18/06/2009

MOTOTAXISTAS EM GREVE NOS CAMARÕES

Doualá, Camarões (PANA) - Os mototaxistas camaroneses, comummente denominados Bendskineurs, observam um movimento de greve desde segunda-feira em Doualá, capital económica dos Camarões no litoral do país, constatou a PANA no local.

"Nós decidimos cessar o trabalho neste dia para protestar contra as medidas do prefeito do Departamento de Wouri, Bernard Okalïa Bilaï, que nos quer expulsar da cidade a partir de 1 de Julho próximo", declarou Robert Tamaba Signé, mototaxista em Doualá.

As medidas do prefeito de Wouri seguem-se à decisão do primeiro- ministro camaronês, Chief Inoni Ephraïm, que pediu há vários meses que os mototaxistas observassem algumas disposições se quisessem operar no transporte público.

Ephraïm exige de cada mototaxista uma placa de matrícula CEMAC, uma vinheta técnica, um contrato de seguro, dois capacetes, além de pintar as suas motos de amarelo à semelhança dos táxis normais e de dispor de uma carta de condução.

"Achamos estas medidas exageradas. E pedimos uma moratória para poder satisfazer todas estas exigências. Mas o prefeito não quer sequer ouvir falar disso. Ele reteve o prazo de 1 de Julho de 2009", queixou-se Norbert Ngatchou, um outro mototaxista.

Para Sévérin Nwaha, também um bendskineur, "após termos feitos cálculos, todos estes documentos podem custar mais de 100 mil francos CFA (mais de 200 dólares americanos). É muito caro para cada um de nós".

Por isso, os mototaxistas decidiram interromper o trabalho na cidade de Doualá, onde, segundo as últimas estatísticas, haveria mais de 50 mil bendskineurs.
Fonte:Panapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário