11/11/2011

PREFEITURA PROMOVE O 1° ENCONTRO DE MOTOTAXISTAS DE JUAZEIRO DO NORTE/CE.



A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira, 8 de novembro, no auditório da Faculdade Leão Sampaio, o I Encontro de Mototaxistas de Juazeiro do Norte, tendo como tema do encontro o projeto “Romeiros da Paz”: Construindo a Cultura de Paz, Saúde e Cidadania.

O evento reuniu coordenadores do programa e, praticamente, todo corpo técnico da Secretaria de Saúde, representantes de secretarias parceiras, como Cláudio Luz, secretario de segurança, Tânia Paiva da Secretaria de Governo, além de representantes de entidades classistas, subprefeitos, articuladores sociais, mototaxistas, motociclistas, dentre outros.

“A saúde é uma prioridade para administração do prefeito Dr. Santana/PT, que trabalha para realizar ações de promoção de atenção especial à saúde e prevenção de doenças, com o compromisso de garantir a melhoria da atenção básica, do atendimento ao usuário e proporcionar aos juazeirenses uma assistência integral em todos os seus níveis de complexidade”, falou a Dra. Maria da paz, coordenadora do programa.

Para Maria Iracema Mariano, coordenadora do Grupo de Mobilizaço Social, atualmente, a violência no trânsito se transformou em um problema recorrente e grave para a saúde pública. Os acidentes representam modernas epidemias que atinge diversos municípios, em todo o Brasil. Motivo que vêm elevando, consideravelmente, os gastos com a saúde pública. Fato que poderia ser evitado com a adoção de medidas simples que podem resultar num futuro próximo na redução da violência no trânsito.
Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM, 2009) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), as mortes por causas externas só tem aumentado em Juazeiro. É flagrante o aumento do índice de violência no trânsito. Principalmente, envolvendo motociclistas em acidentes graves. Cidadãos que perdem a vida ou sofrem sequelas, na maioria das vezes irreversíveis.

Situação que provocou a criação de políticas como o projeto “Romeiros da Paz”, que foi implementado para reduzir a mortalidade por acidentes de trânsito, prevenir da violência e estimular à cultura de paz. Para desenvolver uma consciência preventiva no trânsito entre os participantes foram ministradas palestras, ilustradas com exibição de documentários para facilitar a compreensão do público.

O momento foi dividido em quatro eixos temáticos com a exposição de pautas relacionadas à violência no trânsito e suas conseqüências, além de noções básicas de segurança:

TEMA 1: Estatísticas no Trânsito e Direção Defensiva
Palestrante: Edimário José Araújo- Membro do Setor de Educação para o Trânsito do Demutran

TEMA 2: Dados Epidemiológicos
Palestrante :Iara Sales, enfermeira o Departamento de Vigilância a Saúde.

TEMA 3: Álcool e Direção
Palestrante:Márcia Úrsula de Castro Menezes- Terapeuta Ocupacional do CAPS–AD de Juazeiro do Norte

TEMA 4: Legislação no Trânsito
Palestrante: Dr Bernardo Oliveira – representando a OAB

Para completar o evento foi aberta uma discussão com a inscrição dos participantes, que puderam dirimir suas dúvidas com os palestrantes. No final foram sorteados 20 capacetes e servido um coquetel.

Fonte:Prefeitura de Juazeiro do Norte/Ceará

-------------------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIO DE FÁTIMA CANEJO

Parabéns ao Prefeito Santana/PT e sua equipe pela iniciativa e apoio a categoria dos trabalhadores sobre 2 rodas. É desta forma que poderemos mudar a violência no trânsito, informando, educando e qualificando. Estas ações devem ser contínuas para obtermos sucesso e atingirmos o objetivo proposto. Espero que dentro em breve Juazeiro do Norte também esteja qualificando esta categoria com o curso obrigatório da Resolução 350 do CONTRAN. Tenho certeza que após o curso estes trabalhadores estarão qualificados e aptos a prestarem um serviço de qualidade à população. Contribuindo assim, para elevar o nome da cidade de Juazeiro do Norte do PADRE CÍCERO. Uma cidade bem cuidada e prestadores de serviço qualificados, O TURISTA SEMPRE VOLTA!

Fico feliz com a ação política e torço para que sirva de exemplo para os demais prefeitos das cidades vizinhas, que até agora está apenas na promessa de regulamentação. É UMA VERGONHA A FALTA DE COMPROMISSO POLÍTICO! O CRATO ESTÁ MUITO LONGE DE CHEGAR NESTE ESTÁGIO. O QUE É UMA PENA! MAS CONTINUAREI LUTANDO PARA MUDAR ESTA REALIDADE CAÓTICA.

Fátima Canejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário