13/09/2011

PROJETO SOBRE SEGURANÇA PARA TAXISTAS E MOTOTAXISTAS FOI APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE ATIBAIA/SP

VEREADOR FRANCISCO ALMENDRA/PMDB
A Câmara aprovou na sessão da última segunda-feira, dia 29 de agosto, o projeto de lei do vereador Francisco Almendra (Toninho da Coap) que irá proporcionar mais segurança aos condutores de táxi e mototáxi do município. De acordo com a redação, eles poderão exigir a identificação do passageiro, que será comprovada por meio de documento pessoal com foto.

Segundo o projeto, a identificação do passageiro será anotada para fins de cadastro e o condutor do táxi ou mototáxi também poderá repassar essas informações para a central, assim como o trajeto a ser percorrido. “Serão afixados em todos os veículos um esclarecimento de que a realização da viagem só se dará mediante o cumprimento dessa exigência. Se o usuário se negar a prestar as informações solicitadas, o motorista também poderá se recusar a fazer a corrida para o cliente”, explicou Toninho.

O autor esclarece que toda essa preocupação em proporcionar mais segurança para os taxistas e mototaxistas deve-se ao crescente número de assaltos e de atos de violência praticados contra os trabalhadores dessa categoria em Atibaia. “Eles estão sujeitos a perder o carro, o dinheiro e até a própria vida. E, em muitos casos, não há a identificação dos autores do crime, que acabam sem a devida punição”, afirmou.

Assim, o repasse das informações dos passageiros para a central ou para os pontos de táxi e mototáxi, bem como o trajeto a ser percorrido, tem a finalidade de esclarecer e facilitar o encontro do prestador de serviço, nos casos de ocorrências criminais.

De acordo com Toninho da Coap, taxistas e mototaxistas de Atibaia estão constantemente expostos ao perigo. “Eles enfrentam perigos muito piores que o trânsito caótico de todo dia. Pegar passageiros fora da praça, fazer corridas à noite ou levar clientes para bairros da periferia ou zona rural hoje trazem riscos para esses trabalhadores que, para sustentar suas famílias, não podem simplesmente recusar os clientes”, ressaltou o vereador.
Fonte:www.atibaia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário