02/05/2009

PROIBIÇÃO DE CIRCULAÇÃO DE MOTOS ENTRE VEÍCULOS É CRITICADA


O projeto de lei que quer proibir os motociclistas de trafegar no corredor formado entre carros, ônibus e caminhões não tem agradado a categoria. Entidades representantes dos profissionais que trabalham com motos afirmam que a regra não teria o efeito desejado.

O Projeto de Lei 2650/03, que tramita na Câmara dos Deputados, determina que o motociclista deverá observar a distância lateral de 1,5 metro dos carros em circulação.

Mas a Abram (Associação Brasileira de Motociclistas) aponta que o Pram (Programa de Prevenção de Acidentes com Motocicletas) fez um estudo que contatou que 90% dos acidentes ocorrem por imprudência dos motoristas dos automóveis e não dos motociclistas.

Para o Sindimoto-SP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo), se a lei passar, cerca de 1,5 milhão de motociclistas serão prejudicados. O presidente da entidade, Gilberto Almeida dos Santos, afirma que é a favor de leis que visam reduzir acidentes. "Não somos contra as leis ou qualquer outro assunto ligado a redução de acidentes envolvendo motociclistas, porém, é preciso que nós sejamos ouvidos para juntos acharmos soluções."

De autoria do deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA), o projeto de lei foi aprovado no dia 7 pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados. A proposta segue para análise do Senado. Se for aprovada, precisará ainda do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para virar lei.

Vivian Costa
Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário