25/06/2009

TRANSPORTE DE RISCO...QUAL A SOLUÇÃO????

Editorial/opinião
O debate que começa hoje sobre medidas de conscientização e proteção aos mototaxistas e aos trabalhadores no setor de moto-entregas, os motoboys, deve ressuscitar a velha questão também dos riscos do trabalho informal realizado pelos motoqueiros em Piracicaba, no que se refere ao transporte de passageiros.

A lei que criou o serviço de mototáxi em Piracicaba é de 1998, mas até hoje somente duas empresas estariam regularizadas, entre várias espalhadas pela cidade e que concentram cerca de 500 mototaxistas. Por dia, calcula-se, que eles transportam cerca de sete mil pessoas, cortando todos os pontos da cidade.

Para o presidente da Comissão Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho (Comsepre), Milton Costa, a regularização da atividade é o primeiro passo para a redução de acidentes no setor. De 2003 até hoje foram registrados 375 acidentes, sendo 24 deles graves. O garupa, por exemplo, paga pelo serviço, e raramente está sabendo que trata-se de um mototaxista clandestino, irregular.

Não existe levantamento oficial sobre o número exato de trabalhadores sobre as duas rodas, a idade da frota, vê-se rodando motociclistas de diversos anos de fabricação, não se conhece o estado dos pneus, as condições mecânicas e elétricas dos veículos. Todos estariam habilitados? Além disso, quantos têm cursos ou aulas de direção defensiva, importante instrumento para se evitar acidentes? O que se vê hoje, são muitos abusos e desrespeito no trânsito, não apenas de motociclistas profissionais e amadores, mas também de motoristas.
Fonte:Jornal Gazeta de Piracicaba

=====================================================================================
OBS: MAIS UMA RAZÃO PARA QUE OS SENADORES DO BRASIL APROVEM COM URGÊNCIA O PROJETO DE LEI DO SENADO 203/2001 QUE SERÁ VOTADO DIA 30/06/2009.O BRASIL NÃO PODE MAIS ESPERAR QUE ESTA SITUÇÃO CAOTICA DOS MOTOTAXISTAS CONTINUE SEM SOLUÇÃO E CADA VEZ MAIS O PROBLEMA SE AGRAVANDO EM TODAS AS CIDADES DO NOSSO PAÍS. TÁ NA HORA DE TORNAR ESSES PAIS DE FAMÍLIA DIGNOS E APTOS PARA PRESTAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE À POPULAÇÃO. APOIO TODOS OS MOTOTAXISTAS DO BRASIL INCONDICIONALMENTE!!!!ACREDITO FIRMEMENTE, QUE OS SENADORES, IRÃO CUMPRIR COM O COMPROMISSO POLÍTICO COM O POVO.UM ABRAÇO DA AMIGA E COMPANHEIRA DE LUTA FÁTIMA CANEJO/LOIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário