22/01/2011

NENHUM MOTOTAXI DE MARINGÁ SE ADEQUOU À LEI QUE CONTROLA O SETOR

Cinco meses se passaram desde que a Câmara de Vereadores de Maringá aprovou o projeto que estabelece normas para o serviço de mototaxi e motofrete, mas nenhum mototaxista da cidade se adequou à lei. Foi o que revelou a Secretaria dos Transportes (Setran), que, a partir do mês que vem, inicia a fiscalização do transporte de cargas e passageiros por motos.

“Os mototaxistas não regularizaram a situação com o município, pois não querem pagar INSS e seguro de vida. Estão acostumados a trabalhar na informalidade e não entendem que isso é um seguro para eles e para os próprios passageiros”, contou Mauro Afonso Garcia, presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Maringá e Região.
Maringá tem aproximadamente 70 mototaxistas cadastrados no sindicato. Dos 70, apenas quatro estão com a documentação pronta, porém, não apresentaram à Setran. “Estamos cobrando a classe. Somos favoráveis à lei porque sempre lutamos para regulamentar nossa profissão. Quem não atender os requisitos da lei deve ser multado”, afirmou Garcia.

O diretor de fiscalização da pasta, tenente Edson Luiz, acredita que a falta de procura pela regularização ocorre porque o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) ainda não deliberou sobre a aplicação de cursos de capacitação aos mototaxistas pelas auto-escolas.“Estamos tendo esta dificuldade porque o Detran não deu o aval para os centros de formação de condutores”, explicou.

Diante da situação, o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, informou que, inicialmente, será feito um trabalho de orientação junto aos motociclistas. No entanto, os que não estiverem com o termo de permissão podem ser punidos pela Setran, que ainda está definindo os valores das multas.

400 Motofretistas já solicitaram regulamentação

Por outro lado, o município já recebeu cerca de 400 pedidos para regularização dos motofretistas, que também precisam se adequar à norma.

Segundo o órgão, a autorização para a exploração do serviço é feita depois de observar critérios que vão desde o ano de fabricação das motociclistas (que não pode exceder 10 anos para mototaxis e 15 anos para motofretes), documento de porte obrigatório, apólice de seguro, até equipamentos obrigatórios como colete e adesivos identificadores dos serviços.

Maringá está entre as poucas cidades que regularizaram o serviço

O projeto de lei do Executivo que estabelece normas para o serviço de mototaxi e motofrete foi aprovado em regime de urgência especial em agosto do ano passado. Desde então, o município faz parte de um reduzido grupo que conta com o serviço regularizado no país.

Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), apenas 30 cidades autorizaram a exploração do serviço de transporte remunerado de passageiros em motocicletas em todo o Paraná. Já com relação ao motofrete, o número era ainda menor: 19 municípios.Exigências para o serviço

Mototaxistas

No caso do mototáxi o prestador do serviço deverá oferecer toca descartável ao passageiro, capacete e transportar apenas um passageiro por vez. Somente será autorizado o estacionamento das motocicletas, que devem ter potência mínima de 125 cilindradas, em frente às sedes das empresas ou em pontos livres que terão as vagas sinalizadas e definidas pela Setran.

Motofretistas

Para o serviço de motofrete a motocicleta, com potência mínima de 99 cilindradas, motoneta ou triciclo utilizado para o serviço deve possuir a inscrição “motofrete” e o número da autorização adesivado nos dois lados do tanque. O transporte deverá ser realizado em cargas tipo baú (fechada) ou grelha (aberta), seguindo a determinação do Contran.
Fonte:Gazeta Maringá
Repórteres:Marcus Ayres e Fábio Guillen

2 comentários:

  1. O presidente do sindicato de moto - taxi e moto - frete de Maringá PR, diz que a apenas 04 motos regular na cidade esta trabalhando como moto - taxi o que é a mais pura mentira, e tambem as leis estipuladas para a legalização da categoria em Maringá PR nem o sindicato e nem a setran sabe o certo o que é lei ou não para informar ao trabalhador ilegal!!!
    Esta muito mal organizado o esquema de regularização da categoria, o sindicato é o primeiro a nos empurrar em um buraco fundo e escuro, AFINAL A LEGALIZAÇÃO DA FUNÇÃO VEIO PARA MELHORAR A VIDA DOS TRABALHADORES E USUARIOS? OU APENAS AUMENTAR A RENDA DOS COFRES PUBLICOS E DE ALGUNS EMPRESARIOS?

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  2. O seguro que os motos - taxistas de Maringá PR tem que pagar para o passageiro esta estranho pois não temos opção de escolha para uma administradora de seguros, a seguradora que o sindicato oferece o sindicato disse que não podemos ter acesso ao contrato da apólice, não podemos receber em casa a fatura para pagamento da mensalidade, não podemos imprimir o boleto pela internet e nem ter contato com a seguradora. FALA AI TEM CAROÇO NESTE ANGU? Eu espero que esta situação mude pois a maioria quer trabalhar legalmente e ter uma garantia para o futuro, a verdade não é bem a que diz o presidente do sindicato que queremos continuar trabalhando na cladestinidade.

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