulamentar a atividade, porque isso vai garantir segurança e mais qualidade para os trabalhadores e para quem usa o serviço. Mas, é claro, respeitando as diferenças entre as realidades dos municípios."

Segundo o presidente da Federação de Moto-taxistas e Moto-fretes do Pará, Raimundo Nonato Alves da Silva, existem cerca de 70 mil trabalhadores atuando nesses serviços em todo o Estado, muitas vezes como a única alternativa de transporte público nos municípios, o que torna a regulamentação da profissão indispensável. "É o caso de municípios como Jacundá, Tailândia e Breu Branco. Somente cinco municípios paraenses têm transporte público de massa", alega Raimundo Nonato.
Ele diz que a realidade não é muito diferente em outros Estados do Norte e Nordeste, o que gerou o aumento da quantidade de moto-taxistas nessas regiões. "Temos cerca de 2,5 milhões de trabalhadores no Brasil, e 90% deles estão no Norte e Nordeste".

Por conta desta realidade regional, a governadora lembrou seu esforço para a regulamentação. "Trabalhamos para que a lei fosse aprovada. Quando senadora, eu levei pessoalmente os moto-taxistas à Presidência do Senado para defender o projeto, assim como tive a coragem de sancionar uma lei estadual regulamentando a atuação deles no Pará. Também criamos o programa Pará Duas Rodas, pelo qual foi feita capacitação, foram distribuídos coletes e capacetes. Aprovada a lei federal, será a vez dos municípios fazerem a regulamentação. Nós vamos continuar dando apoio e conversando para o que presidente Lula sancione a lei", garantiu Ana Júlia Carepa.

O deputado federal Gerson Peres (PMDB) também declarou apoio aos moto-taxistas e colocou à disposição a estrutura do Serviço Social da Indústria (Sesi) para atender à necessidade de qualificação da categoria. "Vocês poderão, por exemplo, ser capacitados para que possam fazer, vocês mesmos, a manutenção das motocicletas, o que significará economia para os trabalhadores."
Fonte:Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário