15/09/2010

SEM PRESSA PARA SEGUIR REGRAS

Pouco mais de cem motociclistas se adaptaram à nova lei para a categoria

Já faz mais de quatro meses que a Seinfra definiu critérios de regularização para o serviço de mototáxi em Joinville, mas a maioria dos mototaxistas da cidade ainda não se adaptou à lei. A Prefeitura calcula que cerca de 500 motociclistas façam corridas com passageiros na região.

Somente metade procurou a Seinfra desde que o decreto foi assinado, em novembro do ano passado, quando havia seis meses para a categoria se ajustar às exigências. E nem todos aqueles que entraram com a documentação para se regularizar terminaram o processo. “Isso vem acontecendo em ritmo lento. Menos da metade desses que procuraram a Seinfra já está tecnicamente regularizada”, diz o gerente de transportes e vias públicas, Luiz Keufner.

O gerente diz que ainda não há registro de denúncias ou autuações contra os considerados “clandestinos”.

Na opinião do gerente, parte dos mototaxistas não quer bancar os custos com uniforme e pintura do veículo. A adequação, incluindo despesas com a documentação, pode chegar a R$ 1 mil.

Conforme Keufner, há ainda motociclistas com menos de 21 anos que preferem não se regularizar em razão de uma lei federal que entrará em vigor em dezembro. Segundo a medida, somente quem tiver 21 anos ou mais poderá ser cadastrado.

Quem já se adaptou às exigências percebe as vantagens de estar dentro da lei. “Quando estou na rua, as pessoas sabem que sou mototaxista e me chamam para fazer corridas. Porque todo mundo prefere um serviço mais sério. Como o colete me identifica, posso entrar em qualquer lugar sem levantar suspeitas”, conta Manoel Gonzaga Filho, 52 anos.

Se dependesse de Manoel, a lei municipal ainda poderia incluir outras medidas. “Acho que a moto também deveria ter taxímetro, por exemplo. Evitaria muitas irregularidades”, sugere.
Fonte:A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário