30/09/2011

MOTOTAXISTAS DE PORTO VELHO/RO SÃO CAPACITADOS DURANTE SEMANA DO TRÂNSITO

A rotina de trabalho, postura junto à sociedade, o bem estar físico e mental, legislações, primeiros socorros e cuidados para evitar acidentes foram alguns dos temas abordados durante a capacitação dada aos mototaxistas, realizada na noite desta quinta feira, 22, no auditório da Fatec. Promovido pela prefeitura de Porto Velho através das secretarias municipais de Trânsito (Semtran), de Educação (Semed) e de Saúde (Semusa), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia e a Policia Rodoviária Federal, o evento é parte integrante da programação da Semana Nacional de trânsito, que teve atividades realizadas durante toda a semana em Porto Velho.

O objetivo é reduzir o índice de motos envolvidas em acidentes. “Esta é a primeira de muitas capacitações realizadas pela prefeitura no sentido de instruir o mototaxista a ter uma conduta defensiva. Além disso, é uma atualização com relação ao trânsito, ao final irão receber um certificado de participação que constará no currículo”, afirma João Marcos Mendes, secretário adjunto da Semtran. Para João Marcos essas capacitações devem ser periódicas. “Convidamos a todos os condutores, no entanto, para que possamos atender um número maior, uma vez que muitos não vieram devido ao horário de trabalho. Mas, realizaremos outra palestra com espaço de tempo mais curto para que todos sejam favorecidos”, disse João.

Segundo João Henrique Miranda, presidente do Sindmoto, o trabalho dos mototaxistas é maior ao meio dia, final da tarde e começo da noite, hora em que o trânsito requer muita atenção. “Como profissionais, nós nos acomodamos e não percebemos cuidados mínimos que poderíamos adotar no dia-a-dia. Queremos continuar a parceria com a prefeitura para que possamos ter capacitações, reciclagens tudo para que nossa categoria cresça e melhore”, comenta João Henrique.

Hassan Mohamad Hijazi do Detran, afirma o trabalho em parceria com a prefeitura e PRF possibilita uma oportunidade de instruir os condutores. “Queremos alcançar todos os mototaxistas para eles entenderem a responsabilidade com o trânsito, que se preocupem com a própria vida e com as que estão carregando, e ainda, trabalhar a educação, pois o número de mortes com moto é muito grande”, afirma Hassan Mohamad.

A palestrante da PRF inspetora Neuza Maria Mathiazzo, explicou sobre a importância de estar com a saúde em dia e ter uma boa relação familiar, sobre o acidente de transito ser um crime que pode ser evitado se houver prudência e não houver perda de atenção. “Aqueles que respeitam as leis de transito sofrem também acidente, devido à falta de constante previsibilidade, observando locais considerados de risco como uma faixa de pedestre um cruzamento ou ultrapassagens arriscadas, o número de acidentes com motos diminuirá”, explica Neuza.

Os mototaxistas comentaram suas impressões sobre a iniciativa. “Ajuda a desenvolver o nosso conhecimento do trânsito, com o passar do tempo a gente se esquece da legislação, dos primeiros socorros, e esta palestra esta me fazendo relembrar dos pontos esquecidos, temos te ter atenção no trânsito”, afirma Claudeones Souza. “Foi feito um treinamento e cursos de direção, acredito que com essas atitudes iremos diminuir e ter consciência do trânsito não trazer o problema de casa para o trânsito, evitar misturar a velocidade com a raiva ocasionada por problemas familiares”, comenta Fábio Marcelo da Silva. Ao final houve uma confraternização e sorteios de camisas, quatro capacetes, bonés e garrafas de água personalizadas.

Fonte:www.rondoniadinamica.com

COMENTÁRIO DE FÁTIMA CANEJO

Parabéns João Henrique, companheiro de luta pelo belo trabalho do SINDMOTO. A LUTA CONTINUA SEMPRE....Abraço da amiga Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário