18/06/2009

ALTO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA ASSUSTA AUTORIDADES E POPULAÇÃO DA CIDADE DE PORTO VELHO/RO

Os últimos atentados aos ônibus coletivos e ao prédio do Ministério Público do Estado (MPE) causaram um clima de insegurança em Porto Velho. O prefeito Roberto Sobrinho chegou a dizer ontem no programa Fala Rondônia, da Rede TV!/SGC, que o caos na segurança pública começou a dois meses com os conflitos entre a Prefeitura, Policia Militar e mototaxistas. O MPE fez na última uma reunião com todos os envolvidos na segurança pública (Prefeitura, Governo do Estado, Policia Militar e Civil) e pediu para a Policia Militar e a Prefeitura um convênio de fiscalização no trânsito.

A violência fez ainda encerrar a discussão sobre a regulamentação dos serviços de mototáxi que deve voltar a ser debatido somente quando o Congresso Nacional aprovar o projeto da atividade. Segundo o presidente da Câmara, Hemínio Coelho a posição é para frear a onda de violência. “Esperamos que com isso Porto Velho não viva mais esse clima de insegurança que está tendo praticamente toda semana e nós não tenhamos que estar vendo um verdadeiro terrorismo na cidade com incêndios a ônibus coletivos, prédios públicos sendo alvejados e pessoas sendo ameaçadas de morte com vem ocorrendo”, afirmou.

Ontem, o taxista, Marcos Uchôa, disse no programa Fique Ligado do deputado estadual Euclides Marciel, também na Rede TV!/SGC, que seis taxistas estariam jurado de morte por mototaxistas. De acordo com Uchôa, estão incluindo na ameaça de morte, ele e mais cinco. “Fiquei sabendo dessa lista, mas eu sei quem são os ‘cabeças’ dos mototaxistas” e vou atrás deles, diz. O taxista ainda avisa que pode revidar as intimidações. “Antes que chore a minha mãe, chore as mães deles primeiro”, ameaçou.

O diretor de comunicação de uma cooperativa de mototaxis, Lucio Miranda, disse que as declarações de Marcos Uchôa são uma covardia. “Porque ele não diz quem são estes que estão lhe ameaçando? Ao invés de querer generalizar”, questionou. Miranda diz que ao ouvir as declarações de Uchôa procurou a Policia para relatar a denúncia. “Quero que ele prove quem são estes ameaçadores”, afirma. O mototaxista revela que quem fez ameaças mesmo é o taxista. “Eu tenho uma filmagem do Marcos Uchôa ameaçando os motociclistas”, diz.

Sobre os incêndios dos ônibus, LÚCIO MIRANDA ACREDITA QUE PODE SER ALGO PLANTADO PARA PREJUDICAR OS MOTOTAXISTAS.“NÃO TEM CABIMENTO, AS VÉSPERAS DE UMA VOTAÇÃO SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DA NOSSA CATEGORIA ACONTECE ISSO,SÓ QUEREMOS É A REGULARIZAÇÃO POR QUE PREJUDICARÍAMOS OS OUTROS?'', DIZ.

Roberto Sobrinho disse, também no Programa Fala Rondônia, que caso o Governo do Estado não tome uma posição para acabar com a violência vai à Brasília pedi a atuação da Força Nacional na cidade. “Queremos que a Segurança seja retomada logo, vou pedir ajuda do governo federal para resolver o problema”, completa.
Fonte:Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário