20/05/2009

O PODER LEGISLATIVO DE RONDÔNIA APROVOU MANIFESTO PÚLICO EM BENEFÍCIO DA CATEGORIA DOS MOTOTAXISTAS


SENADOR EXPEDITO JUNIOR/PR,DEP.ESTADUAL TIZIU JIDALIS/PMDB,VALTER ARAÚJO,JUAREZ JARDIM/DIRETOR DETRAN

Os mototaxistas receberam nesta segunda-feira (18) um importante apoio na luta pela regularização do serviço em Porto Velho. O Poder Legislativo aprovou manifesto público em benefício da categoria e requereu apoio dos poderes Judiciário, Executivo Estadual e Municipal e da bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional.

De acordo com o manifesto, a frota de motos em todo o Estado é de aproximadamente 5 mil, o que representa aproximadamente 10 mil trabalhadores prestando um serviço essencial ás populações de todos os nossos municípios, principalmente os que não possuem transportes coletivos. Na audiência pública requerida hoje pelo deputado Tiziu Jidalias (PMDB), os deputados saíram em defesa da categoria. O prefeito Roberto Sobrinho apesar de convidado oficialmente, não compareceu a audiência pública.

Na abertura dos trabalhos, o deputado Tiziu Jidalias (PMDB) disse que o prefeito perdeu uma grande oportunidade de ter um contato direto com a comunidade que representa, mas ao contrário, fugiu. Ao final da audiência foi aprovado um manifesto de repúdio ao prefeito da capital.

A mesa diretora da audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa de Rondônia esteve assim constituída: deputados estaduais Valter Araújo e Tiziu Jidalias; senador Expedito Junior; representante do Governo, Juarez Jardim – diretor geral do Detran; representante da Câmara Municipal de Vereadores, Jean Oliveira; João Henrique Miranda, presidente da Cooperloc de Porto Velho; Antônio Teixeira, presidente da Coopmototaxi; e o representante da Polícia Militar, major Gonzaga, comandante da Companhia de Trânsito. Prestigiaram também o evento, os deputados estaduais Professor Dantas, José Lebrão, Ribarmar Araújo e Euclides Maciel.

O deputado Tiziu Jidalias iniciou seu pronunciamento tecendo uma série de elogios a atuação do senador Expedito Junior no Congresso Nacional , citando como exemplos a sua atuação na defesa dos servidores públicos, a PEC da Transposição, a rediscussão da dívida do Beron, e mais recente, o projeto de lei de sua autoria, regulamentando a atividade de mototaxista no país.

De acordo com Tiziu Jidalias a Assembléia Legislativa como o poder que mais se aproxima do povo, não poderia ficar indiferente e omissa diante das perseguições que vinham sendo colocadas em prática contra humildes trabalhadores em Porto Velho, através da administração da Prefeitura de Porto Velho. Na audiência, ele criticou o descaso de Roberto Sobrinho que apesar de convidado, mais uma vez fugiu do seu dever de prestar contas de suas ações perante os seus munícipes. “Ele poderia estar aqui, prestar seus esclarecimentos, encarar de frente a questão, e não fugir. A posição de Roberto Sobrinho envergonha, me assusta e deixa perplexo a todos”, observou.

Segundo o deputado, todas as alegações até então sustentadas por Roberto Sobrinho, são vergonhosas, diante da forte suspeição de acordos com grupo empresarial ligado ao transporte coletivo. Continuando afirmou que os mototaxistas têm grande compromisso social, inclusive de colaborador com os organismos de segurança pública, auxiliando na informação de acidentes e outras ocorrências policiais.

O deputado salientou ainda em seu pronunciamento a posição do governador Ivo Cassol que foi o primeiro prefeito a regulamentar a atividade de mototaxista em Rondônia. Declarou em seguida que esta atividade é a que mais emprega pessoas, salientando o caso de Ariquemes, onde mais de 200 trabalhadores desenvolvem esta atividade e garantem dignidade a suas famílias. Concluiu seu pronunciamento afirmou que o prefeito vai passar vergonha se não mandar com urgência projeto de lei à Câmara Municipal regulamentando a atividade de mototaxista, pois caso contrário em breve, por força de legislação federal terá que fazer, sob pena de entrar definitivamente para a história como boicotador e perseguidor de trabalhadores.
Autor: ALE/RO – DECOM
Fonte: O NORTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário