26/05/2009

SITUAÇÃO DO TRANSPORTE COLITIVO DE ARACAJÚ É EXPOSTA NA CÂMAR

Na sessão realizada pela Câmara Municipal de Aracaju, na manha desta segunda-feira (25), os vereadores receberam o presidente da Associação dos Motoristas Auxiliares dos Táxis de Aracaju (AMATA), Adriano Oliveira Pereira.

Ao ocupar a tribuna, ele apresentou um vídeo mostrando flagrantes das irregularidades praticadas por taxistas de diversos municípios sergipanos, fazendo o trabalho de transporte clandestino em Aracaju de forma aberta e sem fiscalização por parte da SMTT.
O vídeo também mostrou a precária situação em que se encontra parte da frota de ônibus que faz o sistema de transporte coletivo da capital, com veículos com o tempo de uso ultrapassado, agredindo a lei que disciplina que o tempo de uso de cada ônibus seja de apenas sete anos. Mas o que realmente se vê, segundo o palestrante, são ônibus, na sua maioria, com mais de 16 anos de fabricação e uso, oferecendo um péssimo serviço aos usuários.
Sobre o serviço de MOTO-TAXI, Adriano Pereira denunciou que mais de 800 estão fazendo este serviço de forma clandestina em Aracaju, prejudicando os táxis bandeirinhas. Na conclusão da sua explanação, o presidente da AMATA pediu o apoio dos vereadores para que encontrem juntos à SMTT, uma solução para este problema.

Após as explanações do sindicalistas, alguns vereadores fizeram comentário sobre o que viram e ouviram sobre o transporte coletivo.
O vereador ELBER BATALHA FILHO(PSB), líder do prefeito na Câmara, parabenizou o palestrante pela exposição dos problemas no setor do transporte coletivo de Aracaju e disse dar total apoio à luta dos taxistas e ter restrições ao serviço de lotação, porém entende que este serviço é importante para a população. Batalha cobrou da SMTT a devida fiscalização. Em relação aos moto-taxista, Elber alertou o presidente da AMATA para que a categoria se mobilize, pois no Congresso Nacional existe uma forte tendência para a legalização deste serviço e que, no mínimo o Congresso deixará a responsabilidade para os municípios e, neste caso, vai ser de difícil discussão e de resultado imprevisível. Na avaliação de Batalha Filho, a única solução é a Prefeitura de Aracaju promover a licitação do transporte coletivo em Aracaju.
Já o vereador EMERSON FERREIRA(PT), disse ser preocupante o que foi visto e que o caos que gera o cáos, mostrando que o desemprego termina levando o cidadão para a ilegalidade e realmente só a licitação do sistema pode sanar este grave problema. Ferreira alertou para a responsabilidade que a Câmara terá para debater e votar a licitação e que, será dada a oportunidade de se ver como se comportarão os vereadores: votando com o povo ou com os empresários.
O vereador JAILTON SANTANA(PSC), afirmou que já denunciou em algumas oportunidades a precariedade do transporte coletivo de Aracaju, porém o que foi mostrado nesta manhã é muito grave e merece um amplo debate na busca por uma solução. Santana citou o fato das cooperativas terem se organizado e hoje estarem prestando um serviço de qualidade ao povo sergipano, ao contrário do que oferece o sistema integrando da grande Aracaju, com ônibus obsoletos e sem a menor condição num total desserviço à população.
A vereadora ROSANGELA SANTANA (PT), disse conhecer de perto esta realidade e que, de forma inacreditável o clandestino virou realidade em Aracaju. A parlamentar entende que o sistema de transporte coletivo da nossa cidade está falido e carente de uma providência urgente para oferecer um serviço digno a população.
JONY MARCOS(PRB), parabenizou o palestrante pela exposição deste grave problema e também defende que a licitação será a única solução, além de uma rígida fiscalização por parte da SMTT enquanto o processo de licitação é elaborado, votado , aprovado e colocado em prática. Segundo marcos, o que não pode é os taxistas continuarem sofrendo, com a invasão dos clandestinos e ainda por cima, com as baixas tarifas que são cobradas aqui em Aracaju, aonde não se tem corridas longas.
MORITO MATOS(PDT), reconhece que 90% dos clandestinos são oriundos de outros municípios e que, a SMTT com a estrutura que possui não pode fazer a devida fiscalização, pois dispõe apenas de doze agentes. Matos sugeriu que a CPTRAN que possui mais de duzentos agentes, poderia em conjunto com a SMTT, assumir a fiscalização. Outra sugestão do parlamentar foi a convocação do titular da SMTT para que do plenário da Câmara dê as devidas explicações e informação se o órgão tem ou não condições de fiscalizar e coibir todas as irregularidades mostradas pelo sindicalista.
JUVÊNCIO OLIVEIRA(DEM), disse que ficou preocupado com o que assistiu, porém mais preocupado esta com o fato de se colocar na mídia, que Aracaju é a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil e não tenham se preocupado em dotar a população e os que nos visitam de um sistema de transporte de qualidade e que não ofereça tantos riscos aos seus usuários.
NITINHO(DEM), sugeriu que os taxistas se mobilizem na defesa dos seus ideais e que os empresários do sistema de transporte coletivo de Aracaju, fiquem atentos, pois os alternativos estão se movimentando no sentido de assumir o sistema na nossa cidade, e, se isto acontecer, esta Câmara é que vai ter que decidir e neste caso vai ficar muito difícil não atender aos anseios da população que clama por um transporte de melhor qualidade.
CHICO BUCHINHO(PT) , elogiou o trabalho feito pelo presidente da AMATA, quando no seu entendimento de forma séria mostrou os graves problemas que giram em torno do sistema de transporte coletivo de Aracaju e a forma como os clandestinos desrespeitam as leis, prejudicando os taxistas que pagam seus impostos. Buchinho também sugere que a SMTT fiscalize e aplique a devida punição aos infratores, pois o que não pode é a situação continuar como está
Fonte:CMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário