03/10/2010

FROTA DE MOTOS AUMENTA 128,4% NO CEARÁ NESTE ANO

FERIDOS E MORTOS: com o crescimento do número de motocicletas em Fortaleza, as estatísticas sobre eventos graves no trânsito apresentam dados preocupantes
Segundo o Conselho Estadual de Trânsito, dos 184 municípios cearenses, apenas 48 têm gestão própria
Mais baratas, econômicas e muito mais rápidas na hora de enfrentar o congestionamento. Essas são algumas das vantagens de um dos transportes que tem crescido mais no Estado, as motos. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), de 2004 a julho de 2010, o crescimento na frota de motocicletas no Estado foi de 128,4%, passando de 282.826 para 645.998.

O problema porém, é que, diante desse crescimento, da imprudência dos condutores, ausência de fiscalização e falta de infraestrutura para esse tipo de veículo, surgem consequências como o aumento nas estatísticas dos acidentes de trânsito, conforme foi divulgado na edição de ontem do Diário do Nordeste. Diante dessa realidade, é preciso pensar em soluções viáveis para diminuir os acidentes e controlar o crescimento desordenado da frota.

Afinal, o problema não se restringe à Capital cearense, já que, segundo o Detran, 77,9% das motocicletas do Ceará, ou seja, 503.390 mil, estão localizadas no Interior, representando 54,4% do total da frota de veículos. Em Fortaleza, segundo o órgão, elas são 142.608, ou seja, 21% do total de veículos.

Perfil

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Centran), Luiz Tigre, explica que o perfil do condutor da motocicleta vem mudando nos últimos anos, e ressalta que a maioria deles não está preparada para guiar um moto e muitos sequer tem habilitação. "No Interior, o vaqueiro e o agricultor trocaram o cavalo pela moto, fato que agrava ainda mais o número de acidentes, pois eles precisam de orientação", destaca.

O comerciante Márcio Silveira, 25, é um exemplo do motociclista despreocupado em cumprir a lei. Ele não tem habilitação, conta que aprendeu a pilotar a moto 125 cilindrada com um amigo e já sofreu quatro pequenos acidentes em menos de três meses.

"Quando tem uma curva mais fechada fico com receio, porque ainda não tenho domínio sobre a moto", disse o rapaz que já pilota há pelo menos seis meses. Apesar das dificuldades, garante que não deixa de andar de moto. "Preciso fazer viagens constantes entre os municípios de Quixadá e Mombaça".

Situação semelhante é da estudante Maria Rita de Castro, 18 anos, que diariamente se desloca de Guaramiranga para Baturité, onde estuda. "Não tenho carteira de habilitação, não acho necessário, porque ando com cuidado e de vagar", diz.

Ela afirma que "de vez em quando" dá carona para amigas que perdem o ônibus. "Só caí uma vez e foi porque a minha amiga, que estava na garupa pendeu e a moto derrapou".

Falta fiscalização

De acordo com Luiz Ponte, para reverter essa situação, a solução mais viável seria a municipalização do trânsito, isso porque a fiscalização é mais constante quando o próprio órgão gere o trânsito local. Ele ressalta que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1998, compete aos órgãos e entidades dos municípios a gestão do trânsito. Porém, das 184 cidades cearenses, apenas 48 têm gestão própria.

Com a falta de fiscalização, motoqueiros circulam sem capacete, com várias pessoas na moto, e sem habilitação. Essa prática é comum, especialmente, nas pequenas cidades.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, concorda com o presidente do Centran e reconhece que muitos municípios não cumprem a lei. O que, segundo ele, facilita a compra de motocicletas por pessoas sem habilitação. Ele explica que a disponibilidade de crédito para financiamento de veículos e o crescimento da economia gerou um aumento do número de motos nas ruas e as consequência é o acidente. "A moto é um vetor de desenvolvimento da economia, um instrumento importante, mas deve ser usada com responsabilidade", frisa.

Ação civil

O dirigente do Departamento Estadual de Trânsito afirma que o Ministério Público Estadual (MPE) já ingressou com ações civis públicas em várias cidades que não fiscalizam o trânsito, na tentativa de reverter esse processo. "Os municípios podem ser multados e alguns prefeitos correm até o risco de perder o mandato se não cumprirem a lei", garante.

De acordo com Igor Ponte, outra solução para esse problema já está sendo colocada em prática pelo órgão desde o ano passado. O Programa Popular de Formação e Educação do Condutor oferece às pessoas de baixa renda a possibilidade de obter a habilitação custeada pelo Governo do Estado.

"Hoje, já temos 65 mil pessoas beneficiadas em todo Ceará. Contudo, ainda é preciso que cada município faça a sua parte, fiscalizando o trânsito e promovendo campanhas educativas nas comunidades", diz o dirigente do Detran-CE.

PRIORIDADES
Investimentos nas vias podem reduzir índices de acidentes

A imprudência dos condutores, principalmente dos motociclistas, a falta de preparo dos motoristas habilitados e de estrutura nas rodovias, aliadas ao aumento da frota, segundo especialistas, são as principais causas dos acidente de trânsito no Estado. Para Wagner Paiva Queiroz, presidente da Associação dos Psicólogos de Trânsito do Ceará, além da educação para o trânsito, outra solução viável seria a construção de vias exclusivas para motocicletas.

Contudo, na opinião do professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) Mario Azevedo, é preciso investir na qualidade do transporte público e construir mais vias exclusivas para ônibus, agilizando assim o trafego na Capital cearense.

"Apesar de ser rápida e servir muitas vezes como instrumento de trabalho, não há necessidade da motocicleta ter privilégios no trânsito", diz o especialista. O psicólogo de trânsito Wagner Paiva, ressalta, por sua vez, que a exemplo de capitais como São Paulo e Curitiba, as vias exclusivas para motocicletas reduziram os acidentes, além de descongestionarem o trânsito. "Nossas vias são construídas para veículos, fato que muitas vezes dificulta o trafego de motos. Além do que falta respeito entre os condutores", ressalta.

Outra solução proposta por Paiva seria uma parceria entre a iniciativa privada e o Governo do Estado, oferecendo cursos de direção defensiva para os compradores de motocicletas. "Se a cada moto vendida os condutores realizassem um curso de direção defensiva, na própria concessionária, os acidentes reduziram significativamente", diz.

Já o professor de Engenharia de Transporte, Mario Azevedo, aposta em outras soluções e ressalta que os ônibus deveriam ser tratados como prioridade nos transportes, já que, segundo ele, são veículos condutores da massa trabalhadora e de pessoas com baixa renda.

Para Azevedo, se as condições do trafego agilizassem o transporte desses veículos, muitos proprietários de motocicletas optariam pelo transporte público. "Em termos de engenharia de trânsito não vejo muitas saídas para a motocicleta. É preciso intensificar a fiscalização, educação para o trânsito e a qualidade dos transportes públicos para diminuir a frota".

A Prefeitura garante que o trânsito de Fortaleza vai melhorar de forma considerável, redução de engarrafamentos, com a implantação do Transfor.
Fonte:Diário do Nordeste
Karla Camila
Reporter

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