02/05/2009

FIM DO CORREDOR DAS MOTOS?


Projeto quer motocicletas atrás dos veículos, enterrando os corredores laterais que dão mais agilidade, mas podem causar acidentes


Projeto que quer proibir motocicletas nos corredores das ruas e avenidas tem repulsa unânime dos motociclistas

Por enquanto, é só Projeto e ainda não saiu do papel. Porém, o tema tem se espalhado como rastilho de pólvora entre os motociclistas e gerado muita discussão no meio.

Se o Projeto n° 2650/2003, de autoria do deputado federal Marcelo Filho, da Bahia, for aprovado e virar Lei, ela proibirá os motociclistas de trafegarem fora dos corredores, isto é, entre os automóveis nas avenidas e ruas.

No trânsito, na prática, a proposta do Projeto obriga as motos, quando estiverem se locomovendo ou paradas no semáforo, a se comportarem como os automóveis, um atrás do outro, respeitando a distância de segurança que existe entre os veículos.

Sem sentido

No entanto, para ela ser executada, a Lei terá que ser aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente da República.

Valterclar Vieira, presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Fortaleza, afirma que a principal característica de veículos de duas rodas é a agilidade e a eficiência. Para ele, o projeto é sem sentido e deverá aumentar ainda mais o engarrafamento que existe em nossa capital.

“Para a categoria que depende (de agilidade) para trabalhar, como fazer pronta-entrega nas motos, por exemplo, o corredor é o único meio viável para escapar do trânsito de Fortaleza”, acrescenta.

Segundo o presidente, os maiores índices de acidentes estão nos cruzamentos e por motoristas alcoolizados. Ele explica que neste espaço não há colisões, já que pilotos estão acostumados a reduzirem a velocidade, principalmente, em sinais fechados.

Valterclar , no entanto, se diz tranqüilo. Ele acredita que esse projeto não “vingará”, ou seja, não passará pelos trâmites legais. “Mesmo porque , se respeitassem essa proibição nos corredores, o tráfego se tornaria ainda pior. Os centros urbanos seriam um caos, pois num trajeto que levaria 20 minutos, com a medida, poderia levar mais de uma hora”, calcula.

Carlos Alberto, que trabalha no dia-a-dia em cima de uma moto fazendo entrega de medicamentos para uma farmácia pelos bairros de Fortaleza, acredita que esse tipo de projeto, ao invés de ajudar, limita o trabalho do profissional sobre as duas rodas.

“No meu caso, o meu trabalho requer pressa e ela é fundamental, pois se relaciona com pessoas enfermas. Numa pronta-entrega, em que o cliente precise de remédios urgentemente, o corredor é que faz a diferença em nossas manobras”, salienta.

Carlos explica que já morou em São Paulo uns oito anos e lá a história é outra. “Os motociclistas ou motoboys como nos chamam são mais respeitados que em qualquer lugar do País. Lá, os carros respeitam os corredores pois eles têm consciência que são vitais para fluir o trânsito”, diz.

O profissional enfatiza que se isso acontecer seu emprego estará em jogo. “Pensando bem, milhares de pessoas ficariam sem atividade. Uma enormidade de serviços que a população necessita com agilidade, como pagamentos de faturas em bancos, entregas de marmitas, entre outros, não seria mais possível de ser realizadas”, prevê. Para ele, a solução do trânsito está em campanhas educativas - tanto para motoristas e pilotos - “e um melhor investimento em sinalização e fiscalização”, finaliza
Fonte: Diário do Nordeste, Fortaleza,29/04/2009

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