30/10/2011

AUMENTO DE FROTA DE MOTOS EM BELO HORIZONTE VEM CAUSANDO TRANSTORNOS PARA ESTACIONAR


O site Mundo Moto esteve esta semana na capital mineira e acompanhou um dos principais dramas dos motociclistas. O aumento da frota de motocicletas em Belo Horizonte fez surgir no centro da capital mineira o "ajeitador de motos", função semelhante ao do tradicional flanelinha (guardador de carros), mas cuja incumbência é conseguir encaixar o maior número possível de motos nas vagas de rua da cidade. A frota de motocicletas na cidade cresceu, em média, 16,05% nos últimos quatro anos, enquanto os carros tiveram crescimento de 7,42%, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

De acordo com a BHTrans (empresa que gerencia e fiscaliza o trânsito na cidade), existem 876 vagas disponíveis para motocicletas no centro da cidade, sendo que, em toda a capital, elas somam 4.504. Conforme dados do Denatran, contabilizados até o mês de maio de 2011, são cerca de 150 mil motos no município. Apesar do pequeno número de vagas no centro, alguns motoprofissionais ouvidos revelaram que grande parte da clientela está justamente instalada nessa área.

Apesar de gratuitos, quem utiliza os espaços não escapa de ser abordado por pessoas que dizem "zelar" pelas motocicletas. No entanto, para acomodar o maior número possível delas, as motos são encaixadas bem próximas umas das outras, o que é feito manualmente, com o motor desligado.

Para o professor Ronaldo Gouvêa, coordenador do Nucletrans (Núcleo de Transporte da Escola de Engenharia da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais), o crescimento da frota sobre duas rodas se deve à fuga do usuário do transporte coletivo.

"Essa não é uma prerrogativa de Belo Horizonte. O crescimento da frota de motos está espraiado pelo Brasil. No caso específico de BH, o transporte coletivo é caro, não é confiável e confortável. Assim, por a moto ser um veículo mais barato, muitos afluem a ele", disse.

Um dos maiores pontos de parada de motocicletas no centro fica no quarteirão da Rua São Paulo, entre as ruas Tamoios e Amazonas. Nesse trecho, atuam três homens. Um deles, que não quis ser identificado, contou à reportagem ganhar ao final do mês aproximadamente R$ 700 com o trabalho. Ele é casado e tem uma filha de 4 anos."Trabalho há um ano e meio nesse local. Pode perguntar a quem você quiser se alguma moto já foi arranhada aqui ou teve alguma peça roubada", afirmou.

O moto boy Walison de Menezes, 23, entretanto, afirmou ter sido prejudicado com a técnica - além de ter que pagar pelo serviço. "Como todo motoqueiro tem de vir ao centro, porque é aqui que nós trabalhamos mais”, eles quase que empilham as motos. Elas ficam muito próximas umas das outras e, na hora de manobrar para sair ou estacionar, é fatal acertar o tanque da outra do lado", contou, "e não adianta reclamar, temos de pagar e ir embora". Além disso, Menezes diz ter sido vítima de uma prática comum na rua: o roubo de retrovisores. "Já perdi a conta de quantos retrovisores tive de comprar para repor", lamentou.

Por outro lado, o garçom Carlos Augusto, 26, revelou que nunca teve problemas no local, apesar de reclamar do desembolso, em média, de R$ 20 por mês com o estacionamento, que é público.

Segundo o responsável pela segurança da área, o major Alfredo Veloso, comandante da 6ª Companhia da Polícia Militar, ao cobrar pelo estacionamento, a pessoa comete o crime de extorsão. "Não é permitido cobrar nesses locais. Se alguém o faz, pode ser preso por extorsão. O problema é que, na maioria das vezes, há conivência entre o usuário e o infrator e não há a denúncia", disse.

Ainda segundo Veloso, no mês passado houve apenas uma ocorrência por furto de retrovisor. "Eu acredito que o número [de furtos] é bem maior porque na quase totalidade dos casos a vítima não presta queixa", revelou.

Fonte:Revista Mundo Moto

Um comentário:

  1. OBS: ESTA FOTO QUE ESTA COLOCADA AI E DO MOTOBOY CRISTIANO E NÃO MOTOBOY WALISON DE MENESES EU NÃO DEI ENTREVISTA NENHUMA USAR IMAGEM DE UMA PESSOA COM NOME DE OUTRA E CRIME. QUANDO FOR POSTAR ALGUMA COISA PRIMEIRO VOCÊ TEM QUE TER A AUTORIZAÇÃO DA PESSOA PARA POSTAR A IMAGEM. ENTREVISTA MINTIROSA.....

    ResponderExcluir