18/10/2010

ANANINDEUA/PARÁ REGULARIZOU MOTOTAXISTAS DO MUNÍCIPIO

Cláudia de Oliveira, 34 anos, trabalha há três anos como mototaxista. Ela resolveu trabalhar na área por estar desempregada e agora faz parte de um grupo de taxistas regulamentados no município de Ananindeua. “Consigo sustentar meus três filhos com a profissão e já tenho passageiros de confiança”, conta.

Ela faz parte de um grupo de 528 mototaxistas que receberam autorização para trabalhar de maneira legalizada. Ontem, a Prefeitura de Ananindeua entregou as últimas 286 autorizações e, com isso, o município passou a ser o primeiro da região metropolitana a legalizar a categoria, que já está regulamentada graças à lei federal que reconhece a profissão em todo o país.

Para Regina Teixeira, coordenadora de mototaxistas de Belém e Ananindeua, a legalização é um meio de garantir mais segurança para os profissionais e clientes. “Após a regulamentação, os mototaxistas conseguiram vantagens e até mesmo os índices de assaltos diminuíram após a padronização”.

Segundo a coordenadora, existem atualmente cerca de 5 mil mototaxistas em Belém e Ananindeua.

Para receber a autorização, os mototaxistas tiveram que fazer um cadastro no Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Ananindeua (Demutran) comprovando estarem aptos e atendendo a pré-requisitos para atuar na profissão. “Com a regulamentação, a categoria passa a ser incluída no sistema de transportes. Eles serão um sistema complementar, irão até onde os ônibus não vão. Estamos fazendo um mapeamento para estabelecer onde serão os pontos de mototaxi”, disse Guilherme Azevedo, diretor geral do Demutran. Ainda dependerá dessa avaliação o estabelecimento de um teto para a liberação de autorizações.

Entre os pré-requisitos estão ter idade superior a 21 anos, dois anos de habilitação na categoria A, ser proprietário do veículo, documentação comprovando que não exercia atividade remunerada e ter feito capacitação em cursos como direção defensiva, atendimento ao público e noções de primeiros socorros. Os mototaxistas legalizados também têm que possuir seguro de vida em caso de acidente para o condutor e para o passageiro.

Para o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, o serviço será mais uma oferta de locomoção para a população. “O serviço vai agregar aos serviços de ônibus, cooperativas e táxis. Além disso, vai trazer mais segurança. Sem regularização, a pessoa não sabia distinguir quem estava qualificado e quem era clandestino”.

De acordo com Azevedo, as fiscalizações no serviço já acontecem de maneira regular e os mototaxistas legalizados tem até o final do ano para se adequar totalmente às regras. As motos que estiverem circulando de maneira clandestina serão apreendidas.

PRÉ-REQUISITOS

Para ser mototaxista em Ananindeua, é preciso ter mais de 21 anos, 2 anos de habilitação na carteira A, ser proprietário do veículo, comprovar que não exercia atividade remunerada e ter feito capacitação em cursos como direção defensiva, atendimento ao público e noções de primeiros socorros. Também precisam ter seguro de vida para condutor e passageiro

em caso de acidente.

ÁREA

Os mototaxistas vão cobrir especialmente as áreas onde não há serviço de ônibus ou transporte alternativo.
Fonte:Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário