22/09/2010

AULAS TEÓRICAS DE DIREÇÃO NAS ESCOLAS DE ARACAJÚ/SE

DEPUTADO AUGUSTO BEZERRA/DEM-ARACAJÚ/SE
O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) em seu pronunciamento nesta segunda-feira, disse que deu entrada na Casa um projeto de Lei que propõe que as escolas públicas do Estado ministrem o curso teórico para pessoas que pretendem tirar carteira de motorista. O objetivo é reduzir o preço da taxa paga ao Detran para obter habilitação.

O parlamentar também assinou uma indicação para que proprietários de motos de até 150 cilindradas, e que utilizam o veículo como meio de transporte para trabalho, não paguem licenciamento. De acordo com o deputado, as duas ações, que podem ser adotadas pelo governo do Estado, ajudariamm a melhorar a qualidade dos motoristas e também a economia para quem precisa pagar as taxas ao Detran.

“Eu copiei o projeto do ensino teórico para a habilitação do Rio Grande do Sul, e que se o governo tiver algum movimento social, vai adotar, que é para a educação no transito, aula dada nas escolas públicas aos sábados para quem quer tirar a carteira de motorista. Na hora de fazer o exame para habilitação, o aluno vai fazer só o teste prático, reduzindo o valor da taxa cobrada pelo Detran”, explicou Bezerra, que ressaltou que o projeto está dentro da regulamentação.

Augusto Bezerra acredita que os jovens vão se preparar mais adequadamente para tirar a habilitação e que vai regularizar a situação de motoristas que, por falta de dinheiro, circulam pelas vias públicas o documento, porque precisam trabalhar como motoboy ou mototaxistas e sem conhecer as leis de trânsito e colocando em risco a vida de muitas pessoas. “Este é um Estado que não se preocupa em educar as pessoas para o trânsito, mas apenas em arrecadar dinheiro. A polícia militar, por exemplo, atualmente está prendendo os donos de moto que estão com licenciamento atrasado, mas não delinquente ou quem está com moto roubada. Em 2006, para emplacar uma moto tinha que pagar R$ 120, mas hoje estão cobrando R$ 400. Hoje o homem do campo substituiu o cavalo pela moto. A moto não é para passeio, mas sim um meio de transporte para muitas famílias. Esta indicação coloquei para que os donos de motos de até 150 cilindradas, que serão isentados do débito”, explicou Augusto Bezerra.

O deputado estadual também criticou as condições das estradas estaduais. Para ele, o governo recupera a estrada para vender para a população uma rodovia como se fosse nova. Ele citou como exemplo a Rota do Sertão e criticou as vias paralelas que, segundo ele, estão esburacadas. “O governo deixou a estrada de Itabi pronta para a festa do jegue, porque está em condição péssima e é ideal para as pessoas irem de jegue porque não dá para ir de carro”, criticou Bezerra.
Fonte:FAXAJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário