21/09/2011

MOTOROMARIA EM JUAZEIRO DO NORTE/CE.

Juazeiro do Norte Começam a se intensificar os festejos alusivos à "Mãe das Dores", neste Município. Em 15 dias de festa serão várias homenagens à santa, uma das maiores devoções do Nordeste. Os romeiros começam a chegar em maior número a partir deste sábado. A segunda maior romaria de Juazeiro poderá receber, até o final da festa, cerca de 400 mil pessoas, de acordo com a Igreja. Ontem pela manhã, foi realizada a procissão com participação de mais de 200 mototaxistas, que há 12 anos se repete com maior adesão dos participantes.

Este ano, os motoqueiros saíram do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em direção à Basílica de Nossa Senhora das Dores. Tradicionalmente, o cortejo começa da praça do Romeirão, mas se encontra em reforma. Após a carreata foi realizada uma missa. Para os motoqueiros, uma grande prova de fé à Nossa Senhora das Dores e uma homenagem dos mototaxistas da cidade à padroeira de Juazeiro do Norte, que trouxeram a imagem da santa durante o cortejo.

Na ocasião, o secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz, afirma que o trânsito, este ano, estará melhor organizado para atender os visitantes e melhorar as condições de tráfego, principalmente, em áreas de maior fluxo de veículos, como nas proximidades da Basílica e das ruas São Pedro e Pe. Cícero.

Serão mais de 200 homens compondo a segurança, a partir do dia 10. Além do efetivo disponível da Polícia Militar, virá um reforço de mais 50 policiais, e da Guarda Municipal, 80 agentes estarão se revezando. Os pontos estratégicos receberão reforço. No Bairro Socorro, um posto policial estará disponível 24 horas.

Mas, mesmo com o reforço da segurança, esse ainda é um dos pontos que tem preocupado a Igreja, principalmente no que diz respeito aos romeiros. Segundo o padre Joaquim Cláudio, pároco da Basílica, é importante um maior empenho do poder público, já que tem recebido reclamações nesse aspecto. Também ressalta a necessidade de maiores cuidados com a limpeza da cidade, principalmente nos pontos onde os romeiros mais visitam. A área da Basílica é um exemplo disso. Ele afirma que até o momento não houve capinação na área. A Praça do Romeiro estava com muito lixo.

O padre diz que a perspectiva este ano é que Juazeiro do Norte receba maior número de fiéis. Ele diz que normalmente o número previsto vai de 350 mil a 400 mil visitantes e romeiros nessa época do ano. Muitos aproveitam a proximidade da festa de São Francisco, em Canindé, para reverenciar os dois santos, como é caso da dona-de-casa, Maria da Conceição Dumonte, de Teresina, no Piauí. Há dois anos ela vem ao Juazeiro nessa época.

Fez promessa para a cura de um câncer na mama e vem se tratando com progressivas melhoras. "Eu vim ao Juazeiro, porque pedi ao meu Padre Cícero, Mãe das Dores e a São Francisco", diz. Ela estava acompanhada da família para seguir viagem para Canindé, onde conclui peregrinação.

Devoção

O presidente do Sindicatos dos Mototaxistas de Juazeiro, Clóvis Mendonça, destaca a devoção da categoria por muitas conquistas, inclusive com a padronização dos motoqueiros na cidade e por terem conquistado maior confiança da população. "Esse momento é de grande importância para nós que participamos, e estamos lutando para que todos os anos haja uma quantidade maior de pessoas nessa homenagem", diz.

Essa foi uma das demonstrações de fé do povo de Juazeiro, com reverência à Mãe das Dores, mas até o dia 15 acontecem mais procissões, como a dos Carroceiros, no dia 11, e dos Carros, no dia 14. Datas que antecedem a grande festa da padroeira, com a procissão saindo da Basílica em cortejo pelas principais ruas do Centro.

MAIS INFORMAÇÕES
Sindicato dos Mototaxistas de Juazeiro do Norte - Rua do Seminário, S/N -Bairro São Miguel
Telefone: (88) 9971.7292
Fonte:Diário do Nordeste
Repórter - Elizângela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário