19/10/2010

O ESTADO DO CEARÁ DESPONTA NAS VENDAS DOS VEÍCULOS DE DUAS RODAS


O mercado de consórcios tem atingido forte crescimento em todo o Brasil, em todos os setores. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o número de novas adesões no setor de automóveis é maior em 25% que o mesmo período do ano passado. Com mesma trajetória de crescimento, o valor médio das cotas para imóveis cresceu 19,3%. No Ceará, o destaque é para a venda de consórcios para motos, que apesar de ter crescimento discreto no Brasil (3,4%) no acumulado do ano, apresenta evolução de cerca de 10% no número de novos consorciados, de acordo com pesquisa de mercado realizada pela concessionária Unimaq, da Honda.

De acordo com o gerente comercial da Unimaq, Wágner Pinheiro, o mercado de consórcios para motos tem se mostrado promissor na Capital. "O mercado de motos está crescendo vertiginosamente. Na nossa concessionária, o número de novos clientes já é 70% maior com relação ao mesmo período do ano passado. Estamos crescendo muito mais que o mercado local, o Ceará e o Brasil", revela. Segundo o gerente, o Estado figura como um dos principais mercados para o consórcio de motos. "Hoje, o Ceará é o segundo do Nordeste no número de consórcios para motos, perde apenas para a Bahia", afirma.

Sobre o perfil do consorciado, Wágner Pinheiro ressalta que, apesar de a maioria ainda ser de homens jovens, as mulheres e os aposentados também tem procurado realizar a compra do bem de forma programada através do consórcio. Além disso, pessoas de várias classes sociais tem investido. "O perfil do comprador de consórcio vai de acordo com a parcela que cabe no bolso dele". O crescimento nas vendas de consórcios para motos não são exclusividade da Capital. "Temos em torno de 30 municípios. Pacajus, Horizonte e São Gonçalo estão vendendo bastante. Quando melhora o poder aquisitivo das pessoas, elas começam a fazer investimentos", comemora.

Para Wágner Pinheiro, o aumento do poder aquisitivo da população de menor renda tem causado o crescimento na demanda. "O consórcio é a modalidade de venda em que não se paga juros, é uma compra programada, diferente de quem vai fazer um financiamento. Com o poder aquisitivo melhorando, as pessoas começam a se programar mais". Além disso, com a possibilidade da oferta de lances e sorteios, o bem pode ser adquirido antecipadamente pelo consorciado, que então poderá usufruir do produto assumindo prestações programadas e sem juros.
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário