06/10/2011

CURITIBA TEM MAIS DE 140 MIL MOTOCICLETAS NAS RUAS

ATENÇÃO! até agosto de 2011 foram produzidas 1.456.545 motos no Brasil.
Seja para diversão, locomoção ou trabalho, é inegável que um dos meios de transportes que mais cresceram nos últimos anos no Brasil é a motocicleta.

De acordo com o Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), o número de motos e motonetas chegou a mais de 17 milhões em agosto. Para se ter ideia do "boom", em 2001 a frota brasileira era de apenas 4,5 milhões - um crescimento de 377% em 10 anos. No Paraná a história não é diferente. Atualmente, cerca de 1,1 milhão de motocicletas circulam em todo o Estado. Só em Curitiba, a frota de motos e motonetas é superior a 140 mil veículos.

Entre os fatores que ajudaram esse crescimento no País estão a estabilidade da economia, a facilidade de financiamento e o baixo custo da manutenção das motocicletas. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, até agosto de 2011 foram produzidas 1.456.545 motos no Brasil.

Acidentes

Diante deste cenário, o número de acidentes acompanhou o crescimento da frota. Na capital paranaense, de janeiro a maio deste ano, ocorreram 1.135 acidentes com motos. No mesmo período do ano passado, o número foi de 1.025.

Para o tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran), a principal causa dos acidentes envolvendo motocicletas é a imprudência por parte dos condutores. "Na maioria dos casos o excesso de velocidade, somado à falta de atenção do condutor, resulta em acidentes. Além disso, podemos incluir o fato de a motocicleta ser um veículo pequeno. A visibilidade de uma moto é menor e ainda com a velocidade, as motos muitas vezes não são vistas pelos outros motoristas".

Equipamentos

Ainda de acordo com o coronel, a falta de equipamentos de segurança também é um fator preponderante no aumento de vítimas em acidentes de motos. "A lei exige que o motociclista utilize somente o capacete, mas sabemos que para evitar lesões mais graves e até mesmo os óbitos, a utilização de joelheiras, cotoveleiras e luvas, além de roupas mais resistentes ajudam e muito o motociclista", afirma.

Fonte:Paraná Online/Perkons

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