03/08/2010

CEROL TRANSFORMA SIMPLES BRINCADEIRA DE SOLTAR PIPAS EM RISCO DE ACIDENTE




Soltar pipa ou papagaio é uma brincadeira antiga, mas que hoje representa risco de acidente, por conta do cerol - material feito à base de vidro e cola - usado nas linhas para cortar outras pipas no céu.
Só em Taubaté, desde o ano passado, sete pessoas ficaram feridas por linhas com cerol. A maioria era MOTOCICLISTA.
É só ventar um pouquinho para que as pipas tomem o céu, mas a diversão, que parece inofensiva, pode causar acidentes graves por causa da irresponsabilidade de alguns praticantes. Aline Oliveira, de 21 anos, é mais uma vítima. Ela estava saindo de casa para trabalhar e viu uma linha de pipa enroscada no portão. Quando tentou arrebentá-la foi ferida gravemente pelo cerol.

"Eu só senti a fisgada e falei 'nossa, cortei meu dedo'. Só que na hora que fui lavar, meu dedo estava pendurado. Tirei os pontos na semana passada. Ainda não tenho movimento nenhum e vou precisar fazer fisioterapia", relata,

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda No ano passado, em Taubaté, foram registradas cinco ocorrências causadas por cerol. Em 2010, até agora, foram duas. Segundo o Corpo de Bombeiros de Taubaté, é feita uma campanha nas escolas do município na tentativa de orientar os estudantes sobre os perigos.

"Com relação a não usar cerol. Se soltar pipa em local que circule veículo terrestres, na hora de correr atrás deve-se prestar atenção ao atravessar a rua. Com relação ao fio de alta tensão, não tentar tirar", orienta o bombeiro Jurandir Romano.

O cerol é feito de pó de vidro ou pó de ferro e cola. E o uso dele é proibido por lei. Quem for flagrado com cerol pode ser levado à delegacia e multado. Se provocar lesão corporal em alguém, responde por esse crime ou até por homicídio doloso, no caso de morte.

Na maioria das ocorrências, as vítimas são motociclistas. OS MOTOTAXISTAS são obrigados a usar o equipamento. Para eles, essa é melhor maneira de se prevenir desse 'vilão' quase invisível.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda "Segurança não só para ele, mas também para o passageiro. Pois se o motociclista for afetado, o passageiro também sofrerá", afirma Antonio Marmo, da Associação dos Mototaxistas de Taubaté.

A falta de cuidado também é um problema. Muitos moradores empinam as pipas em lugares inedequados como, por exemplo, as margens da Via Dutra.

"A gente fica apavorado. Vê a pipa de um lado, já quer passar do outro ou se pudesse nem passava na mesma rua", conta Aline.
VNews>Nossa Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário