01/09/2011

BANDIDOS SE APROVEITAM DE FALTA DE CONTROLE E SE PASSAM POR MOTOTAXISTAS

As camisas que identificam os mototaxistas são comercializadas por R$ 25. A prática dá margem para bandidos utilizarem os uniformes para assaltar ou executar outros crimes.
Manaus Uniformes de mototaxistas são vendidos sem qualquer controle nas zonas norte e leste de Manaus, conforme comprovou a reportagem do DIÁRIO. Seja em lojas ou bancas improvisadas de vendedores ambulantes, as camisas que identificam os mototaxistas são comercializadas por R$ 25.

A prática dá margem para bandidos utilizarem os uniformes para assaltar ou executar outros tipos de crimes na cidade, como registra a polícia.

Na Avenida Grande Circular, na zona leste da capital do Amazonas, diversos modelos de uniformes ficam expostos e são vendidos em uma banca de camelô. A comercialização é feita sem que os compradores tenham que apresentar sequer a Carteira Nacional de Habilitação, que comprove a habilidade para pilotar motocicletas.

O proprietário do comércio, Narciso Iquino, defendeu a venda sem controle e afirmou ser contra as associações dos mototaxistas que atuam na cidade. “Eu quero derrubar todas estas associações em que os mototaxistas trabalham a semana toda e pagam parte da renda para os dirigentes destas organizações. Isto é colaborar com a corrupção”, opinou.

Na loja “Quatro Irmãos Confecções”, na Rua Itaeté, bairro Amazonino Mendes, zona norte da cidade, um dos vendedores informou que por dia a loja chega a vender seis camisas de mototaxistas.

“Esta falta de controle faz com que bandidos se passem por mototaxistas e manchem toda a categoria”, afirmou o presidente da Central Única dos Mototaxistas do Estado do Amazonas. Paulo Vitorino Falcão.

Falcão recomendou que antes de aceitar o serviço de um mototaxista, os usuários devem se certificar de que o profissional pertence a alguma associação. “Todo associado possui um crachá de identificação e este documento deve ser apresentado sempre que o usuário do serviço solicitar”.

Segurança

No último dia 17, três pessoas foram assaltadas em menos de 12 horas por homens em motos, disfarçados com fardas de mototaxistas nos bairros Novo Aleixo e Cidade Nova, na zona norte de Manaus. As ocorrências foram atendidas por policiais da 6º Companhia Interativa Comunitária.

Para o titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Orlando Amaral, a moto é o meio de transporte preferido por quem pratica roubos. “Por ser um veículo que possibilita maior capacidade de fuga, as motocicletas são um meio preferencial para cometer roubos”, avaliou.

O delegado adjunto da Delegacia Especialiazada em Homicídios e Sequstros (DEHS), Jander Mafra, afirmou ser comum as investigações de casos de homicídios apontarem que os autores dos crimes estavam usando coletes de mototaxistas. “São pessoas que se passam por mototaxistas. Isto acontece porque há facilidade para adquirir o equipamento”.

Segundo o presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Amazonas (Simoteam), Miguel Silva, a categoria irá se reunir com representantes a Secretaria de Segurança Pública e com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para combater os criminosos que usam roupas de mototaxistas para praticar assaltos e homicídios.
Fonte:Diário 24Horas
---------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DE FÁTIMA CANEJO
INFELIZMENTE ESTA É UMA REALIDADE EM QUASE TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, INCLUSIVE NA MINHA CIDADE, CRATO NO ESTADO DO CEARÁ, ESTADO ESTE ONDE NASCEU O SERVIÇO DE MOTOTAXI, MAIS PRECISAMENTE NA CIDADE DE CRATEÚS. ESTAMOS COMPLETANDO MAIS DE 2 ANOS DA LEI 12009/2009 QUE RECONHECE ESTA CATEGORIA COMO PROFISSIONAIS E OS PREFEITOS NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A REGULAMENTAÇÃO NOS MUNICÍPIOS, PORTANTO, ESTA SITUAÇÃO AINDA VAI PERMANECER POR MUITO TEMPO....ONDE ESTÃO OS VEREADORES E PREFEITOS ? POLÍTICOS QUE NÃO TÊM COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO, QUEREM SOMENTE VOTOS... E OS MOTOTAXISTAS QUE NÃO LUTAM PELOS SEUS DIREITOS? PRIMEIRO A REGULAMENTAÇÃO E COM ELA A PADRONIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA CATEGORIA E PRINCIPALMENTE ASSEGURAR OS DIREITOS ADQUIRIDOS.
PREVIDÊNCIA SOCIAL, DIREITO A LINHA DE CRÉDITO, SAIR DA INFORMALIDADE COMO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL, ISENÇÃO DE IMPOSTOS, ETC. CABE A CATEGORIA LUTAR PELA REGULAMENTAÇÃO.
SOMENTE ASSIM, ESTA BAGUNÇA GENERALIZADA IRÁ ACABAR NO PAÍS.
A CULPA NÃO ESTÁ SOMENTE NOS PREFEITOS E VEREADORES, ELA É ATRIBUÍDA TAMBÉM A CATEGORIA. A UNIÃO E A LUTA DA CLASSE PODEM MUDAR ESTA REALIDADE CAÓTICA E DESRESPEITOSA PARA COM A SOCIEDADE QUE UTILIZA ESTE MEIO DE TRANSPORTE.
ACORDEM MOTOTAXISTAS!!! VOCÊS SÃO PROFISSIONAIS RECONHECIDOS PELO GOVERNO FEDERAL (LULA-2009), SAIAM DO COMODISMO E LUTEM PELA REGULAMENTAÇÃO... PELO RESPEITO E DIGNIDADE, NÃO DEIXEM QUE COMERCIANTES QUE ESTÃO PREOCUPADOS SOMENTE EM FATURAR E BANDIDOS QUE SE TRAVESTEM COM CAMISAS COM O NOME MOTOTAXI(FORA DOS PADRÕES DOS COLETES DE SEGURANÇA EXIGIDOS PELA RESOLUÇÃO 356 CONTRAN)DENIGRAM A IMAGEM DE VOCÊS. NÃO CONTRIBUAM PARA QUE ESTA SITUAÇÃO PERMANEÇA. SÓ DEPENDE DE VOCÊS....BASTA!MUDEM ESTA SITUAÇÃO! A LUTA CONTINUA!!!! BOA SORTE E UM ABRAÇO DA AMIGA E COMPANHEIRA DE LUTA LOIRA – FÁTIMA CANEJO.

Um comentário: