29/09/2011

DETRAN-CE REALIZOU SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO QUE ALERTOU PARA SALVAR VIDAS


O DETRAN-CE ralizou a Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 deste mês, com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, em que remete à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe reflexão dos usuários para que Pare, pense e mude o seu comportamento na via pública, na sua condição de motorista, passageiro e pedestre.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, foram registradas, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países. No Brasil, a estimativa foi de 35 mil pessoas que morreram por acidentes no trânsito, das quais 2 mil crianças.

No Ceará a maioria dos acidentes de trânsito está relacionado com o consumo de álcool.
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Planejamento e Controle do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), em 2009 e 2010 revela um aumento de casos. Em 2009, foram 10.570, enquanto em 2010, 13.120, ou seja, incremento de 24,12%.

Houve também aumento no número total de acidentes com vítimas. Em 2009, o Detran registrou 497 mortes. Já no ano passado, 779 óbitos, registrando aumento de 56,74%. Com relação aos feridos, o aumento foi de 18,95%. Em 2009, foram 5.926, e em 2010, 7.049.

A campanha este ano foi realizada em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu e Aracati, em que equipes visitaram bares e restaurantes, em uma ação educativa, para sugerir aos integrantes da roda de amigos, em torno de uma mesa, que o motorista da vez não beba e leve todos de volta para casa com segurança.

Mesmo com a Lei Seca, em vigor desde junho de 2008, há ainda registro de casos de acidentes provocados por motoristas alcoolizados. As equipes utilizaram material de divulgação, como papel bandeja (tipo jogo americano), bolacha para copo e adesivo para carro. Faixas também foram afixadas nesses cinco municípios, alertando para a prudência no trânsito.

Em Fortaleza, as visitas das equipes aconteceram de 17 a 25 deste mês, iniciadas a partir das 17 horas, em bares e restaurantes da Aldeota, Maraponga, Conjunto Ceará, Parangaba, Parquelândia e Messejana. Ni sábado, a visitação começou às 18 horas. Domingo (18) foi nas Barracas da Praia do Futuro. E de segunda-feira a sexta-feira, o trabalho foi iniciado às 20 horas.

A van que conduziu as equipes estava envelopada com o símbolo da campanha (uma mão, como alerta para parar, pensar e mudar a atitude no trânsito. E em Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e Aracati havia uma equipe para cada município, nos dias 22, 23 e 24 (de quinta a sábado).

No domingo, a ação começou as 10 horas, na Avenida santos Dumont, próximo à Praça 31 de Março, com distribuição de panfletos e adesivos para carros. A unidade móvel de educação de trânsito atuou em vários bairros da cidade, em dias e horários diferentes: domingo (18): Parque do Cocó (manhã) e Beira-Mar (noite); segunda-feira (19): Lago Jacareí (noite); terça-feira: Conjunto Ceará (noite); quarta-feira: Praça Luiza Távora (noite) e de quinta-feira a domingo (25): Avenida Beira Mar (noite).

Fez parte ainda do calendário da Semana Nacional de Trânsito, elaborado pelo DETRAN-CE, a entrega de prêmios a 10 alunos do ensino fundamental, de escola pública e privada, da faixa etária de 6 a 10 anos, vencedores do concurso de desenhos na temática trânsito. Os desenhos foram realizados pelas crianças que participaram das atividades na Escola de Educação de Trânsito durante os últimos 12 meses, em visita guiada agendada previamente pelas escolas. O pedido de agendamento pode ser através do seguinte e-mail: escoladetransito@detran.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . ou pelo telefone 3101.5898.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa - 3101.5813 e 3101.5819
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário