17/01/2011

SEM REGULAMENTAÇÃO, MOTOTAXISTAS JÁ SÃO 8 MIL EM MANAUS

A DEMORA DA PREFEITURA PARA REGULAMENTAR A PROFISSÃO ESTÁ CAUSANDO UMA PROLIFERAÇÃO DESCONTROLADA DA ATIVIDADE
MANAUS - Sem a regulamentação da profissão de mototáxi e a falta de fiscalização, a atividade vem crescendo desordenadamente e hoje já existem 8 mil mototaxistas atuando nas ruas na cidade, estima o presidente da Federação dos Mototaxistas do Amazonas (Federamoto), Paulo Vitorino. Desses, 2 mil não são ligados a nenhuma associação.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) deixou de impedir a presença de mototaxistas no Centro e em outras zonas da cidade onde o serviço não era permitido. A afirmação é do superintendente do SMTU, Marcos Cavalcante. “A fiscalização se limita a corrigir os abusos como os que querem ocupar pontos de táxi e paradas de ônibus”, justificou.

Hoje, mototaxistas ocupam cruzamentos como o das Avenidas 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro, e calçadas da Avenida Djalma Batista. Um acordo verbal entre Prefeitura e categoria restringia a presença da categoria nas zonas norte e leste de Manaus, mas a demora da Prefeitura em legalizar o serviço causou o descontrole do sistema, disse Vitorino.

Há quatro meses, SMTU e categoria concluíram o projeto de lei para legalizar o serviço em Manaus. Segundo Marcos Cavalcante, o projeto ainda não passou pela Câmara porque a Lei Orgânica do Município de Manaus (Lomam), que proíbe a profissão, precisa ser alterada. A Procuradoria Geral da República também contesta a profissão junto ao Supremo Tribunal Federal.
Fonte:D24am

Nenhum comentário:

Postar um comentário