18/01/2011

TRANSPORTAR CRIANÇAS EM MOTO É IMPRUDENTE

TREANSPORTAR CRIANÇA EM MOTO ALÉM DE IMPRUDENTE PODE ACARRETAR A PERDA CNH
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar crianças menores de 7 anos em motocicleta é considerado uma infração gravíssima, multa de R$ 191,00 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação. Outra irregularidade que os adultos cometem, é conduzir a criança na frente do condutor, ou seja, no tanque do combustível.

Conforme Hélio dos Reis Santos, chefe da Seção de Educação no Trânsito, pertencente à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), a fiscalização será intensificada. Assim como o condutor, as crianças devem estar usando capacete apropriado para o tamanho da sua cabeça e que tenha faixa refletiva, selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), viseira e proteção de queixo. ''Transportar crianças menores de 7 anos ou que não tenham condições de cuidar de sua própria segurança é infração gravíssima. Se for detectado infração haverá autuação, multa e suspensão do direito de dirigir recolhendo a CNH'', salienta.

Santos lembra que crianças que estão com alguma impossibilidade de se segurar de maneira adequada no condutor ou na moto, como braço ou perna quebrada, não podem ser transportadas. ''Também é terminantemente proibido o transporte de uma terceira pessoa na motocicleta, a infração também gera multa no valor de R$ 127,00. Infelizmente, essa regra, no entanto, dificilmente é cumprida pelos pais que trafegam pela cidade colocando em risco a vida dos seus filhos'', conta. (SN)

Fonte:Jornal de Uberaba/Perkons

Um comentário:

  1. A REPORTAGEM ACIMA MENCIONA QUE INFELIZMENTE,OS PAIS NÃO CUMPREM AS REGRAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, PONDO EM RISCO A VIDA DOS FILHOS. PERGUNTO: É O MOTOTAXI QUE ESTÁ FAZENDO ISSO NO TRÂNSITO? NÃO, E PORQUE QUEREM POR A CULPA DOS ACIDENTES E MORTES NO MOTOTAXI? QUEM COMETEM ESTAS ATROCIDADES SÃO MOTOCICLISTAS, AQUELAS PESSOAS QUE NÃO POSSUEM CNH E NÃO TEM NENHUM CONHECIMENTO SOBRE COMO PILOTAR UMA MOTO OU PESSOAS QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA AS LEIS DE TRÂNSITO. A FISCALIZAÇÃO TEM QUE SER MAIS OSTENSIVA E PUNITIVA.A EDUCAÇÃO AINDA É E SEMPRE SERÁ A CHAVE DE TUDO.

    ResponderExcluir