07/09/2010

MOTOTAXISTA LUTA PELA REGULARIZAÇÃO EM FRANCA/SP


Ser mototaxista requer capacidade e atenção redobrada em Franca. Hoje, no município deverão trabalhar mais de 600 pessoas. Porém, 20% estão com a situação regularizada junto à prefeitura. No entanto, a fiscalização começou a agir contra os trabalhadores. Eles possuem uma ficha de espera, mas não sabem quando vão participar do curso, que abrirá vagas para mais 500 profissionais. - hoje são 230 credenciados. O que piorou ainda mais foi a legislação aprovada na Câmara, que prevê multa que pode chegar a R$ 800 mil, caso não tenha o seguro ou seja clandestino.
Ao ter a lei aprovada, os mototaxistas se articularam e estiveram na Câmara Municipal para protestar. "Sabemos que estamos trabalhando na clandestinidade, mas lutamos pela regularização. O que nos impede é a Prefeitura que colocou o curso para ocorrer no final do ano. Precisamos fazê-lo agora", observou Dermival Carrijo.
Segundo ele, a regularização está sendo pleiteada pelos clandestinos, já que a legislação contra os mesmos tem feito com que os fiscais da prefeitura e Guarda Municipal emitissem multas altíssimas.
Inclusive, Marcelo Valim foi autor da lei que ampliou maior rigor aos clandestinos, priorizando aqueles que lutaram pela regularização.
Ao receber mais de 70 clandestinos, o vereador afirmou que irá buscar junto ao departamento jurídico da Câmara uma alternativa que possa dar respaldo à Prefeitura e também aos mototaxistas. Foi agendado para a próxima semana um encontro com o grupo na tentativa de uma conciliação.
Após conversar e receber as posições dos mototaxistas clandestinos, Marcelo Valim se reuniu com o secretário Sérgio Buranelli (Cidadania e Segurança). "É bom a gente conversar e encontrar um denominador comum para que essas pessoas, que perderam empregos e lutam como mototaxistas para encontrar uma saída para esta situação. O importante é que eles são trabalhadores e não bandidos, que querem levar o sustento para sua família", explicou Valim.
Caso não seja resolvida a questão do curso e credenciamento (Franca pode credenciar mais 500 mototaxistas conforme a lei), os profissionais deverão realizar uma manifestação na Câmara Municipal.
Fonte:Diário da Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário