18/01/2011

SIMULADOR MOSTRA RISCOS DOS MOTORISTAS QUE DIRIGEM SEM CINTO

Apesar da obrigatoriedade do uso do equipamento, muitas pessoas insistem em dirigir sem ele. Mais de 180 mil motoristas foram multados pela falta do cinto em 2010.
Um simulador especial instalado em Goiás está mostrando por que o uso de um equipamento obrigatório de trânsito é tão importante. Veja na reportagem de Fábio Castro.

Para a viagem, tem motorista que só pensa no conforto. ''Completo: tem ar condicionado, direção. O cinto de segurança eu esqueci. Tem que colocar'', diz o corretor de imóveis Colemar da Cruz Machado.

É um erro grave: ''Nós temos percebido que a maior causa das mortes não é o tombamento ou a saída de pista em si, é a falta do cinto de segurança que agrava a situação e leva à morte dos passageiros'', diz o instrutor Pércio Prado.

Só nas rodovias federais, no ano passado, a polícia multou quase 180 mil motoristas e passageiros pela falta do cinto. E para mostrar que o equipamento pode salvar vidas, instrutores levaram para a estrada um simulador que reproduz um capotamento.

Por reflexo, motoristas se agarram ao volante, passageiros tentam segurar em algo, mas veja que mesmo com as mãos soltas, o cinto mantém a pessoa presa ao banco. ''Girando, virando o seu corpo, você fica desesperado, não sabe o que fazer. Mas eu senti que o cinto de segurança estava me prendendo de maneira correta'', conta a secretária Valdélia de Deus Coutinho.

É quando o carro está de cabeça para baixo que motorista e passageiro, num capotamento de verdade, percebem que o uso do cinto de segurança pode evitar pelo menos duas situações: que alguém se machuque dentro do carro ao bater em algum objeto ou seja arremessado pra fora.

Na aula com o simulador, o instrutor ensina como sair do carro: coloque as mãos no teto para proteger a cabeça, apóie as pernas também no teto. E só depois, já bem apoiado, solte o cinto, que geralmente fica travado após o acidente.

''O cinto ele trava porque o seu peso está fazendo a trava realmente segurar o seu corpo. Se você tentar soltar essa trava com ela segurando seu corpo, você não vai conseguir. É onde as pessoas apavoram, querem usar uma faca, querem usar uma tesoura, que podem se machucar. Então essa técnica vai fazer o cinto aliviar na hora de soltar a trava'', explica o instrutor.

''A lição que fica é que existe um equipamento chamado cinto de segurança. E ele não está ali à toa. Se ele está ali, é pra ser usado'', diz o instrutor de segurança no trânsito Cícero Romão Alves Paiva.
Fonte:G1/Perkons

Nenhum comentário:

Postar um comentário