22/09/2009

PESQUISA INDICA QUE PAULISTANO PASSA QUASE TRÊS HORAS NO TRÂNSITO POR DIA

Em pesquisa realizada pelo Ibope para o Movimento Nossa São Paulo sobre a mobilidade das pessoas na cidade, 71% dos entrevistados classificaram o trânsito na cidade de São Paulo como ruim ou péssimo. A pesquisa, divulgada ontem, também aponta que os paulistanos passam, em média, 2 horas e 43 minutos em deslocamentos pela cidade todos os dias. E 29% das pessoas responderam gastar mais de 3 horas no trânsito.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, com 805 moradores de todas as regiões da cidade maiores de 16 anos. A margem de erro, segundo o movimento, é de no máximo três pontos percentuais.
O número de paulistanos com carros cresceu 13% em relação a 2008, passando de 37% para 50% os paulistanos que afirmam possuir um ou mais veículos em casa. Dos que possuem carro atualmente, 37% compraram nos últimos 12 meses.
Apesar disso, também cresceu o número de pessoas que se dizem dispostas a deixar o carro e usar o transporte público - 43% responderam que deixariam de usar o carro "com certeza" caso houvesse uma boa alternativa de transporte. Entre os que "provavelmente deixariam", o percentual é de 35%.
Em relação a temas bem recentes, a população se mostrou dividida. Quanto às restrições dos fretados impostas pela prefeitura, 47% dos entrevistados são a favor e 51% são contrários à medida.
Em relação à liberação do mototáxi na cidade, após lei federal que regulamentou o serviço, 50% são a favor e 48%, contrários. Mesmo assim, 57% afirmaram que não usariam mototáxi caso fosse liberado.
Sobre a ampliação da marginal Tietê, 89% dos entrevistados concordaram com a medida, mas para 56% das pessoas o dinheiro utilizado na obra deveria ser utilizado para ampliar linhas de metrô e trem e corredores de ônibus.
FONTE: JORNAL DE UBERABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário